SisFIES: conheça o sistema informatizado do FIES


SisFIES: conheça o sistema informatizado do FIES

Você já ouviu falar do SisFIES? Ele nada mais é do que um sistema eletrônico criado para gerenciar inscrições, processos, além de disponibilizar diversas funcionalidades tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino que participam do FIES. Continue lendo e confira agora mesmo como ele funciona!

 

Imagem ilustrativa do SisFies - Sistema Informatizado do Fies - PRAVALER

Para que serve o sistema informatizado do FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil de abrangência nacional e que já conta com mais de 2 milhões de beneficiários. Para dar conta de tudo isso, o governo precisou criar também um sistema voltado ao gerenciamento de todos os processos do programa.

Por isso, o SisFIES foi criado, visando sistematizar esses processos ligados à operacionalização do financiamento estudantil. Além de um portal que reúne todas as informações do FIES, há também um dedicado aos alunos e outro às instituições de ensino superior participantes do programa. Entenda mais sobre cada um deles a seguir.

SisFIES Portal

O SisFIES Portal é o site desenvolvido pelo governo federal onde constam todas as informações mais importantes sobre o funcionamento do programa de concessão de financiamento estudantil. O estudante interessado em se inscrever no FIES pode tirar todas as suas dúvidas sobre como se inscrever, número de vagas oferecidas, instituições participantes e condições de financiamento.

Além disso, o SisFIES Portal também disponibiliza tudo o que os estudantes precisam saber em relação à aditamento, abatimento, renegociação, absorção por morte ou invalidez, entre outros. Para quem ainda não sabe se o FIES vale a pena, é possível fazer uma simulação do financiamento no próprio site de um jeito bastante rápido e prático.

SisFIES Aluno

O SisFIES Aluno é o site voltado para os alunos que já foram selecionados no processo seletivo para fazer a sua inscrição ou que já contam com o financiamento estudantil do governo. É preciso fazer um cadastro prévio no portal e para acessá-lo o aluno precisa informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), senha e código de verificação.

Os estudantes conseguem ter acesso não só às suas informações por meio do SisFIES Aluno, mas também a outras funcionalidades do site, como o aditamento de contrato, renegociação da dívida, abatimentos, transferência de instituição de ensino ou de curso, suspensão, dilatação do prazo de utilização do financiamento, entre outras.

SisFIES Mantenedor

Além de contar com um site especialmente dedicado aos estudantes, o sistema informatizado do FIES também possui um portal apenas para as instituições de ensino superior: o SisFIES Mantenedor. É por meio dele que as faculdades, universidades e centros universitários podem ofertar vagas para beneficiários do programa de financiamento estudantil.

O SisFIES Mantenedor, portanto, é usado para atualização de dados cadastrais e financeiros, consulta de saldos e repasse, pagamento de tributos, emissão de comprovantes de pagamento e acompanhamento das operações afetas às instituições de ensino superior. Elas também podem consultar e autenticar a inscrição de alunos, solicitar e validar aditamentos, acompanhar a legislação do FIES, entre outras funcionalidades.

Compartilhar
Categoria: Fies
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.