Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça a diferença entre Sisu e Prouni Conheça a diferença entre Sisu e Prouni

Conheça a diferença entre Sisu e Prouni

Na hora de tomar a decisão de qual programa do governo escolher para entrar na faculdade, surge aquela dúvida: Sisu é a mesma coisa que Prouni? E a resposta é… não!

O Sisu e Prouni não são a mesma coisa. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) são projetos criados pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil, mas que possuem critérios e finalidades diferentes.

Vamos te ajudar a tirar suas dúvidas! Continue a leitura e conheça as diferenças entre Sisu e Prouni.

O que significa Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

Trata-se de um sistema totalmente informatizado, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública. Lançado em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC), o objetivo do programa é selecionar candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular.

Quem pode participar do Sisu?

Pode participar do Sisu quem fez a última edição do Enem e obteve nota maior do que zero na redação. Cada curso exige uma nota mínima, que pode ser consultada no momento da inscrição. Não há limite de renda para participar.

Com o número de inscrição e senha do Enem do ano anterior, os interessados podem acessar as vagas disponíveis, as instituições e os cursos que participam do Sistema pelo site do Sisu. Conforme as regras do programa, cada candidato pode fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.

As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano. Para isso, o candidato se inscreve, escolhe duas opções de curso entre as vagas disponíveis e o sistema preenche automaticamente as vagas, em ordem decrescente de nota do Enem (primeiro entram os que têm a nota mais alta). Depois, os selecionados precisam levar os documentos e fazer a matrícula presencialmente na faculdade para não perder a vaga.

Data de inscrição no Sisu

Se você deseja fazer um curso em uma universidade pública, fique atento ao cronograma do Sisu. As datas para 2022 já foram liberadas!

Confira o cronograma completo para as inscrições do Sisu 2022:

  • Início das inscrições: 24 a 29/01
  • Resultado da chamada regular: 30/01
  • Prazo para entrar na lista de espera: 30/01 a 10/02
  • Matrícula regular: 03 a 07/02
  • Convocação para candidatos da lista de espera: 16/02

Para saber mais, confira o guia completo do Sisu!

O que significa Programa Universidade para Todos (Prouni)?

O Prouni – Programa Universidade para Todos – foi criado em 2004 e é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) a estudantes de baixa renda em faculdades particulares. Diferente do Sisu, o Prouni exige uma média mínima de 450 pontos no último Enem, além de requisitos escolares e de renda.

E como funciona o Prouni? O candidato se inscreve, escolhe duas opções de curso entre as vagas disponíveis e o sistema preenche automaticamente as vagas, em ordem decrescente de nota do Enem (primeiro entram os que têm a nota mais alta). Os selecionados precisam levar os documentos e fazer a matrícula presencialmente na faculdade.

Botao Simule Financiamento 1

Os recursos do Prouni são repassados diretamente para as universidades, sem passar pela conta do aluno. Ao final do curso, o estudante não fica devendo nada para o governo. O objetivo do programa é justamente permitir o acesso ao ensino superior àqueles que não teriam condições de pagar ou assumir um empréstimo.

O Prouni também tem duas edições por ano, geralmente em fevereiro e final de junho. Ao final de cada edição, são abertas as inscrições para bolsas remanescentes, permitindo a inscrição de quem fez o Enem a partir de 2010. Todas as informações estão disponíveis no site do Prouni.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do programa é necessário ter feito a edição mais recente do Enem, ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior do que zero na redação. O candidato deve ainda ter estudado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e não pode ter diploma de curso superior.

Além disso, o Prouni está disponível para portadores de necessidades especiais e professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente.

Se você se enquadra em algum dos requisitos para ganhar bolsa do Prouni, ainda precisa comprovar a renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, no caso das bolsas integrais, ou até três salários-mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas parciais.

Data de inscrição do Prouni

Para os interessados em concorrer a bolsas do Prouni em 2022 é preciso ficar de olho nas datas:

  • Período de inscrições: 06 a 09/02
  • Divulgação resultado da 2ª chamada: 14/02
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 15 a 23/02
  • Divulgação resultado da 2ª chamada: 02/03
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 02 a 09/03
  • Prazo para participar da lista de espera: 16 a 19/03

Preparamos um guia completo do Prouni para você saber todos os detalhes do programa e planejar seu sonho de entrar na universidade.

Diferença entre Sisu e Prouni

O Sisu é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso de estudantes às universidades públicas. As vagas são direcionadas para quem presta o Enem e se inscrevem no sistema de seleção informatizado. Para participar do Sisu não é preciso pagar nenhuma taxa de inscrição. Além de ter que fazer a última edição do Enem e não ter zerado a redação é preciso ser concluinte do ensino médio. Sisu e Prouni são programas do governo federal, administrados pelo MEC.

Diferente do Sisu, o Prouni oferece bolsas de estudo para universidades particulares. As bolsas são destinadas para estudantes que tenham concluído todo o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola particular, com a ressalva de ter estudado como bolsista integral. Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio também é um critério de seleção, com a diferença que, neste caso, a nota do Enem deve ser no mínimo de 450 pontos e superior a zero na redação. Outra diferença é que no Prouni a renda familiar mensal não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.

diferença entre Sisu e Prouni

Você sabia que o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser solicitado por bolsistas parciais do Prouni para financiar o restante da mensalidade? Então, aproveite para conhecer as diferenças entre o Prouni e Fies!

simule seu financiamento

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Simule o seu financiamento e descubra quanto pagará por mês:

Declaro que li, conheço e estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Cookies do Pravaler.

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR