Tecnólogos podem fazer pós-graduação? Tecnólogos podem fazer pós-graduação?

Tecnólogos podem fazer pós-graduação?

A demanda por profissionais capacitados faz com que muitos trabalhadores busquem maneiras de se profissionalizar e potencializar suas chances de conseguir um emprego melhor, ganhar a tão sonhada promoção e aumentar o salário. Uma das maneiras para conseguir alcançar esses objetivos é fazer um curso tecnólogo, que é capaz de ampliar o conhecimento em menos tempo que uma graduação.

Essa modalidade de ensino existe no Brasil há mais de 15 anos e o número de matriculados já é superior aos 500 mil. De acordo com o censo de educação, os cursos mais procurados atualmente são os de Logística, Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia e Automação Industrial.

Mas, afinal, será que o profissional que fez uma graduação tecnóloga pode fazer pós-graduação? A resposta está nas próximas linhas!

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Tecnólogos e o nível superior

Antes mesmo de responder à pergunta sobre a possibilidade de os tecnólogos fazerem pós-graduação, é preciso entender que, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), esses cursos, independente da área, são de ensino superior e, por isso, dão aos alunos todos os direitos de quem realiza um curso de quatro ou cinco anos.

Isso faz com que os tecnólogos possam sim realizar cursos de pós-graduação, mas é necessário ficar atento. Como algumas pós são especializações que envolvem pesquisa, é preciso que o aluno complemente suas disciplinas e, em alguns casos, necessite realizar matérias focadas em metodologia.

Para ingressar em um programa de especialização científica, por exemplo, é preciso realizar um projeto de pesquisa e trabalhar nele durante toda a graduação.

O curso que forma tecnólogos é mesmo considerado de nível superior?

Quando procuram pelos níveis de graduação, as pessoas costumam colocar o tecnólogo em uma categoria à parte, criando uma diferenciação entre graduação e o curso de tecnologia. Porém, os cursos de tecnólogo são, sim, de nível superior.

Por causa da duração curta, muitas pessoas acabam duvidando da validade do diploma de tecnólogo. Vale ressaltar, portanto, que ele é tão válido como qualquer outro.

Embora durem menos tempo do que os bacharelados e as licenciaturas, o Ministério da Educação (MEC) reconhece os tecnólogos como uma graduação do ensino superior que tem uma estrutura especifica para atender as demandas mais operacionais no mercado de trabalho e formam profissionais aptos a assumir responsabilidades e atuar em diversas áreas que exigem diploma universitário.

Quando for optar pelo curso, é importante verificar se a instituição que oferece o curso é autorizada e reconhecida pelo MEC. O diploma é de nível superior e possui validade igual aos outros tipos de graduação, possibilitando o aluno de disputar vagas no mercado de trabalho que exijam esse grau de formação, entrar em pós-graduações ou mesmo prestar concurso público para determinados cargos de nível superior.

Principais vantagens da formação de um curso tecnólogo

Agora que você já sabe como funciona a graduação tecnóloga, que tal conhecer alguns dos seus benefícios?

Aulas práticas


No curso de graduação tecnólogo, as aulas têm um enfoque prático e o objetivo é aprender com atividades e tarefas reais do dia a dia. As aulas são voltadas para o que se vive realmente no mercado, ou seja, o aluno vivenciará o que de fato está atualmente acontecendo nas empresas. Sendo assim, quem prefere aprender enquanto realiza atividades ao invés de passar horas lendo um livro, vai achar o curso ideal.

Tempo de duração menor


Uma das grandes vantagens do tecnólogo é o tempo de duração menor em relação as demais graduações. É possível pegar o diploma de ensino superior entre dois e três anos. É uma oportunidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho, aproveitando todo o diferencial competitivo que encontra na graduação.

Reconhecimento no mercado de trabalho


Além de contar com uma formação específica para uma profissão, o aluno consegue se formar rapidamente e por conta disso consegue ganhar tempo para encontrar um emprego e estar pronto para construir sua carreira e ter reconhecimento no mercado de trabalho.

Contratação rápida


Como os profissionais tecnólogos já têm contato com a prática desde as primeiras aulas da graduação, as organizações desejam contratá-los, pois sabem que eles conseguem atender as necessidades da empresa com uma visão prática da área. Além disso, conseguem garantir um maior dinamismo em suas atividades e por isso, são vistos de maneira positiva pelos recrutadores.

Um diploma de tecnólogo não é nenhum empecilho para conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho. Pelo contrário, por ser mais especializado e focado na parte prática, ele costuma despertar o interesse de quem busca profissionais capacitados e prontos para atuar.

Conhecimento a nível de especialização


O curso tecnólogo se volta para segmentos mais específicos de atuação e proporciona ao aluno um conhecimento aprofundado que o estudante de bacharelado, por exemplo, só conseguiria depois de fazer uma especialização.

Possibilidade de continuar os estudos de nível superior


Mesmo optando por um curso tecnólogo, depois de sair da faculdade é possível continuar os estudos fazendo um mestrado, um doutorado ou optar por uma especialização. Neste caso, é interessante escolher um curso com abordagem mais abrangente para contrastar com o conhecimento focado da graduação de nível técnico.

Quem fez graduação tecnóloga pode fazer pós-graduação?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a resposta é: sim. Como dissemos anteriormente, o diploma da graduação tecnóloga tem reconhecimento de nível superior e esse é o fator que possibilita ao tecnólogo realizar a sua pós-graduação.

Para fazer a pós-graduação o tecnólogo precisa escolher o curso do seu interesse e verificar junto a instituição ofertante quais são os requisitos da inscrição. É comum que as faculdades estabeleçam diplomas de determinados cursos como exigência para a pós-graduação, quando é importante ter conhecimentos básicos na área. O tecnólogo pode fazer pós-graduação em Engenharia, por exemplo, sendo necessário apenas entrar em contato com a instituição para obter informações sobre o curso.

Isso quer dizer que os diplomas de graduação dos tecnólogos têm validade não apenas para os cursos de pós-graduação, mas também para concursos públicos de nível superior.

Pós-graduação e MBA para tecnólogos

O bacharelado, a licenciatura ou tecnólogo são apenas a porta de entrada para o profissional de destaque em sua área. É preciso ir além, optando pelo MBA ou pós-graduação, cursos de especialização que permitem que você se destaque da maioria dos graduados do país.

Mas, antes de tudo, conhecer as diferenças entre MBA e outros cursos de pós-graduação é importante ao decidir sobre o melhor programa para as suas reais necessidades. Pós-graduação é qualquer curso realizado após a conclusão do ensino superior. Os MBA, assim como a especialização, o mestrado e o doutorado, também é um formato de pós-graduação e é fundamental para quem deseja aprofundar o conhecimento em uma determinada área mais específica, que pode ter sido tratada na graduação de forma mais abrangente e menos detalhada.

A função do MBA é desenvolver competências e conhecimento técnico para que o profissional tenha uma visão mais ampla do contexto organizacional, estruturando o pensamento estratégico e uma abordagem mais crítica para a resolução de problemas. De certa forma, serve para consolidar e aprofundar os conhecimentos que os profissionais já possuem, melhorando a percepção macro sobre o mercado em que atua para chegar mais preparado aos cargos de gestão e liderança.

Por outro lado, a pós-graduação tende a lidar com uma área específica, nas quais os alunos exploram com maiores detalhes um determinado curso. Neste sentido, esses programas oferecem um conhecimento mais especializado, mas podem não construir habilidades para resolver problemas no mundo dos negócios.

Separamos algumas opções de MBA para tecnólogos, campos de atuação e perspectivas de emprego para aqueles que desejam se tornar especialistas em sua área de atuação. Confira:

Crédito Estudantil com até o triplo do tempo para pagar

Gestão Estratégica com Foco em Segurança da Informação


Para quem quer se tornar um especialista em segurança de dados para projetar, planejar, organizar, identificar potenciais ataques e implementar medidas de proteção em sistemas de informação, um MBA em Gestão Estratégica com Foco em Segurança da Informação prepara você para um papel de liderança nessa área, fornecendo ao aluno a educação abrangente que precisa para elevar o nível de sua carreira.

MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação


Atualmente a informação é o capital mais valioso para empresas de diversos setores da economia, mas muitas delas ainda não sabem como gerenciá-los. Por isso, quem optar por este curso irá aprimorar seus conhecimentos focados em processamento de banco de dados, linguagens de programação e estratégias de negócios. Caso queira se tornar especialistas em Gestão de TI e ocupar cargos de destaque, estes programas podem te preparar para carreiras lucrativas na crescente indústria da tecnologia.

MBA em Marketing Digital e Consumo


Sabemos que existe uma enorme exigência de habilidades de Marketing Digital e esta lacuna só é preenchida por aqueles que realmente sabem como aplicar seus conhecimentos teóricos para resolver o problema em questão.

O curso de Marketing Digital e Consumo tem como objetivo apresentar os novos comportamentos do consumidor e as novas formas de se realizar negócio no universo digital, bem como capacitar profissionais para serem gestores e atuarem na era digital cada vez mais crescente, com visão estratégica, e promulgar ações criativas de marketing e negócios.

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial


O curso apresenta para o aluno os conhecimentos necessários para a gestão estratégica de negócios, desenvolvimento da capacidade de gestão em ambientes de constantes mudanças, habilidades de negociação e liderança, melhora da performance profissional através de conceitos modernos de gestão e reciclagem de profissionais de gestão e áreas afins.

Mestrado e Doutorado para tecnólogos


Tecnólogo pode fazer mestrado e doutorado? Esse é outra dúvida comum que surge para quem opta pelo curso tecnólogos. Mesmo não sendo comum que os graduados na área optem pela carreira acadêmica, por ser um curso mais específico, o tecnólogo pode fazer mestrado e doutorado, caso tenha interesse em ampliar os seus conhecimentos e ingressar no campo da pesquisa.

Onde estudar?

Para dar sequência à vida acadêmica, é importante escolher instituições que possuem um reconhecimento e oferecem cursos que preparam os profissionais ao mercado de trabalho. Veja a lista abaixo com algumas dessas universidades, que contam com pós-graduações e MBA:

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.