Vestibular: como se organizar para os estudos

Todos os anos surgem processos de vestibular para entrar em faculdades e universidades. Porém, para que os candidatos consigam a tão sonhada vaga, é necessário estudar e ter muita organização.

Com as inúmeras formas de ingresso ao ensino superior (FIES, ENEM, SISU, ProUni, etc), a concorrência fica maior a cada ano e o número de vagas nem sempre é expressivo. Mas independentemente disso, se não houver preparo, os frutos não serão colhidos.

Tem dúvidas de como estudar? Faz muito tempo que saiu da escola ou do cursinho e se sente despreparado? Então calma, que vamos ajudar dando dicas de como conseguir bons resultados com seus estudos!

Preparo e foco

Pesquise e veja quais os vestibulares mais interessam e quais as instituições que mais chamam mais atenção, seja pela matriz curricular, seja pelo fácil acesso, seja a tradição dos cursos oferecidos pela instituição, etc.

Quanto mais informações conseguir, mais focado estará para se preparar especificamente para a prova de vestibular da instituição escolhida por você.

Curso pré-vestibular

Uma super ajuda é fazer a matrícula em um curso pré-vestibular que retoma conteúdos escolares, voltados especificamente para os vestibulares mais concorridos e com mais tradição na cidade ou no estado em que você mora.

É importante que você não perca nenhuma aula e preste bem atenção. Em todos os cursinhos as aulas são mais dinâmicas, para que não se pareçam com a escola. O professor do cursinho prende a sua atenção de forma mais interativa, ao contrário do professor da escola ou colégio, que implica certa obrigatoriedade.

Pergunte hoje! Pergunte amanhã! Pergunte sempre! Um dos principais erros durante as aulas é justamente não perguntar e levar as dúvidas para casa. Não tenha vergonha nem receio em perguntar, pois com certeza, a sua dúvida é a mesma de outras pessoas.

Dicas para aprimorar os estudos para o vestibular

A nossa intenção é que você passe no vestibular dos seus sonhos e, para isso, vamos dar algumas dicas para aprimorar seus estudos. Vamos lá?

  • Organização: faça um calendário de estudos para ser seguido à regra e diariamente. Assim, você tem total controle sobre todos os conteúdos já estudados e os que ainda precisa estudar. Lembre-se de dar atenção especial aos conteúdos que você tem mais dificuldade, pois pode ser através deles que sua pontuação pode aumentar, fazendo com que fique à frente dos demais.
  • Tempo: o cérebro guarda informações novas só durante um período de tempo. Sendo assim, não tem necessidade alguma de ficar horas e horas estudando, ainda mais se for um único conteúdo. Estude entre uma e uma hora e meia, descanse uns quinze ou vinte minutos. O importante é estudar todos os dias, mesmo que seja por apenas algumas horas. Não tem tempo durante a semana? Aproveite os feriados e os finais de semana. Mas e a vida social? Então, ela não existirá muito durante esse período de estudos. Não faça nada que atrapalhará seu rendimento, como exemplo, ir à balada na noite anterior de uma prova. Você irá se desgastar mental e fisicamente, comprometendo seu rendimento durante todo o período de prova.
  • Alimentação: está estudando e bate aquela fome? Lembre-se de não consumir alimentos pesados durante os estudos e durante a prova; dê preferência aos alimentos leves e naturais, como frutas e sucos, por exemplo. Além de focar nos estudos, foque também no consumo de carboidratos, pois são fonte de energia, fazendo com que a força mental e física do organismo auxiliem em uma carga de estudos. Para ajudar com a memória, dê preferência ao consumo de nozes e castanhas, que ajudam a saciar aquela fome que distrai dos estudos.
  • Sono: durma bem e durma cedo. Se você trabalha e vai para um curso preparatório depois, não esqueça que é um investimento e esforço necessários para ser aprovado. Não vire a noite para estudar, pois quanto mais cansado você fica, menos aprende. Evite produtos à base de cafeína, já que esse composto fará com que seu organismo fique acelerado, prejudicando O rendimento na hora de estudar. Com isso, tanto seu cérebro quanto seu organismo estarão muito ativos para captarem e guardarem informações importantes aos estudos.
  • Material: usar material desatualizado está fora de questão! Hoje, com o auxílio da internet, estudar para o vestibular está muito mais fácil. Faça uma pesquisa sobre sites e conteúdos que podem auxiliá-lo na organização dos estudos. Há canais com conteúdos específicos para determinados vestibulares, com resolução de questões já mencionadas em provas anteriores, dicas de especialistas, etc.

Vamos estudar?

Pegue seu caderno, livros, apostilas e computador. Boa sorte com os estudos! Lembre-se que, se quer passar no vestibular, tem que estudar muito. Tenha certeza de que a recompensa virá quando você for aprovado na faculdade ou na universidade dos seus sonhos.

E então, como você estuda para o vestibular? Compartilhe com a gente suas dicas de estudos!

Categoria: Vestibulares