Você sabe como é o curso de Biblioteconomia?


Você sabe como é o curso de Biblioteconomia?

Para escolher o curso de Biblioteconomia é preciso gostar de ler e de livros, ser organizado e estar disposto a conhecer um pouco de diversas áreas. Um bibliotecário atua como educador social, pois trabalha com a cultura, descobrindo-a, preservando-a e disseminando-a, é claro.

Ficou interessado em saber o que rola por trás do curso de Biblioteconomia? Então, vem com a gente que explicamos tudo!

O que faz um bibliotecário?

O profissional formado em Biblioteconomia trabalha com a informação, tornando-a acessível aos usuários das instituições onde atua. Além disso, produz, coleta, seleciona informações e é responsável pela mediação, a busca, pelo uso e pela apropriação dessas informações.

O diferencial desse profissional é a sua capacidade de gerir recursos informacionais de tecnologia de ponta, gerindo também redes e sistemas informacionais de bibliotecas e centros de documentação, por exemplo. Ele ainda auxilia na recuperação de obras raras, desenvolvendo atividades e serviços para que isso aconteça, de forma que a informação chegue ao leitor.

Como é o curso de Biblioteconomia?

O aluno que optar pelo curso de Biblioteconomia tem que gostar muito de livros e de ler. A grade curricular abrange matérias como Literatura, História, Língua Portuguesa e Inglês, sendo estas as disciplinas básicas. Já entre as disciplinas mais específicas, podemos destacar: fundamentos em Biblioteconomia, ciência da informação, documentação, indexação, cultura e política, passando pelo Marketing, pela Economia e Contabilidade.

Com essa bagagem abrangente e sólida, o profissional formado em Biblioteconomia tem os conhecimentos necessários para desenvolver sistemas organizacionais de dados e seus acessos.

Há a obrigatoriedade de um estágio e, ao final do curso, da apresentação de um trabalho de conclusão. A duração média do curso é de quatro anos.

Caso haja a opção pela Licenciatura, o objetivo é de graduar profissionais formados em Biblioteconomia com conhecimentos pedagógicos, para serem professores de cursos técnicos. Aqui, as disciplinas estão voltadas à Pedagogia, à Educação, à organização e dinâmica escolar, Didática, metodologia de ensino em Biblioteconomia, acervos e coleções etc.

E o mercado de trabalho?

Devido à Lei 12.244/10, todas as instituições de ensino, públicas e privadas, contarão com bibliotecas e profissionais habilitados para administrá-las. Essa lei foi criada com a intenção de fortalecer e criar mais investimentos na educação do país.

O profissional formado em Biblioteconomia pode trabalhar nas diversas bibliotecas e acervos que vêm surgindo pelo país, dentro de instituições de ensino, principalmente de nível superior. Por essa e outras questões, o curso de Biblioteconomia está em alta.

O bibliotecário não é aquele que trabalha só organizando os livros, mas também fornece suportes eletrônicos, digitais e virtuais para a formação de sistemas de informação das instituições de ensino e pesquisas onde atua.

O formado em Biblioteconomia pode trabalhar em instituições privadas e públicas (mediante concurso público), na gestão de serviços de informação, indexação, consultoria, coordenação, normatização e ensino.

Você, um futuro bibliotecário, tem o papel de cuidar pelos registros educacionais e culturais do país!

Compartilhe com a gente a sua opção pela Biblioteconomia! Estamos ansiosos para saber a sua opinião sobre esse curso!

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.