Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

3 formas de ganhar experiência profissional na faculdade

Uma das dificuldades que o jovem profissional vem enfrentando hoje é a falta de experiência para o mercado de trabalho. Agora, não são só as vagas efetivas que estão pedindo experiência. Mesmo os estágios já exigem que você tenha alguma vivência na profissão!

Mas, se o estágio é exatamente o período em que você começa a entrar no mercado de trabalho, como conseguir experiência antes dele? Bem, existem muitas oportunidades para quem está disposto a colocar a mãos na massa ainda no ambiente universitário.

Veja abaixo três maneiras de conseguir experiência profissional que acrescente em seu currículo para entrar no mercado de trabalho mais bem preparado!

Faça trabalho voluntário

A primeira maneira de conseguir uma boa experiência profissional é se voluntariando. Se você ainda está na faculdade e não precisa ganhar dinheiro, esse pode ser o melhor caminho! Procure por um trabalho voluntário que combine com você e sua área de atuação.

Se você quiser ser professor, procure monitorias para ajudar alunos a fazer o dever de casa. Se estiver na faculdade de Design, procure por pequenas empresas que precisem de ajuda para montar sua identidade visual. Desenvolva suas habilidades e ajude alguém a crescer! Todos saem ganhando!

Participe de um projeto de pesquisa

Dentro da própria universidade você já pode começar a adquirir sua experiência profissional. Nos projetos de pesquisa, você trabalha com um professor e mais um grupo de alunos para ajudar a desenvolver conhecimento e fazer novas descobertas em sua área!

Para participar de um projeto de pesquisa, fale com seus professores ou vá diretamente aos laboratórios e setores de pesquisa para perguntar sobre os projetos. Você pode trabalhar em laboratórios, em salas de aula, em empresas juniores… E tem mais vantagens: além de ajudar com sua experiência profissional, alguns projetos oferecem bolsas!

Trabalhe na universidade

Assim como no projeto de pesquisa, você pode ganhar experiência sem sair da faculdade, trabalhando na instituição! São vários cargos disponíveis, desde tutoria de algumas disciplinas – normalmente dadas para os alunos que foram melhores no semestre anterior – até cargos administrativos, como assistente de setor ou da secretaria do curso. Você vai ajudar na administração da faculdade e aprender muito com isso! Assim como na pesquisa, esses cargos costumam oferecer bolsas-auxílio. Além de ganhar experiência profissional, você ganha uma renda extra na faculdade!

Essas oportunidades vão ajudá-lo não somente a ganhar experiência, mas também a descobrir em que área específica do seu curso você se encaixa, porque são muitos caminhos a seguir. Assim, quando estiver procurando uma vaga em uma empresa, você já vai ter certeza – e experiência o suficiente para saber – do que quer!

Por isso, não precisa entrar em pânico por causa dos anúncios de estágio que exigem experiência. Pode parecer pouco, mas o trabalho voluntário ou a pesquisa na área certa podem abrir as portas para um estágio maravilhoso que vai levar ao seu emprego dos sonhos! Comece pequeno, mas pense sempre em seu futuro!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter