Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Antropologia: Saiba tudo sobre essa área de estudo Antropologia: Saiba tudo sobre essa área de estudo

Antropologia: Saiba tudo sobre essa área de estudo

A antropologia é uma ciência social que estuda os seres humanos e suas culturas. Ela é uma área de estudo ampla e diversificada, que abrange desde a evolução humana até as sociedades contemporâneas.

Sendo uma disciplina bastante importante para os estudantes de vestibular, ela oferece uma visão ampla e crítica do mundo. Os conhecimentos antropológicos podem ajudar os alunos a compreender melhor as diferentes culturas e sociedades, bem como os seus próprios valores e crenças.

Quer saber mais sobre quais são os três maiores campos da antropologia, o que significa antropologia, assim como responder a grande dúvida de: “a antropologia é um ramo de qual ciência”? Então, para isso, continue a leitura deste conteúdo e fique bem informado sobre o tema. Assim, você já se prepara para o vestibular junto com a gente!

Qual é o ramo da antropologia?

Uma parte das Ciências Humanas, a antropologia tem foco como o próprio ser humano e suas particularidades. Aqui neste caso, não se trata de um campo de conhecimento que estuda os órgãos e funções vitais do homem, como seria a anatomia, mas sim as características do meio que influenciam o indivíduo.

Ou seja, a antropologia observa, estuda e considera as diferentes culturas nas quais os indivíduos estão inseridos, as línguas faladas e escritas, as relações familiares e sociais, os rituais praticados e as suas respectivas características, onde o homem mora, o que come, como vive e demais aspectos que interferem em sua formação como um todo.

A cultura é abrangida de uma forma complexa e aprofundada a fim de ser utilizada como parâmetro para compreender o ser humano e a sua história ao longo dos séculos. Afinal, se trata de um fator de muita importância para entender as origens de diversos comportamentos, marcos da Humanidade e elementos históricos em geral.

O desenvolvimento do homem e das sociedades também é um dos temas de estudo da antropologia, pois se trata de um modo de acompanhar a evolução do ser humano, e até mesmo contribuir para criar hipóteses do que poderá acontecer em um futuro próximo.

Pode-se dizer também que os antropólogos vão além do senso comum para analisar a cultura compartilhada por uma mesma sociedade, assim como as suas manifestações e consequências. Com isso, aplicam métodos de estudo que sejam mais detalhistas do que apenas se basear no que é lugar comum para as pessoas.

Dentro da antropologia, existem áreas específicas para acompanhar cada característica relacionada com o indivíduo, sendo elas: Antropologia Física ou Biológica, Antropologia Cultural e Antropologia Pré-histórica. Ao longo do restante do conteúdo, iremos explicar mais informações sobre elas.

Quando surgiu a Antropologia?

De acordo com os historiadores do tema, a antropologia surgiu como área de estudo no período da Antiguidade Clássica, há muitos séculos atrás. No entanto, passou a ter a forma como a conhecemos nos tempos atuais por volta do período marcado pelo Iluminismo vivido na Europa.

Além disso, foi nos países europeus dos séculos XIX e XX que se definiram quais eram os campos de estudo, ou os tipos, da antropologia. Há pesquisas que indicam que o surgimento dessa área de conhecimento também se deu como um apoio para a Revolução Industrial e sociedade capitalista que estava se inaugurando.

Isso porque era uma época em que os pesquisadores precisavam de ferramentas para compreender as diferentes sociedades e etnias, principalmente aquelas que queriam colonizar, sendo a Europa com a África e a Ásia, neste caso.

Em seguida, com o passar dos séculos, a antropologia foi se desenvolvendo e recebendo novas abordagens, principalmente nos Estados Unidos quando recebeu uma nova concepção.

Quais são os campos de estudo da antropologia?

Por ser um campo muito amplo, a antropologia é dividida em áreas de estudo que se diferenciam em relação aos temas que têm como foco. Dessa forma, há aquela que estude a ligação do ser humano com as manifestações culturais, enquanto outro nicho de análise tem interesse nas questões físicas ou biológicas do homem.

A seguir, estão algumas das principais características dos campos de estudo da antropologia.

Antropologia Física

Vamos começar com a antropologia física, a qual também pode ser denominada de antropologia biológica, e estuda o modo como o homem se forma. Isto é, neste campo de estudo são consideradas as características anatômicas, físicas e biológicas de um indivíduo de determinado grupo da sociedade.

Afinal, é inegável dizer que os seres humanos têm as suas diferenças e que não são iguais fisicamente, ainda mais quando são observadas algumas tribos que manifestam as suas crenças e culturais por meio de características no corpo.

Com isso, os antropólogos desse campo de estudo analisam como os aspectos físicos interferem na maneira como os seres humanos se adaptam e convivem com o ambiente em que vivem, assim como a forma como evoluíram.

Antropologia Cultural

Seja na concepção europeia ou na norte-americana, a antropologia cultural se refere ao que a sua denominação já indica: a cultura de cada sociedade e tudo o que ela contempla. Ou seja, os antropólogos deste nicho observam o que é visto como arte, religião, culinária, crenças e hábitos, entre outros fatores, moldam um grupo de pessoas específico.

Esses estudos auxiliam no entendimento de o que cada sociedade considera como cultura, sendo algo que é tão particular de um grupo de pessoas e faz com que a experiência humana seja rica de características particulares.

Além disso, é a antropologia cultural que considera o que as pessoas deixam como legado para as próximas gerações e para a história da humanidade como um todo, quais são as diferenças culturais de uma geração para outra e como acontece a participação desse aspecto tão essencial para a formação do indivíduo.

Antropologia Pré-histórica

Igualmente conhecida como arqueologia, a antropologia pré-histórica estuda o que veio anteriormente nas sociedades. Do mesmo modo como existe a arqueologia de outros seres, como os animais, que existiram em séculos atrás, há esse campo de estudo que busca saber mais sobre as populações passadas.

Ao buscar por objetos do dia a dia em diferentes territórios e utilizando a escavação nas pesquisas, os arqueólogos investigam como era o ser humano do passado e a sua cultura.

Com tais estudos e com as pesquisas de roupas, utensílios, armas, equipamentos e demais itens encontrados, é possível compreender como eram as sociedades anteriores e as suas características antropológicas, e o que se mantém ainda hoje em cada região.

Qual é a função de um antropólogo?

Quem trabalha com antropologia recebe o título de antropólogo. Assim sendo, esse profissional é responsável por ir em busca das informações relacionadas com os campos de estudo que citamos acima, e, em seguida, analisar, estudar e auxiliar na compreensão das diferentes culturas existentes.

Por causa disso, o antropólogo é muito importante para a humanidade e para o registro de sua história, principalmente quando se refere às pesquisas e aos estudos sobre grupos étnicos que são mais distantes das demais civilizações.

Com o objetivo de atender tais funções de seu escopo, o dia a dia de um profissional da antropologia é baseado em viver as pesquisas em campo, convivendo com as sociedades as quais está estudando, e organizar as informações encontradas para produzir os estudos que relatem o que foi analisado por ele.

Quem é considerado o pai da antropologia?

Muitos nomes de pesquisadores são citados como os primeiros antropólogos. Porém, há um deles que se destaca e que cabe receber o título de “pai da antropologia”: o filósofo por formação e antropólogo francês de origem judaica Claude Lévi-Strauss.

Com diversas obras etnológicas publicadas e traduzidas em todo o mundo, como Tris­­­­tes Trópicos (1995), Antropologia Estrutural (1958) e Saudades do Brasil (1994), Lévi-Strauss foi um dos primeiros antropólogos da modernidade a realmente viajar por dezenas de regiões do planeta Terra para investigar cada população em diferentes períodos históricos.

O seu trabalho também foi desenvolvido em solo nacional, já que por volta da década de 1930 passou a morar no Brasil a fim de compreender os povos nos estados brasileiros em uma expedição pelo território. Foi nesta época ainda que assumiu a cadeira do curso de Sociologia na Universidade de São Paulo (USP).

Após uma intensa e renomada contribuição para o que hoje é conhecido como antropologia de forma geral, seja no Brasil ou nos demais países, Claude Lévi-Strauss faleceu em 2009, quando atingiu o marco de 100 anos de idade.

Agora que você já sabe mais sobre antropologia e os seus campos de estudo, experimente testar os seus conhecimentos com questões do Enem ou de outros vestibulares que cobram esse tema em suas questões. Assim, você ficará por dentro de como os processos seletivos abordam o assunto e quais são os aspectos que devem ser ainda mais estudados por você.

Agora que você sabe tudo sobre Antropologia, leia também sobre:

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter