Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba quais são os melhores investimentos a longo prazo Saiba quais são os melhores investimentos a longo prazo

Saiba quais são os melhores investimentos a longo prazo

É comum que ao decidir investir, você se depare com diferentes tipos no mercado, e que gere dúvidas e incertezas. A verdade é que definir qual o melhor tipo de investimento para você vai depender de diversos fatores, e um deles é o seu objetivo financeiro.

No caso de investimentos a longo prazo, eles são melhores principalmente se você deseja realizar metas para daqui algum tempo, seja para melhorar a qualidade de vida, comprar um imóvel, fazer uma viagem dos sonhos… Eles devem, sobretudo, serem bem planejados.

Mas afinal, quais são os melhores investimentos a longo prazo? No conteúdo de hoje você vai descobrir quais as principais oportunidades disponíveis no mercado. Boa leitura!

O que é investimentos de longo prazo?

Investimentos a longo prazo são caminhos e estratégias financeiras que investidores colocam seus recursos em ativos financeiros, como por exemplo ações, títulos, imóveis e entre muitos outros, por um longo período, seja anos, décadas ou até mesmo gerações.

Os investimentos visam, sobretudo, alcançar objetivos financeiros, que podem incluir aposentadoria, compra de uma casa, construção de um patrimônio ou até realização de metas de vida que requerem dinheiro.

Quais são os investimentos de longo prazo?

Existem várias opções de investimentos a longo prazo, o melhor, neste caso, vai de acordo com os seus objetivos financeiros, perfil de risco e o tempo que cada um prefere investir. No entanto, existem alguns que se destacam no mercado:

  • Investimento em educação
  • CDBs
  • Fundos Imobiliários
  • Tesouro Direto
  • Bolsa de Valores
  • Previdência Privada

Investimento em educação

Investir a longo prazo em educação significa dedicar tempo, além de dinheiro, para melhorar o seu conhecimento, seja na área financeira ou em qualquer outra, desde que agregue algum retorno. Comece decidindo o que estudar, seja um curso de nível superior, curso técnico, enfim. 

O próximo passo é planejar suas finanças. Nesse momento você deve calcular quanto dinheiro precisará para investir, e, a partir disso, criar um plano de economia mensal. Inicie poupando regularmente, e procure por bolsas de estudo ou financiamento que ajudem a reduzir esses custos. 

Em suma, investir em educação requer tempo e esforço, mas sem dúvidas abre portas para uma carreira promissora. Essa é, portanto, uma decisão importante que necessita de um bom planejamento e dedicação ao longo do tempo.

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) é outro tipo de investimento a longo prazo disponível em diversos países, inclusive no Brasil. Ele funciona como um empréstimo ao banco, e funciona basicamente como as LCIs e LCAs, com opções de baixo risco.

Os CDBs têm prazos de vencimento definidos, que podem variar de meses a anos, ou seja, eles determinam por quanto tempo seu dinheiro será investido no CDB. O banco, neste caso, paga uma taxa de juros sobre o valor investido, que pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

Importante destacar que a liquidez dos CDBs pode variar. Normalmente, esse investimento a longo prazo tem menor liquidez, ou seja, você não poderá resgatar o dinheiro antes do vencimento. No Brasil, esses Certificados são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante até um certo valor por CPF em caso de quebra do banco emissor.

Fundos Imobiliários

O investimento em fundos imobiliários envolve a aquisição de cotas de um fundo que investe em ativos imobiliários, que inclui imóveis comerciais, residenciais, shoppings, escritórios, entre muitos outros.

O primeiro passo para investir em fundo imobiliário, é escolher aquele que se adeque às suas metas de investimento e perfil de risco. Existem alguns Fundos que investem em diferentes tipos de imóveis e localizações, portanto, ao planejar dar início nesse tipo de negócio, pesquise e analise as opções disponíveis.

Uma vez escolhido, é hora de adquirir as cotas do fundo, que pode ser feito por meio de uma corretora de valores. O valor dessas cotas varia de acordo com a demanda do mercado. Esse modelo de investimento a longo prazo pode levar anos para aproveitar plenamente os benefícios. A valorização dos imóveis pode se acumular ao longo do tempo.

Tesouro Direto

Já o tesouro direto é uma estratégia na qual investidores compram títulos públicos emitidos pelo governo e mantêm esses investimentos por um longo período. É, inclusive, a opção mais segura e acessível de iniciar seus investimentos, com aplicação inicial de em média R$ 30.

Atualmente existem diferentes tipos de títulos, como tesouro Selic, tesouro IPCA + e o tesouro prefixado, cada um com características e prazos diferentes. Mas agora você deve estar se perguntando: mas qual o melhor título? Isso depende dos seus objetivos financeiros.

Após a escolha do título, é hora de comprá-lo por meio do tesouro direto, uma plataforma fornecida pelo governo, ou através de uma corretora autorizada.

Bolsa de Valores

O investimento a longo prazo em bolsas de valores envolve a compra de ações de empresas e a manutenção dessas ações por um período que pode ser prolongado. O objetivo é aumentar o seu patrimônio daqui alguns anos.

O primeiro passo para investir na bolsa de valores, é estabelecer metas financeiras, isso inclui aposentadoria, educação dos filhos, entre outras coisas. Antes de começar, é fundamental que você pesquise, analise e estude as ações de empresas, seja para entender o setor em que elas atuam, sua saúde financeira, histórico de desempenho ou expectativas para o futuro.

Depois dessa pesquisa feita, é hora de selecionar as ações de empresas que se alinhem com seus objetivos e estratégias. A compra é feita por meio de uma corretora de valores, e a quantidade depende do seu orçamento. O pós-compra é primordial para garantir o seu patrimônio. Monitore o desempenho das suas ações em carteira, e faça ajustes se necessário, que pode ser a  venda de ações de empresas que não estão indo bem e reinvestir em outras.

Previdência Privada

E por último, mas não menos importante, o investimento a longo prazo em previdência privada, que envolve a criação de um plano de aposentadoria por meio de seguradoras ou entidades. Esse tipo de investimento é voltado para ajudar as pessoas a acumularem recursos financeiros ao longo do tempo, com o objetivo de garantir uma renda segura e estável daqui alguns anos.

Veja tambémAprenda a juntar dinheiro e fazer sua poupança!

Hoje existem duas categorias principais de previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A escolha vai depender da sua situação e objetivos financeiros.

E como funciona? O interessado em fazer esse tipo de investimento deve fazer contribuições regulares, seja mês a mês ou em intervalos definidos previamente em seu plano. Elas devem ser investidas pela seguradora em diferentes ativos financeiros, como ações, títulos e fundos de investimento.

O seu dinheiro cresce à medida que as contribuições são investidas e rendem juros ou lucros. Isso vai depender do desempenho dos ativos em seu plano.

Prv_infografico_tipos_de_investimento

Como fazer investimentos de longo prazo?

Começar a investir não é uma das tarefas mais fáceis, mas também não é a mais difícil. Isso porque, fazer investimentos a longo prazo requer planejamento, disciplina e estratégia sólida. Existem alguns caminhos efetivos para iniciar nesse negócio, e você confere a seguir!

Estabeleça objetivos financeiros

O primeiro passo é definir suas metas financeiras de longo prazo, bem como já mencionamos aqui. Pode ser a conquista de algum bem material, ou simplesmente criar uma reserva que ofereça segurança e tranquilidade por muitos anos.

Avalie seu perfil

Qual o seu perfil de investidor? Descubra o seu apetite por risco e sua capacidade para lidar com as mudanças no mercado. Isso irá te ajudar a escolher os investimentos mais adequados para você!

Crie um orçamento

Faça um orçamento que te permita economizar certa porcentagem da sua renda para os investimentos a longo prazo, sejam eles quais forem. Lembre-se que quanto mais cedo você começar a investir, melhor.

Conheça as opções de investimento

Como você pôde perceber neste conteúdo, as opções de investimento a longo prazo são variadas. A ideia é que você se aprofunde mais em estudos sobre cada um deles, se familiarize com as diferentes alternativas e encontre a que melhor faça sentido para seus objetivos.

Invista regularmente

Caso seus investimentos gerem bons rendimentos, por que não os reinvestir para acelerar o crescimento de seu patrimônio? Ao invés de resgatar os juros ou ganhos de capital, aplique esse dinheiro novamente para, talvez, triplicar o seu ganho.

Qual o melhor investimento de longo prazo?

Mas afinal, qual o melhor investimento de longo prazo? Como já mencionamos aqui neste conteúdo, o investimento ideal vai de acordo com suas metas e objetivos, além de seu perfil de investidor. No entanto, há um tipo que se destaca, e existem várias razões fundamentais para isso, que é o investimento em educação.

A educação de qualidade aumenta a empregabilidade. Pessoas com diploma de nível superior tendem a ter mais oportunidades no mercado de trabalho e ganhos salariais mais elevados.

Além disso, a educação ajuda a desenvolver habilidades e técnicas que são essenciais para o sucesso em diferentes áreas profissionais. Seja em nível individual ou não, investir em educação a longo prazo oferece benefícios duradouros tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Seu impacto positivo se estende ao longo da sua vida!

Então, que tal aproveitar a oportunidade de investir na sua graduação? Você sabia que com o Pravaler você financia a sua faculdade quando e onde quiser? São mais de 500 instituições parceiras em todo o Brasil. Não perca mais tempo! 

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter