Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Veja quais são as vantagens do planejamento financeiro pessoal Veja quais são as vantagens do planejamento financeiro pessoal

Veja quais são as vantagens do planejamento financeiro pessoal

Ter um planejamento financeiro pessoal é uma das coisas mais importantes e o caminho mais seguro para guardar dinheiro e conseguir realizar seus sonhos, principalmente o de conquistar o diploma no ensino superior. A organização das finanças contribui tanto para o âmbito pessoal, quanto profissional.

De forma geral, mapear os seus gastos pode mudar completamente a sua relação com o dinheiro. Fato é que, quanto antes você começar a implementar esse hábito na sua rotina, mais fácil e saudável a sua vida financeira será.

Se para todas as pessoas o planejamento já é importante, imagine para um universitário, visto que o investimento durante a formação costuma aumentar? É nesse sentido que preparamos um conteúdo com as principais informações sobre o que é, qual a importância do planejamento financeiro pessoal, como fazer, além de suas vantagens. Acompanhe!

O que é planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que um conjunto de práticas que você implementa no dia a dia para organizar o seu dinheiro e sobretudo, controlar os seus gastos. Normalmente, essas ações estão carregadas de objetivos pessoais, como por exemplo, fazer uma viagem, realizar um intercâmbio, pagar uma dívida, entre muitas outras.

Desse modo, podemos dizer que esse plano serve para alcançar metas e objetivos, visto que, a organização permite que você visualize melhor o seu planejamento financeiro pessoal, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

Formas de realizar o planejamento financeiro

Mas afinal, quais são as formas de realizar um planejamento financeiro e como adotá-los na vida profissional, pessoal ou universitária?

A primeira coisa que você deve ter em mente ao decidir controlar e mapear os seus gastos, é que ninguém nasce sabendo como começar esse processo, mas lembre-se que é necessário. Sobretudo, com esforço e dedicação, é possível alcançar metas e objetivos jamais vistos.

Defina seus objetivos

O primeiro passo, então, é definir quais são as suas metas. Essa fase é muito importante, visto que pode funcionar como um verdadeiro incentivador, além de preferir as suas prioridades.

No geral, escreva o que você quer alcançar, como por exemplo:

  • Começar a faculdade;
  • Comprar uma casa ou um carro;
  • Economizar para investir;
  • Fazer uma viagem;
  • Fazer um intercâmbio;
  • Quitar alguma dívida;
  • Trocar os móveis de casa.

Por meio desses objetivos, é possível visualizar e obter resultados mais palpáveis, além de ajudar a traçar novas estratégias para futuras conquistas.

Anote todos os seus gastos

Registrar todas as suas despesas não só é necessário, como é o principal caminho para se ter bons resultados por meio do planejamento financeiro pessoal.

Ao escrever seus gastos, você enxerga o tamanho real que eles têm, isto é, você visualiza com clareza a sua situação financeira. Além de descobrir para onde está indo todo o seu dinheiro, se é com coisas fúteis ou não.

Para registrar suas despesas você pode utilizar aplicativos – que hoje já são inúmeros disponíveis para facilitar o planejamento financeiro. Também pode optar por usar o bloco de notas do celular, planilhas, ou voltar aos velhos tempos do papel e caneta.

Outro ponto importante e muito eficaz, é monitorar as suas despesas além de elaborar uma média de consumo, e você pode fazer isso dividindo os seus gastos por categoria, como alimentação, transporte, educação, entre outros.

Vantagens do planejamento financeiro pessoal

Definir um bom planejamento financeiro pessoal é o único caminho para manter uma vida financeira estável, tranquila e saudável. Esse hábito que, inicialmente, possa parecer difícil, pode fazer toda a diferença.

Se você deseja alcançar objetivos, o que inclui começar a faculdade, por exemplo, confira a seguir 5 vantagens do planejamento financeiro pessoal.

Elimina gastos desnecessários

Uma das principais vantagens ao começar um planejamento financeiro pessoal, é a eliminação de gastos desnecessários, além de garantir melhores hábitos de consumo e qualidade de vida.

O seu bem-estar e a sua saúde financeira devem ser aliadas nessa jornada chamada vida! Ter um bom hábito de consumo mantém uma sensação prazerosa que, a longo prazo, é satisfatória.

Cria uma reserva financeira de emergência

Os imprevistos sempre acontecem. O ruim é que nunca estamos preparados financeiramente para eles.

Com o planejamento financeiro pessoal e organização das suas finanças, é possível ainda, fazer aquela reserva para casos emergenciais, sejam eles para uma doença, ou para ajudar alguém. São inúmeras as situações que acontecem quando menos esperamos.

Se tratando do mundo universitário, ter essa reserva é ainda mais necessário, visto que ao longo da sua jornada acadêmica, cursos complementares, compras de materiais para aulas práticas, livros, entre outros itens, podem ser essenciais.

Facilita o alcance de sonhos e objetivos

O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que a ponte e o elo entre você e a realização de sonhos e objetivos. O controle das finanças pessoais cria uma visão mais ampla sobre o que deseja realizar e, sobretudo, o que precisa fazer para alcançá-lo. A ideia aqui é estabelecer prioridades.

Evita dores de cabeça com dívidas

Sem dúvidas, não ter dores de cabeça com as contas é um dos sonhos de todas as pessoas, não é mesmo? Imagine o quão ruim é a sensação de não saber como será o mês seguinte?

Outra vantagem do planejamento é evitar o desgaste e a preocupação. Com uma vida financeira saudável e estável, o estresse não fará mais parte da sua rotina, o que garante uma liberdade financeira mais próxima do que nunca.

Cria uma percepção da verdadeira renda mensal

Uma das principais vantagens ao começar um planejamento financeiro pessoal, é a percepção da sua verdadeira renda mensal e o controle sobre o seu dinheiro. Criar esse mapa que, sobretudo, te garante mais estabilidade para manter a sua vida financeira sob controle.

Portanto, vimos o quão fundamental é colocar o planejamento financeiro pessoal como uma prioridade em sua vida, principalmente se você pretende ingressar ao ensino superior. Implemente esse hábito no seu dia a dia e veja mudanças significativas aconteceram em relação ao seu dinheiro.

Agora que você já sabe o que é, como fazer e quais são as vantagens do planejamento financeiro pessoal, não deixe para depois e comece já a mapear os seus gastos. Compartilhe esse conteúdo com amigos e torne esse assunto ainda mais presente no seu dia a dia!

Texto escrito por: PRASABER
x

Pague menos por mês na mensalidade com o Pravaler.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados