Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é o Enem e para quê serve? O que é o Enem e para quê serve?

O que é o Enem e para quê serve?

Criado pelo Ministério da Educação em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo MEC com o intuito de verificar o domínio das competências e habilidades dos estudantes de ensino médio. É um exame de caráter individual e voluntário, realizado anualmente.

Neste artigo, será possível conhecer mais sobre o Enem: para quê ele serve, os seus benefícios e as informações sobre quem deve fazer o exame e as datas de realização.

O que é o Enem?

O Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, é o maior exame de ingresso em universidades do país. Ele é constituído pelo Inep, um órgão institucional em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que criou a prova em 1998.

Como sua nota pode ser usada tanto para substituir vestibulares em instituições do país inteiro, quanto para preencher vagas em programas como o Sisu, o ProUni e o Fies, o exame deixou de ser um mecanismo de avaliação do ensino médio para se transformar em uma etapa de diferentes processos de seleção.

Para quê serve o Enem?

Segundo o MEC, o objetivo principal do Enem é avaliar a capacidade de raciocínio do estudante, que deve estar apto para aplicar os conceitos adquiridos no ensino médio para resolver situações-problema.

Inicialmente, o Enem servia para avaliar a capacidade de raciocínio e o desempenho dos estudantes de ensino médio. Porém, no decorrer dos anos, algumas mudanças foram feitas e o Enem passou a ser de grande importância na vida acadêmica dos alunos.

Veja também: O que estudar para o Enem?

Em 2009, o exame foi reformulado pelo MEC e começou a unificar o processo seletivo das universidades e mudar o currículo do ensino médio. Portanto, o Enem atualmente também serve como vestibular, pois várias universidades públicas e privadas utilizam a pontuação como forma de ingresso. Além disso, o Enem serve como critério de avaliação para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para a emissão de certificados de conclusão do ensino médio.

Como o Enem funciona?

Trata-se de uma prova realizada em duas datas. Na primeira, o aluno tem que responder 90 questões de múltipla escolha e na segunda, outras 90 e fazer a prova de redação.

O Enem avalia habilidades e competências que, teoricamente, devem ser desenvolvidas ao longo do ensino médio. Em função do resultado dessa avaliação, ele atribui notas para os alunos, notas essas que podem ser usadas como critérios para que as faculdades preencham as vagas em seus cursos.

Quem pode fazer o Enem?

A prova do Enem pode ser feita por qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio. Para realizar o exame, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

Embora a essência do Enem tenha a ver com a necessidade de se avaliar a qualidade do ensino médio no país, o exame se transformou em um meio de acesso ao ensino superior. Isso faz com que ele não seja obrigatório nem para os estudantes de terceiro ano do ensino médio, sendo optativo para qualquer pessoa, mesmo aquelas que já se formaram há anos ou que ainda estejam no primeiro ou segundo ano do ensino médio. Veja aqui como se inscrever e pagar o boleto do Enem.

O que o Enem avalia?

O Enem avalia as habilidades gerais dos alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio. Diferente do vestibular tradicional, que cobra conteúdos específicos, o Enem analisa a capacidade de leitura, de interpretação de texto e também a capacidade de aplicação de conceitos dos estudantes.

As disciplinas são divididas em quatro áreas de conhecimento. São elas:

Quais os benefícios de conseguir uma boa nota no Enem?

Ter uma boa nota no Enem é o objetivo dos vários estudantes que lotam os cursinhos no Brasil inteiro. Hoje, o Enem é o caminho mais utilizado por quem deseja uma vaga na universidade, mas não é apenas isso.

Conseguir uma boa nota no exame possibilita que alunos de escolas públicas consigam, através do Prouni, bolsas integrais e parciais para universidade e faculdades públicas e privadas no país inteiro. A nota do Enem também pode ser usada para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a aquisição do certificado de conclusão do ensino médio.

Porém, caso você não tenha feito o Enem, ainda há alternativas para pagar o curso dos seus sonhos sem que as mensalidades pesem no bolso. Faça uma simulação das suas parcelas com o Pravaler agora mesmo e confira!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter