Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Engenharia de Produção: saiba como se tornar Engenheiro de Produção Curso de Engenharia de Produção: saiba como se tornar Engenheiro de Produção

Curso de Engenharia de Produção: saiba como se tornar Engenheiro de Produção

Gosta de Engenharia de Produção, mas não sabe como funciona a graduação dessa área? Vem com a gente!

O engenheiro de produção é o profissional responsável por garantir que todos os processos produtivos de uma empresa e indústria ocorram com eficiência. Ou seja, ele deve ser capaz de dimensionar e gerenciar esses processos aplicando todas as técnicas de conhecimento sobre Gestão de Pessoas, Administração e Economia.

A verdade é que a Engenharia como um todo, é bastante promissora em relação ao mercado de trabalho, pois trata-se de uma profissão bastante ampla, que possibilita inúmeros caminhos, e um deles é a Engenharia de Produção que, sobretudo, também tem oportunidades e campos de atuação diversos.

Mas afinal, como se tornar um engenheiro de produção? Essa e outras questões veremos nesse conteúdo, portanto, continue acompanhando!

O que faz um Engenheiro de Produção?  

O setor de Engenharia de Produção é multidisciplinar e combina conhecimentos gerais da engenharia, gestão e ciências sociais, que são aplicadas para otimizar os processos produtivos e sistemas de trabalho em diferentes organizações.

O engenheiro de produção, então, melhora a eficiência e qualidade do desempenho dos processos produtivos, além de minimizar os custos de uma empresa. No entanto, não é essa a única responsabilidade desse profissional. Ele tem uma ampla gama de atribuições e funções dentro de um ambiente de trabalho. Entre as principais atividades estão:

  • Análise e melhoria dos processos produtivos: esses profissionais são responsáveis por analisar os processos que existem dentro de uma organização, identificar os principais pontos ineficientes e propor melhorias para a produção.
  • Gestão: entre suas atribuições, a de planejar, coordenar e gerenciar as atividades de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais e produtos, também é responsabilidade de um engenheiro de produção. Essa função é muito importante dentro de uma empresa, pois é ela que deve garantir que os recursos necessários estejam disponíveis no momento e local adequado.
  • Gerenciamento: as técnicas e metodologias aprendidas durante a graduação são aplicadas neste momento da profissão, e é onde os engenheiros de produção devem garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização que integra, por meio de inspeções e análise de dados.
  • Otimização dos processos produtivos: um dos seus papéis enquanto engenheiro de produção, é desenvolver métodos de trabalho que sejam eficientes para otimizar esses processos.

A área de atuação de cada profissional especializado em Engenharia de Produção varia de acordo com a indústria em que trabalha, tipo de organização e objetivos de cada lugar. Portanto, não se apegue muito às responsabilidades que aqui mencionamos, pois essas são apenas algumas das responsabilidades que um engenheiro de produção tem.

Como é o curso de Engenharia de Produção? 

O curso de Engenharia de Produção é oferecido no nível de bacharelado, por instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo dessa formação, é formar profissionais qualificados e capacitados, para desenvolverem habilidades técnicas por meio de seus conhecimentos em engenharia, gestão, ciências sociais e economia para resolver problemas dentro de uma indústria.

A graduação em questão contempla muitos conteúdos teóricos, além de diversas atividades práticas, que acontecem dentro de laboratórios e visitas técnicas em empresas e indústrias.

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Qual a duração do curso de Engenharia de Produção? 

O curso de Engenharia de Produção tem duração média de cinco anos, divididos em 10 semestres letivos.

Quais são as matérias do curso de Engenharia de Produção? 

A estrutura curricular do curso de Engenharia de Produção varia de acordo com a instituição de ensino superior, mas no geral, a graduação abrange disciplinas como:

  • Álgebra Linear
  • Administração
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Desenho Técnico
  • Economia e Finanças
  • Ética e Responsabilidade Profissional
  • Estatística e Pesquisa Operacional
  • Engenharia de Produto
  • Engenharia de Sistemas
  • Engenharia Econômica
  • Engenharia do Trabalho
  • Engenharia de Manutenção
  • Física
  • Fundamentos da Engenharia
  • Gestão de Operações
  • Gestão de Projetos
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Inovação
  • Legislação e Direito Aplicado à Engenharia
  • Logística
  • Métodos Numéricos
  • Química

Essas são algumas das matérias que podem ser encontradas no curso de Engenharia de Produção. Mas, a grade pode variar entre as instituições, portanto, consulte o currículo da universidade de interesse. Após formado, os profissionais em Engenharia de Produção estão aptos para atuar em áreas como indústria manufatureira, serviços, logística, consultoria, gestão de projetos, gestão de qualidade, entre muitos outros.

TCC e Estágio em Engenharia de Produção

Tanto o estágio quanto o TCC (Trabalho de Conclusão) são componentes importantes para a formação de um profissional habilidoso e competente no mercado, pois, é neste momento que o estudante coloca em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em situações reais da profissão.

No geral, o TCC é uma pesquisa acadêmica que pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo, isso depende da organização de cada universidade. O objetivo é fazer com que o aluno aprofunde o conhecimento em determinada área da Engenharia de Produção, de acordo com sua escolha. Esse projeto deve ser apresentado para uma banca examinadora que irá atribuir uma nota ao Trabalho.

Já o Estágio, além de ser obrigatório, ele é supervisionado, ou seja, há um profissional já formado em Engenharia de Produção ou área correlacionada, que o acompanha durante o dia a dia. Ele pode ser realizado em empresas industriais.

Qual o valor da mensalidade do curso de Engenharia de Produção   

O valor da mensalidade do curso de Engenharia de Produção pode variar de acordo com inúmeros fatores, alguns deles são: região, universidade, modalidade, turno, entre outros. Mas, vale destacar que qualquer curso relacionado à Engenharia, costuma ser mais caro, comparados com outras graduações. 

No Brasil, a faculdade em questão pode chegar a custar R$ 3.000 por mês. Entretanto, não podemos falar com precisão esse valor, pois, como mencionamos, ele pode sofrer variação. O ideal é consultar diretamente na universidade de interesse.

Como cursar Engenharia de Produção pagando menos?  

Mas a boa notícia é que, apesar dos valores altos, hoje é possível cursar Engenharia de Produção pagando pouco ou quase nada. Existem algumas estratégias e possibilidades, como bolsas de estudos, financiamentos estudantis e programas governamentais que auxiliam os estudantes que não conseguem arcar com os custos mensais, a pagar a faculdade.

Além disso, há outros caminhos em que pode te ajudar a gastar menos na sua formação, que é: optar por instituições públicas, educação à distância, tentar descontos e convênios com empresas, entre outros.

Sisu para Engenharia de Produção

Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é uma das alternativas para cursar Engenharia de Produção, neste caso, pagando nada. Isso porque, trata-se de um programa governamental que disponibiliza bolsas de estudos integrais em universidades federais e estaduais por todo o país, a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Importante lembrar que a pontuação no Exame é utilizada como critério de seleção, portanto, se dedicar para ter um bom desempenho pode fazer toda a diferença. Ao se inscrever no programa, você vai perceber que alguns requisitos são importantes para conquistar uma vaga, como por exemplo, a nota de corte do Sisu, que varia de acordo com a quantidade de estudantes que se inscrevem.

CTA simulador sisu

Bolsa para Engenharia de Produção

As bolsas de estudos para Engenharia de Produção são descontos variados, que podem ser concedidos tanto pelas próprias instituições, quanto por programas governamentais.

Um exemplo é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que disponibiliza bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes de baixa renda, que, além de terem participado do Enem, garantido uma boa nota, se encaixam nos requisitos socioeconômicos estabelecidos pelo governo federal.

Além disso, a plataforma Amigo Edu também é outra alternativa para estudar Engenharia de Produção pagando pouco, pois, nela você encontra bolsas com descontos de até 80% no valor da mensalidade do curso em diversas universidades de ponta pelo país.

Financiamento para Engenharia de Produção

Para fechar com chave de ouro, o financiamento estudantil para Engenharia de Produção também já é uma realidade na vida de estudantes que não conseguem custear a sua faculdade. Trata-se, então, de um crédito estudantil, onde o interessado só começa a pagar após a sua formação.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?  

Hoje esse modelo de empréstimo pode ser encontrado por meio de instituições financeiras e empresas privadas. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo, é uma das alternativas, assim como o Pravaler.

Vale a pena estudar Engenharia de Produção com o Pravaler?  

Pravaler é uma instituição financeira que oferece crédito estudantil para estudantes financiarem seus estudos. Optar por estudar Engenharia de Produção com o Pravaler pode ser uma opção viável para quem precisa de um suporte financeiro.

Entre as vantagens que você pode encontrar contratando o financiamento estudantil com o Pravaler, é a não obrigatoriedade de comprovação da renda familiar e a participação no Enem.

Agora que você já sabe como se tornar engenheiro de produção, que tal começar a planejar os seus estudos com o Pravaler? Não perca mais tempo e inicie o quanto antes a sua jornada acadêmica. Faça a sua simulação agora mesmo!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter