Ensino Superior: em que nível você pode chegar?
Atualmente, a Educação Básica é composta por Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º a 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Quem prossegue com os estudos depois disso ingressa no Ensino Superior.
No entanto, o Ensino Superior também é formado por etapas que podem confundir os calouros e alguns veteranos. Conheça as principais delas no nosso post de hoje e tire todas as suas dúvidas!
Neste artigo você vai encontrar:
Graduação
Os cursos de graduação representam a primeiríssima fase do Ensino Superior. Aqui, você tem a possibilidade de escolher a sua área de interesse e os diferentes tipos de graduação:
Bacharelado
O tipo mais comum de graduação é o bacharelado, que forma profissionais para o mercado de trabalho. Praticamente todas as áreas oferecem o título de bacharel para os seus graduandos.
Talvez, o exemplo mais famoso disso é o bacharel em Direito. Quem conquista um diploma nesse curso e nessa modalidade pode conduzir sua carreira de forma a se transformar em advogado ou juiz.
Licenciatura
Por sua vez, a licenciatura tem o objetivo de formar os graduandos para que eles possam ensinar o seu ofício a outras pessoas. Foi esse o diploma que os seus professores de Ensino Fundamental e Médio conquistaram!
Normalmente, os currículos dos cursos de licenciatura contam com disciplinas da área de Educação, como gestão escolar, didática e metodologias de ensino, além de estágios obrigatórios em escolas.
Tecnólogo
Também conhecido como graduação tecnológica, o tecnólogo costuma ser mais curto que as outras modalidades e é muito requisitado no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena conhecê-lo melhor.
O currículo da graduação tecnológica é totalmente voltado para atender às demandas do mercado. As disciplinas focam nos conhecimentos práticos e na habilitação do aluno para a busca de soluções.
Pós-graduação
Com o diploma de um curso de graduação em mãos, você pode fazer uma pós-graduação e aprofundar seus conhecimentos na área que escolheu. Confira os diferentes tipos de programas:
Especialização
É o curso de pós-graduação ideal para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos técnicos ou buscam atualização na área em que atuam. Diferente do bacharelado e do tecnólogo, aborda temas específicos.
A especialização é uma boa pedida quando você já está há algum tempo no mercado de trabalho e deseja adquirir novos conhecimentos para se reinventar como profissional ou ascender na carreira.
MBA
A sigla MBA significa Master in Business Administration (ou Mestre em Administração de Negócios). Basicamente, é um curso de formação de executivos em áreas como finanças, marketing e recursos humanos.
Apesar do nome, o MBA não é reconhecido como um mestrado aqui no Brasil. Ele é entendido apenas como uma especialização dentro da área de Administração de Empresas.
Mestrado
Tradicionalmente, o mestrado é o primeiro curso de pós-graduação realizado por aqueles que se formaram na faculdade e pensam em seguir carreira acadêmica (fazer pesquisas e dar aulas no Ensino Superior).
Nos últimos anos, também surgiram vários programas de mestrado profissional. O objetivo desse tipo de curso é aprofundar conhecimentos técnicos e científicos indispensáveis para o dia a dia no mercado de trabalho.
Doutorado
O doutorado é o diploma mais alto que qualquer aluno pode conquistar no Brasil. É indispensável para aqueles que pretendem atingir os mais altos níveis da carreira acadêmica.
Para obter o título de doutor, o aluno precisa propor, pesquisar e defender uma tese com algum grau de ineditismo em sua área. Os programas tendem a durar tanto quanto um bacharelado ou uma licenciatura.
Pós-doutorado
Ao contrário do que muita gente pensa, o pós-doutorado não é a última etapa do Ensino Superior! Ele não é obrigatório, não oferece diploma e não conta como um grau acadêmico.
Mesmo assim, essa modalidade pode ser bem interessante para quem acabou de concluir o doutorado e deseja estender sua pesquisa. O trabalho final pode ser um relatório de extensão, um artigo científico ou uma inovação tecnológica.
Sabia que é possível financiar a pós-graduação?
Provavelmente, você já sabe que é possível financiar os estudos da primeira fase do Ensino Superior (ou seja, bacharelados, licenciaturas e tecnólogos). Mas sabia que isso também é possível na pós-graduação?
Por exemplo, o Crédito Universitário PRAVALER oferece a possibilidade de financiamento em diferentes tipos de cursos de 300 instituições de ensino parceiras espalhadas por todo o Brasil. Será que o seu é um deles?
Agora que você já conhece os diversos graus que compõem o Ensino Superior, conte para a gente que tipos de cursos de graduação e pós-graduação pensa em fazer!