Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Lista das melhores faculdades na Paraíba: públicas e privadas Lista das melhores faculdades na Paraíba: públicas e privadas

Lista das melhores faculdades na Paraíba: públicas e privadas

Você sabia que há diversas instituições de ensino superior da Paraíba que são reconhecidas por seu ensino de qualidade e nível de excelência? Essa região do Nordeste, assim como outros estados, têm profissionais que realmente se dedicam para fornecer uma educação de alto padrão para os estudantes universitários.

Com o objetivo de te ajudar a escolher onde estudar a sua graduação, preparamos um conteúdo com as melhores faculdades da Paraíba. Tem opções de instituições públicas e privadas. Veja mais abaixo e conheça sobre cada uma delas com a gente!

Melhores faculdades públicas da Paraíba

As faculdades públicas do Brasil são reconhecidas nos rankings da América Latina, o que faz com que tenham uma valorização internacional, e as instituições da Paraíba não ficam para trás. Além disso, são opções com o benefício de não pagar nenhuma mensalidade e estudar com excelentes professores. Conheça três das melhores desta categoria!

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Em 2022, a Universidade Federal da Paraíba ficou em 31º lugar no ranking das 100 melhores instituições de nível superior da América Latina, o que indica o seu compromisso com o ensino de qualidade para os universitários matriculados em seus cursos.

Localizada na cidade de João Pessoa, a UFPB foi fundada em 1955 e desde então se desenvolveu a fim de expandir o seu campus para oferecer ainda mais espaços de estudos para os estudantes. Atualmente, conta com unidades em Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape.

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Também vista como uma das melhores faculdades públicas, a Universidade Estadual da Paraíba tem campus espalhados por todo o estado, mas com sede em Campina Grande. Aberta em 1966, essa instituição de ensino superior é bastante procurada por estudantes que querem cursar uma das mais de 50 alternativas de graduação disponíveis.

A UEPB é credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação, de forma que seja comprovado o ótimo ensino que a instituição proporciona. Além disso, os estudantes podem ter uma experiência completa também nos campus de João Pessoa, Araruna, Lagoa Seca, Catolé do Rocha, Patos, Guarabira e Monteiro.

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

A Universidade Federal de Campina Grande é mais uma possibilidade de faculdade pública para quem deseja se formar com um nível de ensino diferenciado, já que apresenta uma nota 4 na avaliação do MEC.

A UFCG é relativamente mais recente do que as instituições citadas acima porque foi fundada em 2002. As suas localizações são diversas com campus nas seguintes cidades: Campina Grande (principal unidade), Patos, Pombal, Cajazeiras, Sumé e Cuité.

Melhores faculdades privadas da Paraíba

As faculdades privadas da Paraíba também têm comprovantes de proporcionarem uma formação integral para os estudantes das graduações de licenciatura e bacharelado. Com um corpo docente composto por profissionais do mercado de trabalho e uma infraestrutura pronta para receber os alunos, as instituições que estamos relacionando abaixo são algumas das melhores do estado.

Faculdade Estácio de Sá

Quem estuda na Faculdade Estácio de Sá da Paraíba poderá sair com um diploma reconhecido em qualquer área de atuação e com uma bagagem formada por conhecimentos atualizados, seja na teoria ou na prática. Essa instituição de ensino superior particular está presente em todos os cantos do país há mais de 50 anos.

Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)

Com diferenciais como nota máxima na avaliação do MEC e corpo docente que tem mestres e doutores, o Centro Universitário de João Pessoa é uma das faculdades particulares mais procuradas por centenas de estudantes. Isso porque a Unipê proporciona fazer a sua graduação com programa de intercâmbio, o que possibilita um currículo de destaque para quem participa dessa experiência internacional.

Faculdade Rebouças

E que tal cursar a sua graduação na Faculdade Rebouças? Nesta faculdade particular da Paraíba o estudante terá acesso ao melhor da infraestrutura nas duas unidades da instituição (ambos em Campina Grande), visto que tem tecnologias em sala de aula, mais de 3 mil livros na biblioteca e laboratórios bem equipados.

Tanto a Faculdade Rebouças quanto a Unipê e a Estácio de Sá são instituições de ensino superior parceiras do Pravaler, o que permite que você consiga uma excelente solução de financiamento estudantil para estudar em uma delas.

Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

A Uninassau (Centro Universitário Maurício de Nassau) também possui uma significativa presença no estado da Paraíba, oferecendo educação de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional da região. A instituição foi fundada em 2003 e faz parte do grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

No estado da Paraíba, a Uninassau conta com unidades em diversas cidades, como João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Patos e Cajazeiras. Essas unidades oferecem uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo diferentes áreas do conhecimento.

A Uninassau da Paraíba se destaca por sua infraestrutura moderna e pelos professores qualificados, que possuem formação acadêmica sólida e experiência em suas respectivas áreas. A instituição busca oferecer uma formação teórico-prática de qualidade, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e promovendo sua empregabilidade.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Como estudar nas melhores faculdades da Paraíba?

Se o valor das mensalidades das melhores faculdades da Paraíba te preocupam e você não conseguiu a concorrida vaga nas universidades públicas dessa região, saiba que há como ter acesso a auxílios financeiros para aliviar essa despesa. Entre os mais comuns, estão as bolsas de estudo e o financiamento estudantil.

Bolsa de estudos

As bolsas de estudo são populares por darem desconto na mensalidade ou isentá-la completamente, no caso de bolsas integrais. Elas costumam ser fornecidas pelas instituições de ensino superior para os alunos que se destacaram no processo seletivo, por exemplo, ou de acordo com a nota do Enem.

Para manter esse benefício ao longo do curso de graduação, há certos requisitos a serem cumpridos: normalmente é necessário tirar notas acima da média e apresentar uma frequência escolar alta, entre outros critérios que são definidos pela faculdade.

Financiamento estudantil

O financiamento estudantil é um formato de crédito para pagar os custos desse investimento na sua carreira. Ou seja, funciona como um empréstimo fornecido por uma empresa privada, como o Pravaler, ou pelo Governo Federal, como acontece no programa Fies.

São diferentes formas de conseguir o auxílio financeiro para não apertar o seu orçamento mensal durante os anos da graduação e cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o Fies é reconhecido por começar a pagar as parcelas depois de formado, além de precisar de uma nota mínima no Enem e ter vagas limitadas para a seleção de estudantes.

Já com a gente no Pravaler, não existe limite de vagas e você não precisa de nota do Enem nem comprovar a sua renda familiar. Nós queremos te ajudar a investir na sua carreira e para isso oferecemos diversas soluções com as menores parcelas possíveis, as quais não se acumulam a cada renovação. Legal, né? Faça a sua simulação e saiba mais!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter