Pravaler
Imagem do blog
Ensino SuperiorPra saber
19 de AgostoPor Pravaler

Pós-graduação: saiba tudo sobre essa modalidade!

O estudante que acabou de ingressar no ensino superior, ou até mesmo aquele que já está terminando, com certeza já ouviu sobre a importância de continuar os estudos após sua formação para alavancar a carreira e se manter atualizado sobre o mercado. Para isso, os cursos de pós-graduação estão aí e cada vez são mais importantes para o currículo.

Cada vez mais profissionais buscam a pós-graduação como uma forma de se destacar no mercado de trabalho, aprofundar conhecimentos e abrir portas para novas oportunidades de carreira.

Em um cenário competitivo, onde a atualização constante é essencial, a pós-graduação se tornou uma estratégia para quem deseja não apenas se especializar, mas também ampliar sua rede de contatos e conquistar salários mais atrativos.

Apesar de entender a importância, nem todos sabem como funciona e quais são as melhores modalidades de uma pós. Neste guia completo, você vai entender o que é pós-graduação, como ela funciona, quais os tipos disponíveis, os principais benefícios e quais cursos estão em alta em 2025. Continue por aqui!

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é um curso de especialização acadêmica ou profissional dedicado a estudantes que já conquistaram um diploma do ensino superior. Como o próprio nome já diz, uma pós-graduação deve ser feita depois de uma graduação, ou seja, o Ministério da Educação (MEC) só permite a realização de uma pós caso o aluno tenha um diploma de graduação completa.

Veja também: Quem fez um curso tecnólogo pode fazer pós-graduação?

E essa segunda etapa da sua formação no ensino superior se divide em duas modalidades principais:

  • Lato sensu (sentido amplo): voltada para o mercado de trabalho e a prática profissional, incluindo cursos de especialização e MBAs;
  • Stricto sensu (sentido estrito): direcionada à pesquisa acadêmica e científica, como mestrados e doutorados.

De modo geral, a primeira divisão engloba cursos de, no mínimo 360 horas de aula e o certificado não é válido como diploma, que é o caso do MBA, por exemplo. Já a segunda categoria contempla aulas que podem chegar a, pelo menos, 2 anos e o estudante recebe um diploma com título, que é o caso de um mestrado e doutorado.

Como funciona a pós-graduação?

Com a valorização da pós-graduação no mercado, alguns processos começaram a se tornar mais concorridos. Engana-se quem pensa que para começar uma pós precisa passar pelas mesmas etapas que uma graduação. Geralmente, os processos para essa modalidade costumam ser mais simples, porém, mais rígidos. A seguir, confira um pouquinho sobre como as etapas de uma pós-graduação costumam funcionar:

Método de ingresso

Cada instituição possui um modelo de ingresso para começar uma pós-graduação, no entanto, três etapas costumam ser frequentemente utilizadas. A primeira delas é uma análise para entender se o perfil do estudante atende aos requisitos para a matrícula, como uma graduação completa e o conhecimento em áreas específicas.

Logo em seguida, a universidade entrevista o candidato e faz uma análise curricular, para conhecer a formação, experiência profissional e extensões feitas. Ao final, é aplicado uma prova – em sua maioria, dissertativa – para testar os conhecimentos mais profundos sobre o tema a ser estudado. Essa última etapa não acontece com tanta frequência em cursos lato sensu.

Duração do curso

O MEC determinou que todos os modelos de pós-graduação devem ter um padrão mínimo de 360 horas de duração, no entanto, o período total dependerá de cada curso. Enquanto uma pós de especialização pode chegar a 5 anos, mestrado e doutorado duram, em média, 2 anos. Os cursos de MBA variam de acordo com a grade curricular, mas geralmente acontecem também em 2 anos.

Veja tambémMestrado EAD, é possível?

Modelo de aulas

Cursos lato sensu – ou de especialização profissional – possui um modelo já utilizado também nas graduações, com aulas periódicas e apresentações de seminários. Além disso, a categoria também promove dentro de sua grade obrigatória algumas aulas práticas com cases do cotidiano.

Já as aulas de mestrado e doutorado, que se encaixam na categoria stricto sensu, são bem diferentes. Os alunos precisam se dedicar integralmente aos estudos e seus esforços são dedicados ao aprofundamento teórico e desenvolvimento de novas ideologias. Nesse processo, acontecem debates e discussões que fortalecem o pensamento crítico do estudante.

Avaliação

Cada curso de pós-graduação possui um método de avaliação próprio, que pode variar de acordo com a instituição e a área de conhecimento. As avaliações podem incluir provas escritas, exercícios práticos, apresentações orais, debates em grupo, seminários e até a produção de artigos científicos ou estudos de caso.

Esse formato diversificado tem como objetivo mensurar não apenas a assimilação teórica, mas também a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Ademais, permite que o aluno desenvolva competências como análise crítica, argumentação, trabalho em equipe e capacidade de pesquisa, habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho.

A avaliação contínua também incentiva o engajamento e garante que o profissional esteja preparado para enfrentar os desafios reais da sua área de atuação.

Trabalho de conclusão de curso

Em caso de MBA e especialização, o estudante precisa entregar uma monografia sobre um tema relacionado ao que foi aprendido, como um TCC da graduação. Ao final, recebe um certificado de conclusão de curso, que não é reconhecido como diploma.

Alunos de mestrado ou doutorado precisar desenvolver uma dissertação e tese original – em casos de cursos de doutorado – para a conclusão. Em ambas as divisões, o estudante recebe um diploma com título de mestre ou doutor.