Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Doutorado: saiba tudo sobre essa pós-graduação  Doutorado: saiba tudo sobre essa pós-graduação 

Doutorado: saiba tudo sobre essa pós-graduação 

Com os diversos tipos de pós-graduação, é muito comum que os estudantes se perguntem o que é doutorado e como funciona esse curso. A verdade é que o doutorado é um grau de pós-graduação stricto sensu cujo sua titulação é muito cobiçada. Ele é então, um curso mais aprofundado em determinada área constituída por conceitos mais teóricos.

Fato é que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e exige de profissionais que apresentem experiências e diferenciais em seu currículo. Se o doutorado é uma alternativa de ensino superior, este artigo é para você!

Como é um curso de doutorado? 

O doutorado é um tipo de pós-graduação mais elevado, que consiste em aprofundar ainda mais os profissionais na sua área de pesquisa acadêmica. O estudante de doutorado se dedica exclusivamente a uma pesquisa, cujo objetivo é apresentar novas descobertas, sejam elas sobre um tema ou área de estudo escolhida.

Ao longo da especialização profissional, os estudos devem se transformar em uma tese, e que, para concluir a pós-graduação, essa questão deve ser levada a uma banca de especialistas para avaliação e debate. O objetivo é colocar à prova os conhecimentos e estudos específicos do estudante/profissional.

O curso de doutorado é destinado a profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento. Além disso, até formados em tecnólogo podem fazer não só o doutorado, como também mestrado. Normalmente as instituições de ensino só aceitam candidatos que já tenham o título de mestre, no entanto, caso o projeto de pesquisa do estudante seja aceito pela universidade, ele pode conseguir a titulação sem precisar da formação em mestrado.

Veja também: Oportunidades e desafios para os jovens no mercado de trabalho.

Para entrar para um doutorado, o acadêmico deve, sobretudo, apresentar uma tese e obter ajuda de um orientador da sua área de conhecimento. Além disso, são exigidas várias habilidades acadêmicas de pesquisa e escrita.

São aplicadas uma prova e uma entrevista a fim de testar os domínios teóricos do estudante na sua área de estudo. O currículo profissional também é levado em consideração, bem como, suas experiências acadêmicas, provas e certificados que comprovam o conhecimento.

Além disso, o conhecimento e domínio de pelo menos dois idiomas estrangeiros – inglês deve ser um deles, é primordial para ser aprovado. Em resumo, as principais etapas para aprovar uma tese de doutorado são:

  • Análise de currículo
  • Análise do projeto de pesquisa
  • Prova para testar os conhecimentos da área
  • Entrevista com a instituição de ensino

Doutorado em faculdades públicas 

A pós-graduação stricto sensu em universidades públicas, por si só, são altamente concorridas, devido ser uma opção renomada e que eleva o grau de conhecimento do profissional. Se tratando do doutorado, é importante que o interessado consulte a universidade de interesse, pois, normalmente elas possuem um edital próprio.

Doutorado em faculdades privadas 

O doutorado em faculdades privadas costuma ter o mesmo processo que as públicas, como por exemplo, o edital. As únicas diferenças, de fato, são o pagamento das mensalidades, a estrutura do curso, modalidade e outras características que devem ser consultadas com a própria instituição.

Embora as opções apresentadas acima trata-se exclusivamente da formação no Brasil, existe também a possibilidade de realizar o doutorado fora do país, como por exemplo, em Portugal.

Assim como no Brasil, na terra portuguesa exige-se que o estudante tenha titulação em mestrado. Somente em alguns casos excepcionais, é possível ingressar diretamente após a licenciatura, mas para isso acontecer, o candidato deve ter um currículo extremamente relevante.

Qual é o valor de um curso de doutorado? 

Assim como uma graduação e pós-graduação lato sensu, o curso de doutorado em universidades particulares possuem cobrança de mensalidades, mas os valores encontrados costumam variar entre uma instituição e outra, além do curso escolhido etc.

Contudo, o curso de doutorado custa em média R$ 54.300 e R$ 86.348. Vale lembrar que esse é o custo da formação em si, e não as parcelas mensais. Neste caso, é necessário verificar com a instituição de ensino de interesse e avaliar as melhores condições de pagamento.

Já em instituições públicas, o doutorado não é pago, o que torna a alternativa mais buscada pelos estudantes que têm o interesse na titulação.

Quantos anos leva para fazer um doutorado? 

Das opções de pós-graduação stricto sensu, o doutorado é o que possui maior duração. Isso porque, ao todo, ele leva de quatro a cinco anos, diferente do mestrado, que tem duração de dois anos.

O que leva a duração do curso de doutorado ser maior é a sua exigência em dedicação. Pois, é uma formação voltada no aprofundamento de pesquisa científica. Ao final, o doutorando ou doutoranda deve apresentar uma tese que represente um avanço no conhecimento da área que está estudando.

Existe curso de doutorado EAD? 

Sim, existe doutorado EAD, além disso, é regulamentado e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

O doutorado pode ser feito tanto de forma presencial, quanto semipresencial e a distância. A carga horária costuma ser uma pequena parte do curso, visto que a maior parte do tempo, o doutorando estuda sozinho, dedicando-se inteiramente ao seu projeto de pesquisa e elaboração da tese.

Assim como no formato presencial, para fazer o curso de doutorado EAD é obrigatório ter diploma de ensino superior e, em algumas instituições, o título de mestre.

Normalmente, as instituições privadas aplicam suas próprias metodologias e recursos para o ensino EAD, por exemplo, videoaulas e teleaulas, exigência de leituras complementares, ambientes virtuais de aprendizagem e tutores. No entanto, por exigência do MEC, todo doutorado a distância deve ter: aulas presenciais, qualificação presencial para defesa da tese e apresentação presencial da tese.

Além disso, todo e qualquer programa de ensino de doutorado EAD precisa ter a autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a regulamentação do MEC.

É comum que os estudantes prestes a fazer o doutorado EAD se questionem se o diploma vale, e a resposta é que sim! O diploma obtido de doutorado no modelo a distância tem a mesma validade que o presencial, desde que tenha as autorizações dos programas que citamos acima.

Quais são os principais cursos de doutorado? 

Os cursos de pós-graduação em doutorado também contam com áreas de maior procura, bem como na graduação. Neste sentido, separamos os principais cursos de doutorado para você! Confira:

Doutorado em Educação 

O doutorado em Educação é a alternativa ideal para quem quer se tornar um pesquisador ou cientista do assunto, ou até lecionar em cursos de graduação. Além disso, essa certificação lhe amplia destaque no mercado de trabalho e garante uma carreira sólida na área.

Doutorado em Direito 

O doutorado em Direito, sobretudo, amplia de certo modo a forma de atuação jurídica, isso porque, o curso oferece um aprofundamento teórico maior que as outras especializações, por exemplo. Nesse sentido, um profissional com a titulação em doutorado ganha uma certa autoridade em determinados assuntos.

Doutorado em Administração 

Assim como para as outras áreas, o doutorado em Administração exige o título de Mestrado. Isso porque, é muito importante que o estudante interessado tenha conhecimentos acadêmicos relacionados ao campo da Administração.

Dito isso, o principal objetivo do doutorado em Administração é preparar profissionais reconhecidos pela alta habilidade em gerenciamento, isto é, empreendedores capazes de criar e dirigir organizações empresariais.

Doutorado em Enfermagem 

A pós-graduação stricto sensu está diretamente ligada ao interesse no desenvolvimento de pesquisa no ensino acadêmico, e na área da saúde, o doutorado em Enfermagem tem como finalidade formar pesquisadores capazes de desenvolver tais pesquisas, ampliar, consolidar e divulgar esse conhecimento científico na área.

Sobretudo, um doutor em Enfermagem contribui para o desenvolvimento da ciência da Enfermagem e das demais áreas da saúde, além de fortalecer grupos de pesquisa.

Doutorado em Psicologia 

O doutorado em Psicologia é dirigido, principalmente, para estudantes que possuem o título de graduação e mestrado na área de Psicologia. No entanto, profissionais formados em outras áreas pertencentes às Ciências da Saúde, Ciências Sociais e cursos não afins, mas que buscam uma formação especializada na pesquisa em Psicologia, também podem buscar a titulação em questão.

Essa pós-graduação stricto sensu tem como objetivo formar profissionais com alto nível de qualificação profissional, com noção ética da disciplina, tanto na questão científica quanto profissional. O doutorando terá opções de especialização dentro do estudo – Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia Forense, Psicologia Educativa e Psicologia do Trabalho, e deverá realizar a sua tese dentro de uma dessas linhas de pesquisa oferecidas.

Por mais trabalhoso e exigente que pareça ser, o doutorado tem como vantagem principal, aumentar o seu leque de oportunidades no mercado de trabalho e novas possibilidades de carreira, que podem vir decorrentes de pesquisas e empenho, tanto no âmbito profissional quanto profissional.

Aprimoramento no conhecimento de línguas estrangeiras, oportunidade e experiência no exterior e especialização e desenvolvimento do pensamento crítico são só algumas das vantagens que a titulação em doutorado proporciona.

 

Dito isso, o Pravaler se preocupa com a sua carreira, e neste sentido, sempre gostamos de relembrar a importância de ampliar as suas possibilidades para melhores colocações no mercado de trabalho, sejam especializações lato sensu ou stricto sensu.

E, agora que você já sabe o que é o doutorado e como funciona, qual área pretende seguir? Não se esqueça de contar com a gente para o que precisar! Continue nos acompanhando para se manter atualizado sobre os principais assuntos do mundo da educação. Até a próxima!

600x160 Dicas Estudos Semfoto

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter