Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Carreira acadêmica: conheça os 4 cargos mais desejados Carreira acadêmica: conheça os 4 cargos mais desejados

Carreira acadêmica: conheça os 4 cargos mais desejados

Já pensou em seguir carreira acadêmica? Esse artigo é para você!

No mundo da produção de conhecimentos, docência e pesquisa, a carreira acadêmica ocupa um espaço fundamental na formação de profissionais, humanos e construtores de conhecimento para a sociedade.

Diversos caminhos podem te levar a ocupar os cargos mais desejados da carreira acadêmica. Nesse artigo, vamos te apresentar as principais ocupações para quem está construindo uma carreira acadêmica, e te contar formas de entrar no meio!

Vamos lá? Boa leitura.

O que é carreira acadêmica?

A carreira acadêmica está muito atrelada ao estudo, quando este continua até as fases da graduação, pós-graduação, etc. Contudo, construir este tipo de carreira supera o simples fato de seguir estudando por toda a vida.

Podemos sintetizar a ideia da carreira acadêmica em termos de estudo contínuo e busca pela produção de novos conhecimentos ao longo de toda a vida. A base para esse propósito é o desenvolvimento de pesquisas, socialização de conhecimentos, descobertas e compartilhamento de informações com toda a sociedade.

O principal espaço que absorve profissionais que desejam ter uma carreira acadêmica é o universitário, que se volta para os eixos de ensino, pesquisa e extensão. Apesar disso, o profissional acadêmico pode ser aproveitado em todo o mercado, por possuir conhecimentos avançados em determinadas áreas para o desenvolvimento social, cultural e político do país.

Podemos dizer que quem opta pela carreira acadêmica se formará como pesquisador, podendo na maioria dos casos desempenhar o papel de professor-pesquisador, e em outros atuar em laboratórios, indústrias, associações profissionais, e em cargos de gestão pública e privada.

Por que seguir uma carreira acadêmica?

A carreira acadêmica está fortemente atrelada ao desenvolvimento da sociedade, em todos os aspectos que se pode imaginar. É através dela que são promovidas descobertas, novos olhares para o conhecimento que já é detido e as soluções para diversas outras questões que impactam o nosso mundo presente e futuro.

Dentre os benefícios da carreira acadêmica está a oportunidade de atualizar os conhecimentos de maneira contínua. Nessa busca, o ensino e a aprendizagem estão interconectados, e fornecem uma formação humanística independente da área que se decida se especializar.

Nos diferentes espaços acadêmicos, o profissional tem a liberdade de explorar considerações específicas sobre um assunto, e contribuir para o contínuo desenvolvimento social, propondo explicações, resoluções de conflitos postos, novos medicamentos, novos olhares no tratamento de doenças, etc.

Do ponto de vista da realização pessoal, uma carreira acadêmica pode proporcionar a realização de sonhos e paixões pessoas, e fazer com que o profissional se volte para mergulhar nos assuntos que mais se interessa, aprofundando a sua gama de conceitos nas respectivas áreas.

Como o mundo da pesquisa acadêmica é muito vasto, e com possibilidades inimagináveis, vale a pena testar as suas vocações para decidir se essa é realmente a melhor escolha para o seu futuro, e em caso positivo, entender qual área se encaixa mais em seus interesses e aspirações. Faça já seu teste!

CTA Teste Vocacional

Quais são as principais carreiras acadêmicas?

Há vários tipos de carreiras acadêmicas. Ou seja, se você escolher entrar neste universo, não deve se prender a apenas um campo. Cabe ressaltar que cada carreira possui seus atributos.

Confira agora algumas das principais carreiras acadêmicas:

Docente do Ensino Superior

Os docentes do ensino superior são professores que vão atuar em diferentes cursos de faculdades e universidades, nas suas áreas de interesse e formação.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo docente do ensino superior, estão:

  • Preparação de aulas para os cursos de graduação e pós-graduação
  • Desenvolvimento de cursos e minicursos
  • Apresentação de palestras
  • Avaliação dos alunos em diversos projetos

Além disso, a posição dos docentes de ensino superior está relacionada com o desenvolvimento de projetos com alunos de todos os graus de ensino. O professor universitário atua como orientador de alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisor de pós-doutorandos.

O trabalho do professor nesses casos está na orientação da escrita de dissertações de mestrado, teses de doutorado e o fornecimento de feedback personalizado. É importante que os alunos mantenham uma boa relação com seus orientadores, e estejam aptos a desenvolver os projetos nos prazos indicados.

Coordenador de Curso

O coordenador pedagógico responsável pela coordenação de cursos está envolvido em todos os níveis de gestão dos projetos acadêmicos, em programas de graduação e pós-graduação.

Esse profissional é responsável por gerir os programas de ensino, e observar se eles estão de acordo com as práticas educacionais de todos os docentes, atendendo às demandas de todo o corpo social acadêmico, que inclui professores, alunos, funcionários e comunidade externa.

O coordenador de curso também se responsabiliza por desenvolver currículos dos cursos, propondo disciplinas e reformando possíveis currículos que sejam problemáticos para o desenvolvimento de projetos de ensino.

Por fim, a colaboração entre coordenadores e professores é essencial para fornecer um ensino de qualidade, com as melhores estratégias e propostas de uso dos recursos didáticos disponíveis.

Professor pesquisador

O professor pesquisador é aquele que se volta para, além da docência, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estudos com característica de originalidade e inovação, avançando nos campos já postos.

Os trabalhos do pesquisador envolvem o desenvolvimento de hipóteses junto a estudos teóricos de embasamento, coleta e análise de dados, além da capacidade de socializar os conhecimentos produzidos no âmbito da academia com a sociedade em geral.

Essa ocupação exige a capacidade de atualização sobre tudo o que há de mais novo no mundo da pesquisa, acompanhando toda a publicação de artigos em revistas, congressos e tecnologias desenvolvidas por pares do universo da pesquisa.

Cabe ressaltar que o pesquisador deve buscar a publicação dos resultados de suas pesquisas em livros, revistas e anais de congressos, pois o conhecimento produzido deve ser disponibilizado para outros pesquisadores e para toda a sociedade civil que financia as pesquisas acadêmicas em sua maioria.

Consultor especializado

Um consultor especializado é um profissional valioso para o mercado público e privado, pois pode se inserir em diferentes momentos de grande importância para o desenvolvimento de produtos, técnicas e soluções para problemas identificados.

Desde a atuação em projetos de pesquisa, produção de novos medicamentos, produtos para o consumo, até em conselhos de pesquisa e gestão pública, o consultor especializado usa de toda a sua expertise para auxiliar na tomada de decisões ou fornecer panoramas valiosos para que essas decisões sejam tomadas.

Veja também: Carreira pública: conheça os 18 cargos mais desejados

Em espaços muito variados, pode ser requisita a presença de um consultor especializado, pois os bons gestores selecionam profissionais com conhecimentos específicos para garantir o sucesso de suas propostas, entendendo que não é possível dominar, de uma só vez, conhecimentos em todas as áreas.

Agora que você já conheceu as principais ocupações que têm relação com a carreira acadêmica, que tal conhecer um pouco mais sobre como iniciar uma carreira acadêmica?

Como iniciar uma carreira acadêmica?

O início de uma carreira acadêmica pode acontecer mais cedo do que você imagina. Os programas de iniciação científica estão disponíveis desde o ensino médio, para alunos que trabalham em colaboração com projetos de professores universitários e garantem uma bolsa de ensino, pesquisa e extensão.

No âmbito da graduação, o estudante pode ingressar em programas de iniciação científica ou iniciação à docência específicos para a sua área. Nessa etapa, é fundamental construir um bom relacionamento com professores, pesquisadores e participar de eventos científicos como congressos, semanas e feiras, de preferência iniciando a produção de trabalhos científicos.

Na pós-graduação, o mestrado acadêmico é a porta de entrada para pesquisadores que querem, de fato, investir numa carreira acadêmica. Ao longo de dois anos, o pesquisador entenderá como realizar uma pesquisa científica que traz considerações sobre um tema já posto, seja explorando lacunas na produção do conhecimento, seja trazendo novos olhares ainda não discutidos. Nessa fase, é exigido a produção de artigos científicos.

No doutorado, espera-se uma consolidação para a busca da carreira acadêmica. O pesquisador é levado a desenvolver novos conhecimentos científicos, apresentando uma tese para a comunidade. Estimula-se a produção de livros, eventos, artigos científicos e o engajamento com eventos que envolvem todos os membros da comunidade científica.

Por fim, projetos como o pós-doutorado ou concursos consolidam a formação na carreira acadêmica, pois demonstram que o profissional está apto a atuar em diferentes vertentes relacionadas à academia, além de ter cumprido os ritos necessários para se encaixar neste vasto universo de produção de conhecimentos.

Não deixe de pesquisar, quando puder, o quadro de profissionais de universidades, empresas e da gestão governamental para entender qual a formação de quem ocupa funções em todas essas esferas, para ter uma ideia de quais foram os caminhos que aproximaram essas pessoas da tão sonhada carreira acadêmica.

E aí, se interessou em iniciar uma carreira acadêmica? Não deixe de escolher o curso dentro da área que mais te interessa. Assim, você fica cada vez mais próximo desse sonho. Quando fizer sua escolha, venha simular o seus estudos com juros mais baixos com o Pravaler!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter