Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Universidade de Passo Fundo (UPF): saiba tudo sobre a instituição Universidade de Passo Fundo (UPF): saiba tudo sobre a instituição

Universidade de Passo Fundo (UPF): saiba tudo sobre a instituição

No estado do Rio Grande do Sul não faltam boas instituições de ensino superior particulares. Uma delas é a Universidade de Passo Fundo, a UPF, a qual se destaca por sua boa qualidade de ensino, diversidade nas alternativas de cursos de graduação, além de outras vantagens que iremos apresentar para você a seguir.

Vamos conhecer mais sobre a Universidade de Passo Fundo?

Sobre a Universidade de Passo Fundo (UPF)

Fundada em 1968, a Universidade de Passo Fundo está localizada na cidade de mesmo nome e é considerada uma das melhores instituições de ensino privadas do estado do Rio Grande do Sul (RS).

Segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF 2023), a UPF está na 4ª posição entre as instituições privadas no estado e na 12ª posição entre as privadas do Brasil. Essa avaliação analisa as universidades com base em sua qualidade de ensino, indicadores de pesquisa, inovação, mercado e internacionalização.

Assim, pode-se verificar que a Universidade de Passo Fundo é consolidada dentre as demais instituições de ensino tanto do país quanto da região Sul, formando estudantes preparados para se tornarem profissionais capacitados nos mais variados cursos de graduação e carreiras.

Em relação aos números da UPF, são mais de 24.000 alunos, mais de 930 membros no corpo docente, 61 cursos disponíveis e um total de seis campus diferentes.

Benefícios e vantagens da UPF

Toda instituição de ensino, seja privada ou pública, apresenta pontos fortes que podem ser vistos como benefícios e vantagens, além de serem diferenciais que a universidade oferece para os seus estudantes.

Entre os benefícios da UPF estão os 43 cursos estrelados no Guia do Estudante 2023, estar na 12º posição entre as faculdades privadas do Brasil e ter cursos acreditados e reconhecidos no Mercosul.

Dessa forma, o aluno formado nessa instituição tem ainda mais peso com o nome da Universidade de Passo Fundo em seu currículo, o que é capaz de ajudá-lo a abrir portas no mercado de trabalho e se destacar frente aos concorrentes em oportunidades de emprego.

Quais cursos a UPF oferece?

Nessa universidade há diversos cursos referentes às carreiras mais procuradas pelos estudantes universitários, como Medicina, Direito, Arquitetura e Urbanismo, cursos em diferentes modalidades da área de Engenharia, Administração, Ciências Biológicas e outras possibilidades comuns na área da Saúde.

Cursos de graduação

Se você tem interesse em saber quais são as principais opções de cursos de graduação oferecidos por esta renomada instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul, selecionamos alguns para você. Confira abaixo:

Cursos de pós-graduação online

Os cursos de pós-graduação online da Universidade de Passo Fundo também são referência no mercado de trabalho e no EAD. Eles são 100% digitais e feitos para quem busca flexibilidade na rotina para estudar com ainda mais autonomia. Assim, desde o processo da matrícula e o envio de documentos, até as avaliações são feitas totalmente pela internet.

Além disso, a universidade conta com outro diferencial em suas opções de pós-graduação online: os cursos têm duração de a partir de seis meses, garantindo uma certificação rápida, mas com a mesma qualidade de demais alternativas de ensino. Também há opções com dez meses, um segundo jeito de encaixar uma extensão de aprendizado às suas necessidades e a sua rotina.

Como funciona o vestibular da UPF?

O processo de seleção da Universidade de Passo Fundo disponibiliza mais de uma forma de ingressar nos cursos de graduação da instituição, mas o principal ainda é o vestibular da UPF. O primeiro passo, o qual é geral para todos os meios de entrar na universidade, é pagar a taxa de inscrição.

Em seguida, o estudante precisa realizar uma redação, mas antes deve escolher entre duas modalidades: a de fazer a prova presencialmente, com data e local já definidos, ou utilizar a nota do Enem anterior como pontuação para conseguir sua vaga. Também há a possibilidade de ingressar por meio do vestibular online. Todas as informações estão explicadas no manual do candidato disponibilizado pela própria universidade.

Polos e campus da UPF

Você lembra que falamos sobre a UPF ter seis diferentes locais? Pois bem, as unidades desta universidade no Rio Grande do Sul são as seguintes:

  • UPF Carazinho – Localizada em: Rua Diamantino Tombini, 300 – Oriental, Carazinho;
  • UPF Passo Fundo – Campus I – Localizada em: Rodovia BR-285 km 292, 7 – São José, Passo Fundo – RS;
  • UPF Soledade – Localizada em: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 3013 – Botucaraí, Soledade – RS;
  • UPF Lagoa Vermelha – Localizada em: Rua Protásio Alves, 50 – Alto Pedregal, Lagoa Vermelha – RS;
  • UPF Casca – Localizada em: Rua Barão do Rio Branco, 375 – Centro, Casca – RS;
  • UPF Sarandi – Localizada em: Avenida Expedicionário, 64 – Universitário, Sarandi – RS.

Como fazer a matrícula na UPF?

Na Universidade de Passo Fundo, além do procedimento padrão para realização da matrícula, onde o estudante vai até o campus da faculdade resolver tudo presencialmente, também é possível realizar o processo 100% digital. Para fazer a matrícula on-line, os calouros precisam seguir alguns passos bem simples:

  • No momento em que os estudantes realizam a inscrição para o vestibular, eles recebem, por e-mail, informações com usuário e senha para acessar ao portal da UPF;
  • Com esses dados em mãos, basta acessar a Intranet;
  • No canto esquerdo você encontra uma opção “acadêmico” > “confirmação de matrícula”;
  • Preencha todos os campos com os documentos necessários. Caso não tenha alguma documentação no momento da matrícula, você pode inserir um documento em branco e depois enviar para [email protected];
  • Após inserir todos os documentos, aparecerá um contrato online para assinar. Se você for menor de 18 anos, será enviado para o e-mail do responsável.

Após a assinatura, será gerado e enviado um boleto com o valor referente à matrícula. A matrícula só será concluída após a identificação do pagamento do boleto que pode demorar até 2 dias úteis.

Confira abaixo quais os documentos necessários para fazer a matrícula na faculdade:

UPF Intranet

Como mencionamos acima, a Universidade de Passo Fundo também conta com a Intranet: o espaço virtual em que os alunos matriculados conseguem acessar diversas informações sobre o seu curso ao entrarem com o seu login e senha. O portal do aluno com todos os serviços e informações essenciais é mais uma maneira que a instituição de ensino encontrou para melhorar a experiência de seus estudantes a fim de tornar os anos acadêmicos ainda mais práticos.

O que você achou sobre conhecer um pouco mais sobre essa incrível universidade da região Sul e que é referência em todo o solo nacional? Queremos continuar levando o máximo de notícias e de informações para você. Para isso, continue acompanhando os conteúdos que publicamos aqui em nosso blog diariamente.

E se você busca um financiamento estudantil que é a solução ideal para você estudar nas principais faculdades privadas do Brasil sem pagar caro por isso, no Pravaler temos oportunidades imperdíveis para você. E o melhor: a Universidade de Passo Fundo é nossa parceira e oferece financiamento estudantil privado do Pravaler para que você estude sem peso no bolso.

Faça a sua simulação gratuitamente e descubra agora mesmo quanto você irá pagar todo mês para estudar nos cursos da Universidade de Passo Fundo!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude na Universidade de Passo Fundo pagando menos por mês com o Pravaler.

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil e faça o curso que você sempre sonhou na UPF.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter