Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Entenda as diferenças entre empréstimo e financiamento Entenda as diferenças entre empréstimo e financiamento

Entenda as diferenças entre empréstimo e financiamento

Atualmente, existe mais de uma maneira de conseguir dinheiro para quitar dívidas ou para investir em um sonho, e é preciso saber decidir corretamente em relação a qual a forma de crédito é melhor para você. Se você está nessa procura por soluções financeiras, entender sobre as diferenças entre empréstimo e financiamento pode ser uma boa ideia.

Quer saber mais tudo desse assunto, quais as características de cada formato de crédito e como tomar essa decisão? Continue acompanhando este conteúdo completo que preparamos para você. Vamos nessa?

O que é empréstimo?

Bastante popular entre os brasileiros, o empréstimo é uma linha de crédito em que você não precisa dizer exatamente como vai usar a quantia solicitada. As finalidades podem ser desde pagar uma dívida até a fazer uma reforma na casa, realizar o sonho de uma viagem ou ainda pagar despesas imprevistas.

O empréstimo deve ser contratado junto com uma instituição financeira e irá seguir algumas regras, como prazo de pagamento deste dinheiro “emprestado”, taxas de juros, valor das parcelas a serem pagas e outros aspectos que forem definidos neste acordo entre pessoa física (quem solicita) e pessoa jurídica (quem concede).

Tipos de empréstimo

Existem alguns tipos de empréstimos que são mais comuns, como empréstimo pessoal, empréstimo com garantia (de carro, de imóvel ou outro) e empréstimo consignado. Cada um tem as suas respectivas características, como precisar colocar algum dos seus bens materiais como garantia de pagamento ou que é específico para um público, como o consignado é voltado para aposentados pelo INSS e para trabalhadores CLT.

Ao ver quais opções estão disponíveis para o valor que você está pedindo, é necessário se atentar para as formas de pagamento e pelo que pagará ao final, isto é, quanto de taxas a mais terá esse contrato.

Juros do empréstimo

Os juros do empréstimo costumam ser um importante ponto para quem procura este formato de crédito. Afinal, será um valor a mais a ser pago junto com o dinheiro que foi fornecido para quem contratou e pode encarecer o acordo em questão.

Para saber ao certo quanto de juros irá pagar no empréstimo contratado, é necessário ver junto à instituição financeira quais são as condições dessa taxa, como os juros são calculados e cobrados, qual banco tem a menor taxa, entre as demais condições de pagamento que variam de uma empresa para a outra.

Vantagens do empréstimo

Como você viu que há no mercado financeiro tipos diferentes de empréstimo, sendo cada um com os seus aspectos definidos, eles poderão ter vantagens distintas também. No entanto, são dois os benefícios principais pelos quais esse formato de crédito é bastante procurado.

Um deles é em relação à praticidade para receber o dinheiro, já que, na maioria dos casos, o valor solicitado é aprovado rapidamente e sem tanta burocracia. Mas é importante lembrar que as situações irão variar entre os cenários, seja a condição apresentada pelos bancos ou pelo solicitante.

A outra vantagem é que normalmente não precisa descrever detalhadamente qual é o destino do dinheiro recebido, como falamos acima. Assim, você terá como realizar o seu objetivo financeiro independentemente de qual for e de como quiser fazer isso.

O que é financiamento?

Continuando para a segunda parte deste conteúdo, saiba que o financiamento também é uma forma de conseguir o dinheiro que você precisa para determinado propósito. O que caracteriza esse tipo de crédito é que o montante será destinado para um fim específico, como a compra de um imóvel ou automóvel, o pagamento de estudos, entre outros similares.

Reconhecido por ser um formato de empréstimo, o dinheiro do financiamento não vai para a conta de quem o contratou, mas direto para a empresa que deverá receber o pagamento. Como uma incorporadora ou uma instituição de ensino, por exemplo.

Tipos de financiamento

São vários os tipos de financiamento. Os mais comuns são: financiamento imobiliário, financiamento estudantil, financiamento de veículo, carta de fiança, autofinanciamento (ou consórcio) e financiamento coletivo (crowdfunding).

Entre cada uma dessas modalidades há ainda alternativas próprias que irão definir quais são as regras e aspectos do financiamento.

Juros do financiamento

Assim como acontece com o empréstimo, também são cobrados os juros do financiamento, seja qualquer um dos tipos listados acima. Eles costumam ser juros simples, juros compostos, ou ainda outros, e fazem com que a quantia solicitada tenha esse acréscimo dependendo do tempo que será pago.

Em relação ao empréstimo, o financiamento é capaz de ter juros menores. Mas, de qualquer forma, entender quais são as alternativas que estão disponíveis no mercado financeiro é ideal para escolher o financiamento que não vai atrapalhar as suas finanças e te ajudar a chegar ainda mais perto da realização do seu sonho.

Vantagens do financiamento

Dentre os benefícios conhecidos do financiamento, um deles é que o bem financiado já pode ser usado assim que o contrato começar a valer. Desse jeito, você estará morando na sua casa própria, andando com o veículo ou fazendo o curso escolhido enquanto paga as parcelas desta solução financeira.

Além disso, há mais uma vantagem: você estará investindo no seu futuro, seja com um bem material ou com a formação em uma carreira. Isso faz com que conseguir o financiamento seja apenas o começo do retorno que possivelmente será recebido ao longo do prazo.

Prv_empréstimo_x_financiamento

Diferenças entre empréstimo e financiamento

Então, vamos lá: afinal, quais são as diferenças entre empréstimo e financiamento? O primeiro costuma ser menos burocrático do que o segundo, já que não precisa comprovar qual é o fim destinado para o dinheiro que está sendo pedido na instituição financeira. Isso faz com que os juros também sejam diferentes, já que no financiamento eles são menores.

Por fim, o empréstimo é mais rápido de conseguir até mesmo por existirem opções pré-aprovadas junto ao banco em que você faz movimentações das suas finanças, enquanto o processo de ser aprovado para o financiamento pode ser um tanto quanto mais lento por envolver mais burocracias.

É importante ressaltar que essas são apenas algumas das diferenças gerais entre empréstimo e financiamento. As características específicas podem variar dependendo da instituição financeira, país e tipo de empréstimo ou financiamento em questão. É sempre recomendável buscar aconselhamento financeiro adequado e ler cuidadosamente os termos e condições antes de fazer qualquer compromisso financeiro.

Mas sabia que se você está atrás de um financiamento estudantil sem complicação, aqui no Pravaler você encontra? Temos as menores taxas do mercado e você pode fazer todo o processo de contratação online com muita praticidade. Descubra as soluções que temos para você!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter