Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça os melhores programas de bolsa de estudos do Brasil Conheça os melhores programas de bolsa de estudos do Brasil

Conheça os melhores programas de bolsa de estudos do Brasil

Conquistar o diploma de nível superior é o sonho de boa parte dos estudantes que estão prestes a sair do Ensino Médio. Atrelado às dúvidas e incertezas de qual carreira seguir, a questão financeira é também um dos obstáculos a ser enfrentado, afinal de contas, um curso de graduação no Brasil não é uma das coisas mais baratas.

No entanto, atualmente existem diversas possibilidades de entrar na faculdade pagando pouco ou até mesmo nada, e uma das alternativas é por meio de bolsas de estudos. Algumas instituições de ensino chegam a oferecer até 100% de desconto no valor da mensalidade em seus processo seletivos e programas de incentivo próprio. Além disso, programas governamentais e plataformas também podem ser uma boa opção.

Está pensando em ingressar na universidade e não sabe como? Vem cá que selecionamos os melhores programas de bolsas de estudos do Brasil para você fazer, de uma vez por todas, a sua faculdade dos sonhos! Vamos nessa? Boa leitura!

Programas de bolsa de estudos do governo

Com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior, o governo federal junto ao Ministério da Educação (MEC), dispõe de diversos programas. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um deles, que funciona basicamente como um empréstimo universitário, em que o aluno só começa a pagar após concluir a faculdade.  

Mas hoje o assunto é bolsa de estudos para faculdade, e entre os programas disponíveis atualmente, podemos destacar o Prouni, Pronatec, Bolsa da Capes e muitos outros.

Importante lembrar que cada programa tem suas próprias regras, mas todos, sem exceção, existem para tornar as mensalidades mais acessíveis. A seguir, você confere as opções de bolsas de estudos do governo e como participar em cada um deles!

Programa De Bolsa De Estudos

Ciências sem Fronteiras

O programa Ciências sem Fronteiras (CsF) foi uma iniciativa do governo federal criada em 2011, que tinha como objetivo oferecer bolsas de estudos para fora do Brasil, ou melhor dizendo, para intercâmbios em vários países. O projeto tinha parceria com os Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), juntamente com a CAPES e o CNPq.

No início, o foco era disponibilizar mais de 100 mil bolsas de estudos para estudantes inscritos em cursos de graduação ou pós-graduação na área da ciência e tecnologia.

Entretanto, no ano de 2017, o governo federal anunciou definitivamente o encerramento do programa. Um dos fatores principais que levou ao fim do CsF foi as limitações orçamentárias apresentadas naquele período. 

Os estudantes que queriam estudar com o CsF na época deveriam cumprir uma série de requisitos, incluindo a participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de obter uma nota superior a 600 pontos. As bolsas de estudos do Ciências sem Fronteiras tinham duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas por até 18 meses.

Além da bolsa de estudos, os estudantes beneficiados pelo programa também tinham o auxílio-instalação, auxílio material didático e passagens aéreas para o país de destino.

Bolsa da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um sistema vinculado ao MEC, responsável por coordenar os programas de pós-graduação a fim de fomentar a pesquisa científica e tecnológica no país. O programa de bolsa da CAPES é oferecido em diferentes tipos, entre elas estão:

  • Bolsas de Mestrado e Doutorado: concedidas para estudantes de pós-graduação stricto sensu para auxiliar nas despesas durante o curso.
  • Bolsas de Pós-doutorado: voltada para pesquisadores que concluíram seus doutorados recentemente, a fim de oferecer suporte para desenvolvimento de pesquisas em instituições de ensino no Brasil e no exterior.

Importante destacar que a distribuição da bolsa da CAPES é feita por convênio com cada instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada. O benefício é concedido a partir de alguns critérios. No ensino público, por exemplo, as faculdades seguem o Programa de Demanda Social, já nos particulares, as bolsas seguem o Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares).

A ideia é que o estudante tenha ajuda de custo para comprar materiais de estudo para conseguir manter a sua trajetória acadêmica intacta. Os valores podem variar de acordo com a modalidade. A duração é de 12 meses, sendo permitida a renovação anual.

Bolsa do Prouni

Prouni (Programa Universidade para Todos) é também um programa ofertado pelo governo federal, cujo objetivo é ampliar o acesso à educação superior. Ele oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas.

Mas para conseguir o benefício, é necessário que o estudante atenda a uma série de requisitos. Para as bolsas integrais, ele deve ter uma renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, enquanto para bolsas parciais, renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa.

Além disso, para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni, o candidato deve ter participado do Enem mais recente, ter tido um desempenho superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. As inscrições do Prouni são feitas pela internet, no site oficial do programa. Ele acontece duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo.

Pronatec

Criado em 2011 pelo governo federal junto ao MEC, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é mais uma das ferramentas disponibilizadas para que estudantes brasileiros tenham acesso à educação superior de qualidade.

O Pronatec tem como objetivo democratizar o ingresso de jovens de baixa renda em cursos técnicos e profissionalizantes. O programa, portanto, dispõe de subprogramas que atendem necessidades específicas para cada público, e são:

  • Pronatec EJA: Criado para ampliar e dar oportunidades a jovens e adultos que não concluíram os estudos antes. Essa modalidade é destinada aos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), e são oferecidos cursos através da bolsa de formação.
  • e-Pronatec: Já essa modalidade foi criada para que estudantes e trabalhadores tenham acesso aos cursos técnicos na modalidade EAD.

Uniedu

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), como o próprio nome já sugere, é destinado para estudantes que moram e residem no estado catarinense. Ele oferece bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação.

O Uniedu foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. Ele permite que estudantes que não tenham condições financeiras para investir em educação, possam continuar seus estudos. As bolsas variam de 25% a 100% de desconto no valor da mensalidade. O critério base para definir a porcentagem vai de acordo com o índice de carência de cada candidato, descrito no ato na inscrição do processo seletivo.

Diferente do Prouni, por exemplo, o programa Uniedu é renovado a cada seis meses, ou seja, o aluno deve, semestralmente, participar novamente do processo seletivo.

Nossa Bolsa

O Programa Nossa Bolsa foi criado e desenvolvido pelo governo do estado do Espírito Santo, com o objetivo de promover a inclusão e desenvolvimento social na educação superior. Concede, portanto, bolsas parciais e integrais a estudantes que desejam estudar em uma das instituições privadas do estado.

O Nossa Bolsa é destinado para estudantes da rede pública de ensino. Além da graduação, o programa também conta com bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado. Para participar, o candidato deve se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Enem no ano do edital
  • Residir no Espírito Santo
  • Ter concluído o ensino médio na rede pública ou rede particular como bolsista integral, no Espírito Santo
  • Ter concluído o curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no ES
  • Ter concluído o ensino médio ou curso técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES)
  • Não ter concluído nenhum curso de graduação

Bolsa Universidade

Já para os residentes de Manaus, capital do Amazonas, o Bolsa Universidade contempla bolsas que cobrem 50%, 75% ou até 100% do valor da mensalidade para cursos de graduação presenciais. Essa é uma iniciativa do governo para aumentar o número de estudantes nas faculdades privadas do estado.

Para conseguir entrar e participar do programa Bolsa Universidade, o candidato deve atender alguns critérios para seleção, como:

  • Ser morador de Manaus
  • Estar matriculado ou aprovado no vestibular em uma instituição credenciada no programa
  • Ter renda familiar de até um salário-mínimo e meio
  • Não ter diploma de nível superior
  • Não estar matriculado em nenhuma faculdade pública e nem ter outros benefícios governamentais, como Prouni ou Fies.

Programas de bolsa de estudos de empresas privadas

Em contrapartida, há também os programas de bolsa de estudos de empresas privadas, ou aqueles oferecidos pela própria instituição de ensino superior.

Uma bolsa de estudo em uma faculdade não só ajuda o estudante a conquistar o tão sonhado diploma de nível superior, como também muda realidades e perspectivas de vidas, dando acesso a um emprego de qualidade, além de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Fato é que tudo ficou mais fácil depois da internet. Hoje existem diversas plataformas que, por meio de parcerias com as faculdades privadas, oferecem descontos em diversas instituições de todo o Brasil. Nelas, você encontra cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e até de idiomas com preços bem acessíveis.

Entre as opções, encontramos o Quero Bolsa, Educa Mais Brasil, Amigo Edu e muitos outros que, com o mesmo propósito, visam ampliar o acesso à educação superior no Brasil, oferecendo ensino de qualidade em ótimas universidades.

Agora é hora de conhecer alguns dos programas de empresas privadas que existem por aí!

Estudar Fora

A plataforma Estudar Fora, como o próprio nome já sugere, é destinada para aqueles jovens que desejam estudar fora do país.

Ele, portanto, compila as melhores bolsas de estudo para intercâmbio. A plataforma é uma iniciativa da Fundação Estudar (que veremos mais detalhes logo na sequência), que, em resumo, trata-se de uma organização social que acredita que estudar fora e fazer intercâmbio pode ter um impacto transformador na vida de cada um.

Quero Bolsa

A plataforma do Quero Bolsa oferece bolsas de estudos com até 80% de desconto no valor das mensalidades em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, é possível encontrar descontos em cursos de graduação, pós-graduação, escolas e colégios de educação básica, cursos de idiomas, cursos técnicos e livres.

Para garantir uma bolsa de estudos pelo Quero Bolsa, basta o aluno acessar o site, selecionar o curso e a instituição de interesse. Após isso, será apresentado uma série de opções disponíveis e basta escolher a que mais faz sentido para o que procura.

A única exigência para conseguir o benefício através do Quero Bolsa, é não ter nenhum vínculo com a faculdade de interesse. Ou seja, você não pode ter feito a matrícula e nem ter participado do vestibular da instituição parceira.

Depois de fazer o cadastro na plataforma, o interessado deve fazer o pagamento da taxa de adesão (que varia de acordo com a oferta). O ideal é que você leia atentamente todo o regulamento da plataforma e regras da bolsa que te interessou. Lembre-se que o Quero Bolsa não inibe a participação no vestibular da faculdade ou apresentação da nota do Enem.

Fundação Estudar

A Fundação Escolar surgiu na década de 90 e, de lá para cá, já impactou diretamente a vida de muitos brasileiros, ao abrir oportunidades para cursarem cursos de graduação, intercâmbio e pós-graduações em instituições como Harvard University, Oxfor University e Université de Lyon.

Mas, muito além disso, a iniciativa tem como objetivo apoiar e desenvolver jovens a transformarem as suas respectivas áreas de atuação. O programa também oferece outros benefícios, que incluem: acesso exclusivo à comunidade de líderes, mentoria com pessoas que já participaram do programa, eventos de conexão e apoio financeiro para cobrir custos e despesas necessárias para se manter no curso.

Para participar da Fundação Estudar, o candidato precisa ter até 34 anos e deve estar matriculado em uma faculdade. As bolsas de estudo podem ser usadas para fazer o curso de graduação aqui no Brasil, no exterior ou com intercâmbio.

O processo seletivo da Fundação Estudar é feito em sete etapas, que incluem:

  • Inscrição
  • Teste de perfil e lógica
  • Gravação de vídeo e questionário
  • Entrevista online
  • Dinâmica em grupo
  • Painel com ex-bolsistas
  • Entrevista final

Importante lembrar que todas as fases são eliminatórias, e as primeiras quatro são feitas pela internet. O valor da bolsa oferecida varia de acordo com o curso e a instituição em que o aluno está matriculado.

Educa Mais Brasil

O programa do Educa Mais Brasil está presente em todos os estados brasileiros, e oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto para todos os níveis de escolaridade. A plataforma tem parceria com mais de 35 mil instituições.

Para conseguir o benefício é bem simples. Basta realizar a inscrição escolhendo uma das opções de cursos, que podem ser para graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, idiomas, preparatórios para concursos, profissionalizantes, EJA e pré-vestibular/ENEM.

Qualquer pessoa que deseja estudar em uma instituição de ensino superior pode conseguir o benefício. Vale destacar que o programa visa a inclusão educacional, portanto, o único e principal critério de avaliação é a falta de condições para pagamento mensal da sua faculdade.

Amigo Edu

Quem avisa amigo… É! E disso a plataforma do Amigo Edu entende bem. Por lá, você encontra bolsas de estudo com até 80% de desconto no valor da mensalidade até o final do curso.

O Amigo Edu tem parceria com diversas instituições privadas de nível superior em todo o país, para cursos de graduação presencial e EAD (ensino a distância). A plataforma se destaca por não exigir a participação do Enem, por exemplo. O ingresso na faculdade é facilitado de todas as formas, desde a pesquisa (que você pode filtrar por curso, cidade e faculdade), até a realização da matrícula (que pode ser feita em qualquer época do ano, não apenas no início dos semestres).

Neora

As bolsas de estudo do Neora já beneficiaram mais de 400 mil alunos por todo o país. A iniciativa oferece descontos nas mensalidades que podem chegar a quase 90% em cursos de diferentes áreas do conhecimento.

O processo para conseguir o benefício é bem simples. Basta acessar o site do Neora, escolher o curso, selecionar a cidade em que deseja estudar e clicar em “buscar bolsa”. Em seguida, será apresentada uma lista com os cursos, faculdades e descontos disponíveis.

Depois de escolher a opção que melhor se encaixa nos seus objetivos, é hora de se cadastrar no site. Vale destacar que para concluir o acesso à bolsa, o candidato deve participar do vestibular da faculdade parceira, ser aprovado e deve também pagar uma taxa referente à pré-matrícula. Não é necessário comprovação de renda familiar. É importante ler atentamente o regulamento de participação do processo seletivo.

Mas, além dos programas de bolsas de estudo de empresas privadas, é possível ingressar no ensino superior participando de processos seletivos oferecidos pelas próprias faculdades, isso mesmo! Algumas delas disponibilizam bolsas através do vestibular, ou até mesmo usando a sua nota do Enem.

Vale destacar que dificilmente você encontrará uma instituição que oferece bolsas integrais, mas muitas concedem descontos de 50% a 70% no valor da mensalidade. Entre as faculdades parceiras e reconhecidas pelo MEC, destacamos:

Mas e aí, não conseguiu uma bolsa de estudos ou, entre as alternativas apresentadas, nenhuma encaixa no seu perfil? Que tal fazer agora mesmo a simulação do seu financiamento estudantil com o Pravaler?

CTA Faca O Curso Que Sempre Sonhou Sem Pesar No Bolso Pravaler

O Pravaler é um programa de crédito universitário privado que oferece uma alternativa viável para aqueles que buscam apoio financeiro para custear seus estudos. Diferente de programas governamentais, como o Fies, já mencionado neste conteúdo, o Pravaler é administrado por instituições financeiras em parceria com diversas instituições de ensino superior privadas no Brasil.

Ele permite que os estudantes financiem suas mensalidades de forma flexível. Uma de suas características é que os juros são os menores já praticados no mercado. Além disso, o processo de solicitação e análise de crédito do Pravaler é completamente simplificado, projetado, principalmente, para ser ágil e eficiente. Os estudantes interessados em contratar o crédito universitário podem fazer a solicitação de forma inteiramente online, basta preencher um formulário com dados pessoais, e fornecer documentos que comprovem a renda.

Mas como encontrar o meu financiamento estudantil com o Pravaler?

O primeiro passo é escolher a instituição de ensino – ela deve ser parceira do Pravaler!

Feito essa escolha, é hora de decidir qual curso fazer e, em seguida, realizar a solicitação do financiamento online. Durante esse processo, vale lembrar que podem ser solicitadas informações sobre renda familiar e outros dados financeiros.

As vantagens de contratar o financiamento estudantil do Pravaler são inúmeras, entre elas, a flexibilidade nos termos de pagamento e a clareza nas informações sobre condições do financiamento descritas no contrato.

De todo modo, é sempre importante que, ao contratar qualquer tipo de serviço nesse sentido, você avalie e leia atentamente as condições oferecidas por cada programa e plataforma. Esteja sempre ciente das obrigações contratuais de cada um. Além disso, verifique as políticas e termos mais recentes diretamente com a instituição de ensino e a instituição financeira parceira.

Fato é que o Pravaler representa uma alternativa valiosa para muitos estudantes que buscam conquistar o diploma de nível superior, e o próximo pode ser você. Que tal contratar agora mesmo o seu crédito universitário com a gente?

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter