Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O Prouni só vale para primeira graduação? O Prouni só vale para primeira graduação?

O Prouni só vale para primeira graduação?

Muitas vezes quem já tem uma graduação completa e um curso de nível superior concluído pode sentir vontade de continuar com os estudos para seguir se especializando. Mas como um outro curso ou uma pós-graduação não costumam ser baratos, a procura por bolsas de estudos é comum. Daí, surge a dúvida: será que o Prouni só vale para primeira graduação?

Se você veio em busca de saber se é possível usar a bolsa do Prouni para a segunda graduação, pode se acomodar na cadeira e continuar lendo esse conteúdo que preparamos para tirar as suas dúvidas.

Quais são as regras do Prouni?

O primeiro passo para descobrir se o Prouni (Programa Universidade para Todos) só vale para primeira graduação é entender quais são as regras deste programa do governo federal para conceder bolsas de estudos, tanto as integrais (100%) quanto as parciais (50%). Afinal, o estudante que está em busca desse benefício precisa estar dentro dos requisitos exigidos.

As regras do Prouni envolvem a nota mínima de 450 pontos que deve ser tirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de não ter zerado a redação da prova, ter realizado o ensino médio em escolas públicas ou ter sido bolsista em instituições particulares, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.

Veja também: Quero Bolsa e Prouni – onde procurar por bolsas de estudos?

Também existem os critérios por renda: para ter acesso a bolsa de 100% da mensalidade é preciso comprovar uma renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, já para a bolsa de 50%, é de até três salários-mínimos por pessoa na família. Por isso, quem não pode fazer Prouni é quem tem renda acima desses valores.

Outra regra a ser cumprida é a de a nota de corte definida pelo programa para as vagas de cada curso de graduação. E após conseguir se matricular, também é necessário estar de acordo com as exigências do Prouni para não perder a bolsa durante o curso, como manter a frequência nas aulas e tirar notas igual ou acima de 75% nas disciplinas.

Infográfico sobre os requisitos para ganhar bolsa do Prouni

O Prouni só vale para primeira graduação?

E a pergunta que não quer calar: o Prouni só vale para primeira graduação? Quem já tem um curso superior completo e quer se matricular em uma segunda graduação não pode usar o programa, mesmo se for a primeira vez com o Prouni.

É importante saber que o Programa Universidade para Todos não permite que alunos que já tenham um diploma de nível superior tentem concorrer às bolsas de estudos. Portanto, só é válido para os estudantes que ainda não fizeram parte de nenhuma instituição de ensino superior privada, a fim de ajudar com o acesso à educação de jovens de baixa renda. Por isso, se você tinha interesse em usar o Prouni para cursar uma segunda faculdade, isso não será possível por causa das características de funcionamento do programa. Aqui no nosso blog você também encontra um conteúdo sobre como funciona o Prouni.

Não ter diploma é um dos requisitos do Prouni e você pode conferir quais são todos os demais critérios no nosso artigo sobre isso. Mas, não se desanime! Existem outras maneiras de conseguir bolsa de estudo para uma segunda graduação e vamos te mostrar a seguir.

Opções de bolsa de estudos para segunda graduação

Agora que você já sabe que não é possível usar o Prouni mais de uma vez, que tal conhecer outras maneiras de receber ajuda financeira para pagar as mensalidades dos seus estudos? Olha só!

Bolsa de estudos de faculdades privadas

Existem muitos casos em que conseguir uma bolsa de estudos para faculdade pode ser com a própria instituição, já que diversas universidades contam com esse benefício em seu processo seletivo, como oferecer desconto na mensalidade para os primeiros colocados do seu vestibular.

Então, vale a pena ficar de olho nessa alternativa e buscar mais informações junto com a instituição em que você deseja estudar.

Bolsa de estudos para servidores públicos

Outra forma de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos é sendo um servidor público, visto que algumas instituições de ensino superior concedem o benefício para quem já foi aprovado em concurso público e trabalha para órgãos estatais.

Bolsa de estudos de convênio empresas

Por fim, também é possível conseguir bolsa de estudos para financiar os valores da sua segunda graduação ao trabalhar em uma empresa que tenha parceria e convênio com faculdades.

Assim, você, sendo funcionário de uma empresa privada, pode conseguir maneiras de seguir estudando em uma excelente universidade sem precisar arcar com todas as despesas do seu bolso, já que onde você trabalha pode existir esse apoio à educação dos colaboradores. Essa é uma prática que diversas empresas têm adotado.

Bolsa de estudos e financiamento estudantil

Você sabia que o financiamento estudantil também é uma solução caso você não consiga uma bolsa de estudos para chamar de sua? Dessa forma, essa modalidade de crédito universitário pode te ajudar quando você já tiver concluído uma graduação e não puder usar o Prouni para fazer o próximo curso de nível superior com desconto nem conseguir melhores condições direto com a universidade.

Ou seja, você pode contar com o financiamento estudantil para pagar menos por uma educação de qualidade e manter de pé o seu objetivo de fazer um novo curso, seja para mudar de carreira ou para continuar se especializando na sua profissão.

Veja também: Veja a diferença entre bolsa de estudos e financiamento estudantil!

Diferentemente da bolsa de estudos, com essa opção, você não precisa fazer processo seletivo nem uma prova específica para ter o valor da sua mensalidade reduzido. Com o financiamento estudantil, basta encontrar as opções que são boas para você, que se encaixam no seu planejamento financeiro e solicitar o contrato.

Assim, você estuda em uma boa faculdade, segue em busca dos seus sonhos profissionais e do seu diploma universitário sem precisar gastar além do que você pode. Aqui no Pravaler você pode encontrar a melhor solução de crédito estudantil para fazer a sua segunda graduação. E tudo isso 100% online, sem burocracia e nem taxas abusivas.

Gostou? É só fazer a sua simulação com a gente e encontrar a opção para o seu curso que melhor combina com as suas necessidades. Não deixe para depois!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProuniPra saber
x

Estude com mensalidade reduzida e pague menos por mês.

Com o Pravaler, você financia o curso que quer fazer, contrata quando quiser e paga menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter