Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça os 7 melhores cursos para concurso público Conheça os 7 melhores cursos para concurso público

Conheça os 7 melhores cursos para concurso público

Passar em um concurso público é o sonho de muita gente por conta dos bons salários e da estabilidade. Entretanto, para conquistar esse objetivo é preciso muita preparação. Sem muita dedicação e orientação adequada, os projetos não têm como dar certo. E é por isso que as instituições de ensino precisam ser vistas como aliadas do aluno na busca por aprovação.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com a lista dos melhores cursos para concurso público, pra você ter o apoio que precisa pra sua aprovação!

Como funciona o curso preparatório para concursos?

Um curso preparatório para concursos públicos é uma forma especializada de educação destinada a ajudar os candidatos a se prepararem de maneira eficaz para exames de admissão em cargos públicos.

Esses cursos são projetados para fornecer aos estudantes conhecimento aprofundado e habilidades necessárias para ter sucesso em várias etapas de concursos públicos, que geralmente incluem provas escritas, testes de aptidão, e, em alguns casos, entrevistas ou provas práticas.

Veja abaixo como funciona um curso preparatório para concurso:

  • Conteúdo programático específico: os cursos são estruturados em torno do conteúdo programático específico dos concursos, abrangendo disciplinas como Português, Matemática, Direito, Informática, entre outras, dependendo do cargo e do órgão;
  • Aulas teóricas e práticas: são oferecidas aulas teóricas para explicar os conceitos e práticas, incluindo a resolução de questões anteriores de concursos, para familiarizar os alunos com o formato e o tipo de perguntas feitas;
  • Material didático: apostilas, slides, e acesso a plataformas online são oferecidos pelos cursos preparatórios, assim você terá todas as informações necessárias para estudo;
  • Simulados: para avaliar o progresso e preparar os alunos para as condições reais do exame, são realizados simulados que imitam o formato e o ambiente de um concurso público;
  • Orientação e suporte: professores e orientadores especializados oferecem suporte para dúvidas, estratégias de estudo e dicas para lidar com a pressão do exame;
  • Flexibilidade de formato: existem opções de cursos presenciais, online ou híbridos, permitindo que os alunos escolham de acordo com suas necessidades e disponibilidade.

Cursos para concurso público

O curso preparatório direciona o estudo dos alunos para o que é mais relevante para o concurso. Além disso, estar cercado por outros estudantes com objetivos semelhantes pode aumentar a motivação e o comprometimento.

Os cursos sempre se mantêm atualizados com as últimas tendências e mudanças nos padrões dos exames de concursos. Veja abaixo a lista que preparamos com os melhores cursos para concurso público:

Gran Cursos

Com origem em Brasília, o Gran Cursos conta com diversas unidades ao redor do país, todas reconhecidas por seguirem o padrão de qualidade e alto índice de aprovação em concursos. Alguns estados onde é possível estudar fazendo o Gran Cursos são Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

O curso geralmente dura em torno de 3 a 9 meses, em aulas que podem acontecer de manhã, de tarde e de noite, além dos fins de semana. Além disso, as mensalidades são acessíveis e suas diferentes unidades têm bom histórico de aprovações em concursos de nível superior, como os jurídicos e de polícia militar, civil e federal.

Além do curso presencial, o Gran Cursos oferece a modalidade online, que funciona como um streaming voltado para concursos. A partir do pagamento de um valor fixo, o aluno tem acesso total às mais diversas opções de cursos dentro da plataforma, com validade por até um ano.

Essa é uma alternativa que tem chamado a atenção dos concurseiros profissionais, que são aqueles que estão sempre estudando, mesmo que sem um foco definido. Ao longo do período de um ano, vários novos editais são lançados e novos cursos são criados, o que favorece quem já tem acesso à plataforma e já está estudando.

Estratégia Concursos

Com planos mais longos que a Gran Cursos Online, a Estratégia Concursos também se diferencia por justificar o nome e trabalhar com uma ferramenta que oferece recursos para uma ação mais estratégica do candidato.

Isso quer dizer que assinando o serviço de streaming, o aluno tem acesso a ferramentas como as Trilhas Estratégicas e o Passo Estratégico. Essa é uma forma de ir além da simples transmissão de conhecimentos e fornecer orientações mais práticas para o candidato conseguir a sua aprovação.

Em comparação com os cursos presenciais, essa é certamente uma oferta que se destaca em termos de custo/benefício, uma vez que o tempo de acesso pode chegar até a dois anos.

Eu Vou Passar

Entre os melhores cursos para concurso público está o Eu Vou Passar. São milhares de videoaulas e programas específicos para concursos, como o Detran de São Paulo. Esses programas, chamados de Mapa da Mina, destinam-se a simplificar a trajetória do aluno até o dia da prova.

É um diferencial importante, principalmente em relação à parte psicológica do aluno na preparação. Sabendo que está seguindo um passo a passo orientado por quem realmente entende do assunto, com acesso aos recursos reconhecidamente eficientes nesse tipo de concurso, o candidato pode estudar com maior confiança e dessa forma aperfeiçoar a sua preparação.

Além disso, o aluno pode se cadastrar para receber atualizações periódicas em seu e-mail para que esteja sempre por dentro do que realmente importa no concurso que deseja fazer.

Siga Concursos

Pertencente ao Grupo Anglo, o Siga já tem história na preparação para concursos públicos. Com duração que geralmente vai de 4 a 9 meses, ele costuma ter um custo menor que o de outras instituições que trabalham com a modalidade presencial. Entretanto, é um dos que mais aprova no Brasil para concursos tanto de ensino médio quanto de ensino superior.

O aluno pode ter aulas nos períodos da manhã e da noite. Dependendo da turma, alguns cursos também podem ter aulas nos sábados. Para quem prefere ter o professor ao lado, essa é uma solução interessante em função do preço e da tradição.

Federal Concursos

Este é um modelo misto, mas sempre voltado para concursos públicos da esfera federal. O Federal Concursos se divide em dois projetos: um que é voltado para certames com exigência mínima de escolaridade em nível médio, que só funciona na versão online. O outro atende presencialmente os candidatos de concursos com exigência mínima de graduação em ensino superior, sendo que o foco está na área jurídica.

O Federal Concursos tem duração que vai de um semestre a um ano e apresenta preços que variam muito, mas em geral, os cursos online são significativamente mais baratos que os presenciais. É uma boa opção para quem busca vagas em concursos como o da Receita Federal e de cargos como de juiz e promotor, entre outros.

Exponencial Concursos

O Exponencial Concursos é uma nova opção de cursos para concurso, mais voltada para o método de ensino. A proposta do Exponencial Concursos se concentra em técnicas de aprendizado acelerado, com aulas esquematizadas, orientação a respeito de leitura dinâmica, mapas mentais, entre outras estratégias que se propõem a simplificar a assimilação dos conceitos pelo aluno.

É possível contar também, entre outras soluções, com o programa de Coaching do Exponencial, que permite que o aluno seja avaliado com critérios para que suas metas e planejamentos sejam traçados individualmente. Também é preciso destacar que a preocupação com o ensino de técnicas de estudo de maneira individualizada é um diferencial em relação a outras soluções presentes no mercado.

A Exponencial também atua em ambiente online, oferecendo diferentes planos. Assim, o estudante pode escolher onde concentrar a sua atenção e ainda contar com hacks de produtividade visando melhorar o seu desempenho.

Em tempos em que a concorrência nos concursos públicos tem aumentado a cada edição, nada melhor do que recorrer a uma instituição capaz de gerar diferenciais no seu preparo. Nesse sentido, o foco da Exponencial Concursos em elementos como a produtividade e as técnicas de absorção da informação, faz dela uma das melhores opções presentes no mercado.

A Casa do Concurseiro

Com opções tanto para aulas presenciais quanto para aulas online, A Casa do Concurseiro é especialista em oferecer preparações específicas para uma variedade grande de concursos. Parte integrante do Grupo UOL Educação, um dos diferenciais da instituição está na qualidade de seus materiais. Alguns deles podem inclusive ser baixados de maneira gratuita no site oficial.

As aulas presenciais são realizadas em Porto Alegre, mas estudantes de todo o Brasil podem se beneficiar dos cursos gratuitos. Não por acaso, A Casa do Concurseiro, mesmo sendo uma instituição criada recentemente, já tem aprovações em todos os estados brasileiros.

Seja no modelo online ou no offline, o aluno tem acesso a cursos extremamente bem organizados, planejados de acordo com cada necessidade. Assim, se você está em busca de uma solução específica para um tipo de concurso, A Casa do Concurseiro é uma recomendação interessante, pois permite um preparo bastante sólido em função daquilo que o edital estabelece.

Como escolher o melhor cursos preparatório para concurso?

Você pode optar por um curso presencial ou online. Geralmente, os online são mais vantajosos, principalmente para quem mora longe das grandes capitais onde costumam estar os cursos com maior número de aprovações. Além disso, os custos tendem a ser menores no online, ainda que isso não represente perda de qualidade, uma vez que essa economia tem a ver com a redução de gastos com serviços de segurança e manutenção de espaços físicos.

Os cursos presenciais apresentam bom histórico de aprovação, o que faz com que sejam sempre uma boa alternativa. Na dúvida, não deixe de conhecer cada opção apresentada para escolher de acordo com o seu perfil e eventuais necessidades. Isso certamente ajudará você a alcançar os melhores resultados.

Se você está em busca de uma instituição de ensino que tenha boas condições de ajudar na sua preparação, todas as citadas são recomendações válidas. Elas apresentam bom histórico de aprovações, reconhecimento dos alunos e qualidade no corpo docente, além de oferecerem a estrutura adequada para que o aprendizado seja qualificado.

Por fim, a dica aqui é encarar o concurso como uma oportunidade recorrente, ou seja, você não precisa se concentrar em apenas uma oportunidade, pois a cada semestre surgem novas opções interessantes.

Agora que você sabe tudo sobre os melhores cursos para concurso, leia também sobre:

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ConcursosPra saber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter