Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Engenharia Química: saiba como se tornar um Engenheiro Químico Curso de Engenharia Química: saiba como se tornar um Engenheiro Químico

Curso de Engenharia Química: saiba como se tornar um Engenheiro Químico

A área de Exatas contempla variadas profissões que usam cálculos e expressões matemáticas para se chegar a um objetivo, como é o caso das carreiras em Engenharias. Por existir mais de um caminho neste campo de estudo, há opções especializadas em certos conhecimentos.

Uma delas é a Engenharia Química: uma graduação que reúne os principais conceitos químicos, físicos e matemáticos para aplicações práticas em ambientes industriais a fim de otimizar processos. Por causa de sua importância para diferentes setores, deve ser vista como uma profissão bastante renomada.

Quer ficar por dentro de tudo o que é aprendido no curso e quais são as oportunidades do mercado de trabalho. É só continuar lendo este artigo completo que preparamos para você.

O que é Engenharia Química?

Sendo um dos mais procurados pelos estudantes, o curso de Engenharia Química está relacionado com a área desse ramo de estudo que se dedica a aplicar os princípios da química, física e matemática para projetar, desenvolver e otimizar processos industriais que envolvem transformações químicas, físicas e biológicas.

Dessa forma, os estudantes que se formam em Engenharia Química recebem o título de engenheiros químicos. São eles alguns dos mais importantes profissionais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade, já que produzem os produtos e serviços que estão presentes no dia a dia de milhares de pessoas.

O que se estuda em Engenharia Química?

A grade curricular do curso de Engenharia Química geralmente inclui disciplinas básicas, como matemática, química, física e cálculo, bem como disciplinas específicas, como engenharia de processos, engenharia de materiais, engenharia ambiental e engenharia de segurança.

Apesar de essas serem as disciplinas que estão mais presentes nas graduações de Engenharia Química, cada instituição de ensino superior terá uma grade curricular, seja com exatamente essas matérias ou semelhantes.

CTA Estude O Que Quiser Com O Pravaler

Como é trabalhar com Engenharia Química?

O que faz uma pessoa formada em Engenharia Química? Atualmente, os engenheiros químicos são responsáveis por uma ampla gama de atividades, como liderar e gerenciar projetos de plantas de indústrias, cuidar do progresso de novos produtos ou até mesmo processos, operar os processos industriais e a respectiva segurança nesses ambientes, além de outras tarefas secundárias.

Devido ao fato de terem amplos conhecimentos relacionados com as principais indústrias, quando você se formar no curso de Engenharia Química poderá trabalhar em setores diversos, como os que listamos abaixo:

  • Petroquímica
  • Farmacêutica
  • Alimentícia
  • Bebidas
  • Papel e celulose
  • Cosméticos
  • Mineração
  • Energia

Qual o salário de um Engenheiro Químico?

Se você tem curiosidade em saber qual é o engenheiro que ganha mais dinheiro, não há como deixar de citar o engenheiro químico para responder a essa pergunta. Com oportunidades disponíveis em tantos setores, os profissionais da Engenharia Química estão frente a um mercado de trabalho aquecido e repleto de vagas que apresentam uma remuneração interessante.

Isto é, o salário médio que um engenheiro químico pode chegar a receber por mês no Brasil é de R$ 10.000. Pode-se dizer que esse valor está atrelado a importância dos engenheiros químicos para o sistema da nossa sociedade em vários âmbitos, já que por desenvolverem produtos e por otimizarem processos a fim de atender as necessidades das pessoas.

Porém, lembre-se que se trata de uma média salarial e não a remuneração definitiva. Assim, saiba que as oportunidades disponíveis oferecem salários distintos dependendo de onde a empresa está localizada, qual é o setor da indústria, a jornada de trabalho e demais fatores que impactam no salário de um Engenheiro Químico.

Quantos anos leva o curso de Engenharia Química?

Seja Engenharia Química EAD ou semipresencial, a duração padrão desse curso é de 5 anos ou 10 semestres e se trata de uma graduação um pouco mais extensa do que tantas outras formações, pois exige um aprofundamento em disciplinas complexas e a participação em aulas práticas para desenvolver habilidades essenciais para essa carreira.

Qual o valor de um curso de Engenharia Química?

O curso de Engenharia Química tem como ser feito em instituições de ensino superior públicas ou nas faculdades particulares, as quais têm média de mensalidades por volta de R$ 1.500.

Não é uma formação das mais acessíveis, mas uma dica é pesquisar os valores cobrados pelas instituições de ensino superior particulares porque, assim como os salários, também se refere a um fator totalmente variável de uma região para as demais.

Além disso, você ainda consegue encontrar meios de diminuir o valor da mensalidade com auxílios financeiros, como verá a seguir.

Como cursar Engenharia Química pagando menos?

Ao mesmo tempo que pagar a faculdade privada é um investimento em seu futuro, igualmente é um grande valor a ser pago todos os meses. Dessa forma, a organização financeira é fundamental neste período de formação, junto com conseguir acesso a benefícios ou auxílios que diminuam o valor da mensalidade.

Sisu para Engenharia Química

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um tipo de processo seletivo do Ministério da Educação que tem como objetivo ajudar os estudantes a ingressarem em universidades públicas por meio de uma seleção simplificada.

Para isso, o Sisu utiliza a nota do Enem, de forma que a sua participação no Exame Nacional do Ensino Médio seja obrigatória para estar apto a se inscrever neste processo seletivo. E não basta apenas ter feito a prova: é preciso ter uma nota de corte do Sisu que seja igual ou maior do que a pontuação definida.

Cada curso de graduação tem uma nota de corte e a de Engenharia Química foi de aproximadamente 680 pontos, em média, no último período de inscrição do Sisu.

Você já tem a sua nota do Enem e quer saber se é suficiente para passar no Sisu do curso de Engenharia Química? É simples: use o nosso Simulador Sisu completamente online e gratuito para descobrir quais são as suas chances de conseguir uma vaga nas universidades públicas do Brasil para essa graduação. Confira!

CTA simulador sisu

Bolsa de estudos para Engenharia Química

Ter uma bolsa de estudos ao longo dos cinco anos do curso de Engenharia Química é mais uma forma de estudar nesta graduação pagando menos, quando se trata de escolher as faculdades privadas. Com esse benefício financeiro, você poderá diminuir o valor cobrado todos os meses ou ainda ficar totalmente isento dessa despesa.

Isso porque as bolsas de estudo oferecidas pelas próprias instituições de ensino superior particulares ou por programas do Governo Federal, como o Prouni, dão descontos sobre a mensalidade.

As faculdades particulares costumam conceder a bolsa de estudos para os estudantes que atingiram as maiores notas no processo seletivo da instituição, ou aplicam o desconto de forma proporcional ao desempenho. Já o Prouni, exige tanto a participação do candidato no Enem quanto o cumprimento de outras regras.

Quer ter facilidade para encontrar a sua bolsa de estudos sem depender das duas alternativas acima? Então, acesse o Amigo Edu e encontre a oferta que você está procurando para estudar no curso de Engenharia Química.

Financiamento para Engenharia Química

Dentre as formas de estudar Engenharia Química pagando menos está o financiamento estudantil. Talvez você já tenha ouvido falar nesta opção, a qual é um tipo de empréstimo específico para estudantes de todo o Brasil que querem ingressar no ensino superior privado e precisam de apoio financeiro.

Hoje em dia, são duas as principais maneiras de financiamento estudantil: os privados, como o Pravaler, e os públicos, como o Fies. Enquanto o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior seleciona os estudantes candidatos por renda familiar mensal e tem vagas limitadas, aqui no Pravaler não é assim.

Com a gente, você se inscreve para ter financiamento estudantil para o curso de Engenharia Química em qualquer época do ano, seja você um calouro ou um veterano, e passa por uma análise de crédito simples, rápida e fácil de ser feita. Não há limite de vagas no crédito universitário do Pravaler e é tudo 100% online.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Vale a pena estudar Engenharia Química com o Pravaler?

O Pravaler é a maior empresa privada de crédito estudantil do Brasil e já beneficiamos mais de 300 mil estudantes. Ao financiar a sua faculdade com a gente, você terá a chance ideal de estudar Engenharia Química em uma das melhores faculdades particulares do País pagando menos todos os meses.

Isso significa que estudar Engenharia Química contando com o nosso financiamento pode valer muito a pena para você porque são diversas vantagens que irão ajudar você nessa fase tão importante.

Aqui, as taxas de juros são mais baixas e as parcelas não se acumulam, de forma que seja tudo o que você precisa para organizar as suas finanças durante todo o período da faculdade para não se prejudicar com isso. E para simplificar o processo desde o início, no Pravaler, você faz tudo pela internet e de onde estiver.

São apenas algumas etapas entre a simulação do seu financiamento estudantil e o início do contrato. Nós estamos em busca do diploma universitário com você! Aproveite agora mesmo para simular o seu curso e em quais faculdades particulares você tem interesse em estudar para saber mais sobre o que ofertamos para você.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude Engenharia Química pagando menos por mês.

Faça o curso que você sempre sonhou com os benefícios do Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter