Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Quem criou o Prouni? Conheça a história do programa! Quem criou o Prouni? Conheça a história do programa!

Quem criou o Prouni? Conheça a história do programa!

O Prouni é um programa do governo federal que tem como objetivo democratizar o acesso aos cursos de nível superior do país por meio de concessão de bolsas de estudos – integrais ou parciais – em instituições de ensino superior privadas.

São muitos os estudantes que se candidatam a uma vaga no Prouni todos os anos. Para fazer isso, basta atender aos requisitos do programa, que prioriza critérios socioeconômicos e pode, ainda, ser complementado com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) caso a bolsa não seja de 100%.

A seguir, conheça a história do programa e quem criou o Prouni! Quem sabe você estará na lista de beneficiados por ele?!

Quem criou o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) como iniciativa para ofertar vagas em instituições particulares de ensino superior através de bolsas de estudo de 50% e 100%. Na época, o ministro da Educação era Fernando Haddad, que enquanto esteve à frente do MEC, a pasta alcançou o número de mais de um milhão de bolsas de estudos concedidas em universidades privadas de todo o país.

Aproveite e também conheça a história do Fies!

Quando surgiu o Prouni?

O Prouni surgiu em 2004 pela Lei nº 11.096/2005. A primeira edição do programa, em 2005, ofereceu um total de 112.416 bolsas no total. Já no primeiro semestre de 2019 o programa atingiu seu recorde histórico, concedendo ao todo 243.888 vagas.

Em qual governo foi criado o Prouni?

Como dissemos, o Prouni foi criado em 2004, portanto durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa tem por objetivo até hoje conceder bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas de todo o país por meio da nota dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Vale lembrar que suas inscrições abrem no início de cada semestre do ano.

Requisitos para participar do Prouni

Agora que você já viu quem criou o Programa Universidade para Todos, vamos ao que interessa: saber quais são os requisitos para ganhar uma bolsa do Prouni. Para isso, o estudante precisa ter feito a última edição do Enem e ter obtido uma nota maior que 450 na parte objetiva e não ter zerado a redação.

Além disso, outros requisitos são necessários para participar da iniciativa. Entre elas ter renda familiar de até três salários-mínimos e apresentar algumas das seguintes condições:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio privado na condição de bolsista integral;
  • Lecionar no ensino básico em alguma escola da rede pública, sendo professor ou professora permanente da instituição. Neste caso, as vagas são destinadas a cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. A renda familiar não é considerada.

Também existem as políticas afirmativas que permitem que indígenas, negros ou pessoas que possuem deficiência concorram a bolsas de estudo de cotas do Prouni.

Faculdades que participam do Prouni

Diversas universidades particulares do Brasil oferecem bolsas de estudo para cursos de graduação pelo Prouni. A lista exata só é divulgada quando as inscrições do programa são abertas a cada semestre, porque tudo depende da disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. Embora algumas delas ofereçam bolsas todos os anos, é preciso ficar atento aos editais no site do Prouni, onde as listas são atualizadas.

Se você já tem em mente o curso que deseja fazer em determinada faculdade e sabe que a instituição participa do programa, busque por ele no site oficial e o coloque como uma de suas opções assim que as inscrições forem iniciadas.

Veja algumas que separamos como sugestão, que sempre têm vagas pelo programa:

Como estudar com bolsa de estudos?

Não conseguiu uma bolsa de estudos pelo Prouni? Não se preocupe, porque você ainda tem chances de ingressar no ensino superior.

Já ouviu falar do Amigo Edu? Uma plataforma online que oferece bolsas de estudos para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino. Basta acessar o site, escolher a bolsa, preencher os dados pessoais, pagar o boleto da pré-matrícula e pronto. Não é necessário ter realizado o Enem e nem ter comprovação de renda.

Cta Ead Presencial Semipresencial Bolsa De Estudos Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProuniPra saber
x

Estude com mensalidade reduzida e pague menos por mês.

Com o Pravaler, você financia o curso que quer fazer, contrata quando quiser e paga menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter