Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é SisProuni e como acessar? O que é SisProuni e como acessar?

O que é SisProuni e como acessar?

O SisProuni é o sistema do Prouni onde estão armazenadas todas as informações e dados sobre as instituições participantes e estudantes bolsistas cadastrados no programa. Lá também é possível encontrar o Termo de Concessão da bolsa.

Esse sistema que foi desenvolvido para o Prouni é de última geração e garante total segurança e autenticidade dos documentos, pois toda e qualquer operação realizada no SisProuni é feita e assinada por um coordenador nomeados pela respectiva instituição de ensino.

Continue a leitura e veja o que é SisProuni e como acessá-lo!

O que é SisProuni?

O Sisprouni é um sistema informatizado do Prouni (Programa Universidade para Todos) que contém todas as informações sobre os bolsistas e das instituições de ensino que participam do programa. Por meio desse sistema, o coordenador Prouni da faculdade faz a atualização do cadastro participantes, garantindo a permanência da bolsa.

Como já dito, o Sisprouni é utilizado por coordenadores do Prouni ou seus representantes e pelas instituições de ensino superior, representadas por um mantenedor. Sua função é permitir o gerenciamento de processos envolvendo o Prouni.

Nele, coordenadores do programa e representantes da própria universidade podem realizar procedimentos de manutenção de bolsas (atualização, suspensão, transferência e encerramento); emissão de termos e documentos, fazendo a autenticação via assinatura digital; e cadastros de cursos, turnos, permuta de bolsas e outros dados da instituição.

Como acessar o SisProuni?

Antes de acessar o SisProuni, é preciso cumprir um requisito: possuir um certificado digital. Afinal, é essa tecnologia que permite o acesso seguro ao sistema e tanto a instituição de ensino deve possuir uma certificação quanto cada um dos coordenadores do Prouni.

Com o certificado devidamente emitido, instalado e configurado, é possível prosseguir com o acesso. Para isso, deve-se clicar no botão “Yes” e em seguida, o sistema irá apresentar uma tela em que são dispostos os certificados instalados no computador utilizado.

Para ver o passo a passo detalhado para autenticar o seu acesso, confira o Manual do Usuário.

Quais serviços estão disponíveis no SisProuni?

Pelo SisProuni, o Ministério da Educação (MEC) pode verificar a qualquer momento a situação de cada aluno que participa do programa e de todas as instituições e o melhor, tudo isso em tempo real.

Além disso, é pelo SisProuni que é feita a substituição do coordenador do Prouni ou de seu representante, e é feito o processo seletivo, já que é por meio desse sistema que as instituições poderão emitir a lista do resultado das inscrições realizadas pelos candidatos. Inicialmente, constam nessa lista somente os candidatos pré-selecionados em primeira chamada para cada curso credenciado. Após a divulgação dos resultados da segunda etapa, serão integrados os candidatos nela pré-selecionados.

É pelo SisProuni que também é realizada consulta de candidatos e a comprovação de informações. Lá também é possível encontrar o Termo de Concessão da bolsa.

Como saber minha situação no Prouni?

O Prouni é a chance de conseguir bolsa de estudos de 50% ou até mesmo de até 100% no curso de graduação que possui interesse e na faculdade privada que tanto deseja. Por isso, é importante estar atento as datas para não perder nenhuma etapa!

Veja também: O Prouni só vale para primeira graduação?

O cronograma do programa é liberado no site e no aplicativo oficial. Por meio dele, é possível acompanhar as principais datas e o período de inscrição, a data da divulgação dos resultados do Prouni e o prazo para a pré-matrícula e confirmação dos dados fornecidos no ato da inscrição.

Bolsa De Estudos para cursos presenciais, semipresenciais e EAD do Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProuniPra saber
x

Estude com mensalidade reduzida e pague menos por mês.

Com o Pravaler, você financia o curso que quer fazer, contrata quando quiser e paga menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter