Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação
As tecnologias de informação têm evoluído muito ao passar dos anos, gerando uma grande oportunidade de soluções disponibilizadas pela informática.
Sendo uma tendência, a tecnologia da informação e comunicação está cada vez mais dentro da nossa sociedade, podendo revolucionar processos de negócios e pesquisas científicas.
Confira abaixo tudo sobre os cursos técnicos do eixo tecnológico de informação e comunicação!
Neste artigo você vai encontrar:
Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de informação e comunicação?
O eixo tecnológico de informação e comunicação refere-se à infraestrutura, aos processos de comunicação e aos processamentos de dados e informações.
Os cursos abrangem concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações, especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes de medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados e tecnologias de comunicação, transmissão e recepção de dados.
A organização curricular dos cursos é:
- Leitura e produção de textos técnicos;
- Estatística e raciocínio lógico;
- Ciência, tecnologia e inovação;
- Investigação tecnológica;
- Empreendedorismo;
- Desenvolvimento interpessoal;
- Legislação;
- Normas técnicas;
- Saúde e segurança no trabalho;
- Gestão da qualidade;
- Responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental;
- Qualidade de vida;
- Ética profissional.
Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação
Técnico em Computação Gráfica
O técnico em computação gráfica desenvolve projetos gráficos por meio de CAD, 3D e vídeo, desenha plantas, elabora maquetes virtuais e projetos em 3D. Além disso, ele também utiliza técnicas de modelagem, ilustração e animação, edição de áudio e vídeo.
O profissional pode atuar em agência de publicidade, emissoras de tv, estúdios de design, de animação, escritórios de arquitetura e engenharia. Nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos.
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Neste curso, o profissional desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modela, implementa e mantém banco de dados. Utiliza linguagem de programação específica. Realiza testes de programas de computador. Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Elabora documentação do sistema. Aplica princípios e definição de análise de dados. Executa a manutenção de programas de computador.
O profissional pode atuar em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais.
Técnico em Informática
O profissional técnico em informática instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores, desenvolvendo e documentando aplicações para desktop com acesso à web e ao banco de dados, além de realizar a manutenção de computadores de uso geral. É ele também o profissional responsável por instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.
A área de atuação desse profissional é bastante ampla, tais como: empresas de assistência técnica, centros públicos de acesso à internet e prestação autônoma de serviço e manutenção de informática.
Técnico em Informática para Internet
Neste curso, o profissional desenvolve sistemas para web, aplicando critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações, além de desenvolver e realizar a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.
O campo de atuação desse profissional é bem amplo. Os lugares mais buscados são: empresas de desenvolvimento de sites para internet, indústrias, empresas comerciais, consultoria, telecomunicações, automação industrial, prestação de serviços, desenvolvimento de software, escolas e universidades e empresas de desenvolvimento de jogos, celulares, tablets e computadores.
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
O técnico em manutenção e suporte em informática executa a montagem, a instalação e a configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais de desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk.
Esse profissional pode atuar em empresas de assistência técnica e prestação autônoma de serviço e manutenção de informática.
Técnico em Programação de Jogos Digitais
O técnico em programação de jogos digitais desenvolve, implanta e realiza manutenção em jogos digitais para computadores, consoles e dispositivos móveis. Aplica técnicas de computação gráfica, modelagem, animação e roteirização. Desenvolve ambientes, objetos e modelos a serem utilizados em jogos digitais. Implementa recursos para acessibilidade e a interatividade entre os usuários e os jogos digitais.
O profissional pode atuar e empresas de desenvolvimento de jogos, instituições de ensino, agências de publicidade e estúdios de animação.
Técnico em Redes de Computadores
Neste curso, o profissional aprende a operar, instalar e realizar a manutenção em redes de computadores, aplicando técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica. Além disso, ele Instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores.
O profissional pode atuar em prestação de serviços e provedores de acesso a redes.
Técnico em Sistemas de Comutação
Neste curso o técnico projeta, instala, opera, testa e realiza manutenções em sistemas de telefonia fixa e móvel e em sistemas de comutação de dados. Interpreta projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações realizando programação de softwares específicos para centrais telefônicas. Instala e mantém redes de cabos e dispositivos de comutação. Presta serviços de reparos em equipamentos de telecomunicações.
O profissional pode atuar em serviços de sistemas de telefonia fixa, móvel e comunicação de dados.
Técnico em Sistemas de Transmissão
O técnico em sistemas de transmissão instala, utiliza, mantém e repara equipamentos de sistemas de telecomunicações nas áreas de transmissão e redes de transporte de informações, voz, dados e sinais
Quem tem esse curso técnico no currículo, pode atuar em serviços de sistemas de telefonia fixa, móvel e transmissão de dados e rádio comunicação.
Técnico em Telecomunicações
Neste curso, o profissional técnico em telecomunicações realiza operações de instalação e manutenção de sistemas de telecomunicação e telemática. Elabora projetos de telecomunicação e supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de telecomunicação.
O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de radiodifusão, indústrias de telecomunicação, agências reguladoras, provedores de acesso a redes e empresas de prestação de serviços.
Quem pode fazer um curso técnico no eixo de informação e comunicação?
Para se matricular em um curso técnico, o candidato pode estar cursando o ensino médio ou pode optar para depois que o concluir – em algumas instituições é requisito ter 18 anos, em outras, a partir dos 16 anos. Para a obtenção do diploma técnico, é necessária a conclusão do ensino médio.
A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.
Vale ressaltar que, caso ainda não tenha concluído todas as etapas da educação básica, você pode completar através do do EJA (Educação para jovens e adultos) ou do Encceja (Exame Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de informação e comunicação?
Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Aqui no blog, temos um artigo que fala um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico. Dá uma conferida!
Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para os seus estudos!
Texto escrito por: PRAVALER