Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular UVA: saiba como ingressar na Veiga de Almeida Vestibular UVA: saiba como ingressar na Veiga de Almeida

Vestibular UVA: saiba como ingressar na Veiga de Almeida

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) é uma instituição de ensino carioca referência em termos de qualidade no ensino superior. Isso é garantido pelo Ministério da Educação, que no ano de 2019 atribuiu à UVA o chamado Conceito Institucional (CI) máximo de sua avaliação.

Assim, com o conceito 5 em uma escala que vai de 1 a 5, a UVA se coloca entre as melhores faculdades do RJ e do Brasil. Considerando outra das principais avaliações do MEC, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UVA tem conceito 4, o que faz dela uma das dez melhores, ao lado de instituições como PUC e Mackenzie.

A UVA apresenta diferentes formas de ingresso, sendo as principais o vestibular tradicional, o vestibular agendado e o Enem. Saiba mais sobre as modalidades do vestibular UVA e faça parte de uma instituição de ensino com potencial para colocar você entre os profissionais mais requisitados do mercado.

Como é o vestibular UVA?

A Universidade Veiga de Almeida oferece uma variedade de programas voltados para a graduação. Entre eles estão os cursos presenciais, a distância e semipresenciais. As áreas de estudo se dividem entre Arte & Design, Ciências Biológicas e da Saúde, Comunicação, Engenharias, Exatas, Humanas, Negócios e Tecnologias.

Para participar do vestibular UVA, basta acessar o site da instituição, escolher seu curso de preferência e a forma de ingresso. Atualmente é possível escolher entre vestibular online, vestibular tradicional, vestibular agendado, nota do Enem, transferência externa e segunda graduação.

No total, são 35 cursos de graduação presenciais, onde se destacam os cursos de Direito, Relações Internacionais, Medicina, Biomedicina e Educação Física. Além da modalidade presencial, a UVA conta também com cursos semipresenciais e EAD.

Vestibular UVA presencial

A data das provas do vestibular UVA variam de acordo com a modalidade escolhida:

  • No vestibular tradicional, os candidatos devem escolher um campus para realizar a prova presencial, que se divide entre questões objetivas sobre conhecimento gerais e por uma redação;
  • No vestibular online, os candidatos são submetidos a uma redação online, em formato de carta de apresentação. Na redação, o estudante deve escrever as razões para querer estudar na Universidade, bem como quais experiências deseja viver e objetivos deseja atingir ao fazer sua graduação;
  • Já o vestibular agendado pode ser feito a qualquer momento, desde que existam datas disponíveis no portal da UVA. Nesse caso, basta acessar o site e verificar se é possível fazer a sua inscrição.

É importante ressaltar que o desempenho no vestibular poderá garantir descontos nas mensalidades, dependendo do campus, curso e turno escolhido. Para tirar todas as dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Admissão da UVA.

Vestibular UVA EAD

A UVA também se destaca pela oferta de cursos de educação a distância, com programas avançados, capazes de unir técnicas pedagógicas modernas a elementos como flexibilidade e comodidade, criando meios para que o aluno se qualifique como um profissional requisitado pelo mercado. Em relação aos cursos EAD, as formas de ingresso são as mesmas dos cursos presenciais.

No total, são 45 cursos de graduação a distância. Entre esses cursos superiores, se destacam os cursos de Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis.

Caso o candidato tenha o interesse em estudar de maneira semipresencial, ele pode ter à sua disposição todos os benefícios dos alunos do ensino a distância e ainda contar com a interação presencial no campus onde fará o curso. Modalidades como Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, são alguns dos cursos disponibilizados nesse modelo.

Como fazer a inscrição no vestibular UVA?

Existem dois meios para garantir a sua participação no vestibular UVA: realizando a inscrição no site da instituição ou pessoalmente, indo até um dos campi espalhados pelo estado do Rio de Janeiro:

  • Campus UVA Barra da Tijuca
  • Campus UVA Tijuca
  • Campus UVA Botafogo
  • Campus UVA Cabo Frio
  • Unidade Alcântara

O que estudar para o vestibular da UVA?

Você pode se preparar para o Enem e assim aproveitar a nota para tentar entrar em diversas faculdades ou então se concentrar nas provas que a própria instituição realiza. Uma dica é tentar as duas coisas para aumentar as suas chances.

O vestibular tradicional UVA traz questões objetivas de múltipla escolha e uma redação com um tema da atualidade definido pela instituição. O aluno precisa escrever entre 15 e 20 linhas para não ter a sua prova zerada. Para a prova de múltipla escolha, as áreas avaliadas são:

O ideal é fazer uma preparação ampla, pois todo o conteúdo do ensino médio será exigido na sua avaliação. Por se tratar de um conjunto de matérias que teoricamente precisa de três anos para ser ensinado, mesmo o período de um ano, que é o tempo usado pelos cursinhos, pode ser pouco para uma boa assimilação das matérias, mas isso pode ser suprido com uma metodologia eficiente de estudos.

Assim, é possível recorrer a cursinhos pré-vestibulares. Alguns deles são gratuitos e costumam conseguir excelentes aprovações. Também existem os cursinhos pagos, estes geralmente são mais interessantes para quem não tem tanto tempo até o dia da prova, pois oferecem soluções como as turmas de maio e os semiextensivos.

Além disso, existem materiais na internet que podem ajudar você a se organizar caso decida estudar sozinho. Alguns sites oferecem até a resolução comentada de provas anteriores de vestibulares. Isso pode ajudar você a conhecer melhor esse tipo de prova.

Que tipo de redação cai no vestibular da UVA?

A avaliação da redação é feita por meio de uma análise de um tema atual apresentado para o aluno. A redação vale tanto para o vestibular presencial quanto para o agendado. Como não há uma definição a respeito do tipo de redação a ser exigida, o ideal é que o candidato faça uma preparação segura, estudando as diferentes abordagens que podem aparecer no exame.

Veja também: Como fazer uma boa redação no vestibular?

De maneira geral, o modelo de dissertação é o mais comum, entretanto, não há garantias de que essa será a exigência da prova. É possível que o aluno tenha que desenvolver uma narração ou escrever uma carta, por exemplo. A dica aqui é praticar.

Quanto mais você escreve, maior tende a ser a facilidade com que consegue transmitir suas ideias para o papel, algo extremamente valorizado pelas diferentes bancas examinadoras do país.


Agora que você sabe como ingressar na Universidade Veiga de Almeida, saiba que por ela ser uma instituição de ensino parceira do Pravaler, o maior programa de financiamento estudantil privado do país, você pode ter o apoio que precisa para pagar a faculdade. Para participar, é necessário apenas estar matriculado na faculdade, seja tendo sido aprovado por meio do vestibular tradicional, do agendado ou via Enem.

Toda a contratação do crédito do Pravaler é simplificado, o que significa que o aluno pode fazer a sua simulação e descobrir quanto sua mensalidade pode reduzir.  É uma opção muito menos burocrática do que o Fies, por exemplo, por não fazer uma série de exigências, como o limite de vagas, renda familiar e a opção pelo curso na modalidade presencial. Se interessou? Aproveite então e faça a sua simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude na Veiga de Almeida pagando bem menos na mensalidade.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade na Veiga de Almeida pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter