Curso de Letras: a profissão que faz o futuro!

Por useradmin

Curso de Letras: a profissão que faz o futuro!

Como saber se você tem forte afinidade com o curso de Letras? Desde pequeno, você gostava mais de português e era o destaque da sala, tirando as melhores notas. Depois, outra matéria arrebataria seu coração: o inglês. Para algumas pessoas, desde o início da vida escolar a língua chama atenção, seja pela sonoridade, pelos desafios para entendê-la e as complexidades de sua formação, por ter facilidade de aprendizado ou gosto pela leitura. Percebeu algo aí?

O que é o curso de Letras?

O curso de Letras aborda todas as questões voltadas aos fenômenos linguísticos e suas manifestações. Além de se dedicar aos estudos linguísticos do português, o aluno também estuda questões linguísticas e de literatura de outras línguas estrangeiras (isso é chamado de dupla habilitação).

O que o mercado de trabalho guarda ao profissional de Letras?

Quem cursa Letras, independentemente do local, sempre ouve a fatídica pergunta: “você vai ser professor?”. Claro que ser professor é tão nobre quanto exercer outra profissão, mas infelizmente, nossa sociedade não prestigia, não investe, e não abraça os professores.

Discussões políticas à parte, não, não é só dando aula que o profissional formado em Letras pode trabalhar. Para ser professor do ensino fundamental e médio, é necessário adquirir o grau de licenciatura e, acredite se quiser, para dar aula em universidades e faculdades, a exigência mínima é o mestrado, não havendo a necessidade de cursar licenciatura para esta finalidade.

Saindo do campo da docência, o formado em Letras pode trabalhar com editoração, revisão e produção de textos, tradução, como intérprete, com secretariado executivo e se dedicar às pesquisas linguísticas e literárias do português ou de outros idiomas oferecidos pela faculdade na qual ele ou ela fará o curso. Pode até se tornar um grande profissional da área de Comunicação!

Veja alguns dados e curiosidades sobre o curso de Letras

  • Média geral de duração: quatro anos, mas existem instituições que chegam aos cinco anos.
  • O aluno de Letras, geralmente, escolhe a habilitação na língua estrangeira que deseja cursar. Existem as habilitações em línguas clássicas, como o grego e o latim, e as em línguas modernas, como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, etc.
  • O estudo de Letras vernáculas diz respeito à língua do próprio país, ou seja, no nosso caso, do português!
  • Algumas matérias obrigatórias da habilitação em Letras são Teoria Literária, Literaturas brasileira e portuguesa, Sintaxe, Morfologia, Linguística, Fonologia, Fonética…
  • Em algumas faculdades, para se formar, o aluno de Letras não precisa fazer o temido TCC. Basta completar o número de créditos exigidos.
  • Prepare-se para ser reconhecido como um beletrista, aquele que cultiva a literatura e as belas-artes.

E então? Curtiu nosso post sobre o maravilhoso mundo das Letras? Qual língua estrangeira você gostaria de cursar? Compartilhe com a gente!

Com o PRAVALER você pode fazer o curso de letras nas melhores faculdades do País. Saiba como!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.