Curso de Marketing Digital: Tudo o que você precisa saber

Curso De Marketing Digital 800x533


O curso de Marketing digital está entre os mais promissores para os próximos anos. Isso porque a cada dia mais empresas têm percebido a necessidade de se comunicar bem em ambiente online e de criar estratégias para alcançar resultados melhores.

Isso faz todo o sentido quando notamos a forma como as pessoas têm feito uso das novas tecnologias. Ferramentas como o WhatsApp, o YouTube e o Instagram, dentro da lógica empresarial, podem sim representar veículos para geração de retorno financeiro elevado. Por isso, dominar os processos de comunicação em meio virtual parece ser uma forma de se inserir nesse mercado com potencial tão elevado.

Se você se interessa pelo assunto e quer ir mais a fundo a respeito dessa carreira, então acompanhe o texto e tire as suas dúvidas.

O que é Marketing Digital?

São ações e processos realizados por pessoas e organizações em ambiente digital para viabilizar sua comunicação com clientes e potenciais clientes, criando assim, meios para divulgar e comercializar produtos.

Em resumo, Marketing Digital é tudo o que alguém faz em meio online para vender produtos, serviços ou para fortalecer uma imagem.

Assim, quando existe a promoção de um produto ou serviço de uma marca em ambiente online, dizemos que se trata de Marketing Digital. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, o que faz com que o mercado se apresente tão desafiador quanto próspero. O fato é que o acesso à internet já aparece em um contexto em que uma quantidade significativa da população mundial faz da sua presença virtual uma extensão da experiência real, seja para se conectar com outras pessoas via redes sociais, seja para comparar preços e até fechar negócios, o que representa um potencial e tanto para companhias que procuram aumentar seu espaço no mercado ou começar a atingir resultados.

Como é o curso de Marketing Digital?

A formação procura dar ao estudante condições para lidar com as diferentes demandas do profissional da área. Isso quer dizer que ele aprende a criar uma campanha de maneira estruturada. É preciso ter em mente resposta para perguntas básicas sobre as companhas, como “quem, o que e onde”, para que cada veiculação tenha como atingir seus objetivos.

Consequentemente, o estudante aprende o que está por trás de cada abordagem em Marketing Digital. Ele conhece os recursos que permitem a criação de uma campanha eficiente em redes sociais, como no Facebook Ads. Além disso, recebe orientações a respeito de técnicas e procedimentos em vídeo marketing, aprendendo a criar campanhas interativas.

Fundamental é aprender sobre SEO, o que pode dar às suas ações orgânicas, ou seja, aquelas que não são pagas, o protagonismo na rede que é tão valorizado pelas empresas.

Também em relação à mídia paga, o estudante é devidamente direcionado, pois é por meio dela que ele tem como criar anúncios relevantes para um público segmentado, algo essencial para gerar retorno para seus futuros clientes.

Acima de tudo isso estão as estratégias, tão valorizadas no Marketing como um todo. No curso de Marketing Digital, elas são sistematizadas e permitem ao aluno uma ação mais eficiente na condução dos processos profissionais.

O que se aprende no curso de Marketing Digital?

As disciplinas são elaboradas de maneira que o aluno tenha pleno conhecimento a respeito das plataformas virtuais que sustentam toda a comunicação online. Entre essas disciplinas estão:

  • Introdução ao Marketing Digital;
  • Links Patrocinados;
  • E-mail marketing;
  • Vídeo marketing;
  • mídias sociais.

No módulo de e-mail marketing, por exemplo, os estudantes entram em contato com técnicas que apresentam elevado potencial de conversão de visitantes em compradores por meio de engajamento.

Já em módulos sobre vídeo marketing, o aluno aprende a lidar com ferramentas como o YouTube, podendo gerar resultados para os clientes criando campanhas de audiovisual.

Existe também o aprendizado a respeito do Marketing de Conteúdo, fundamental para que a empresa seja encontrada em ambiente online por pessoas interessadas no universo de sua marca.

Quanto custa uma faculdade de Marketing Digital?

O preço dessa formação varia muito. Graduações em Marketing geralmente ficam em torno de R$ 600 e R$ 800. Especializações também seguem esse padrão, mas vale lembrar que existem bolsas e bons programas de financiamento, como o PRAVALER, em que você pode financiar seus estudos com um prazo mais confortável para pagar. Em relação ao FIES, o PRAVALER chega a ser até mais interessante do que o programa do governo para cursos de Marketing Digital. Isso porque o FIES é restrito a cursos presenciais e de graduação, enquanto o PRAVALER permite crédito para ambas as modalidades, tão comuns nessa área.

Vale lembrar que por se dedicar a algo voltado para o ambiente virtual, o Marketing Digital é o curso que normalmente é disponibilizado nessa versão, uma vez que as principais plataformas como o Google Ads e o Google Analytics podem ser acessadas remotamente.

De maneira geral, o Marketing Digital é algo que facilita o acesso, por isso, seja na graduação ou na pós, ele se apresenta como uma excelente opção de carreira.

É obrigatório fazer faculdade de Marketing Digital para trabalhar na área?

Vale destacar que não é necessário ser formado em Marketing Digital para atuar na área, uma vez que não existe uma regulação específica para isso. De fato, existem profissionais de diferentes formações que atuam no Marketing Digital, mesmo aquelas que de nenhuma forma se aproximam do mundo da tecnologia.

Entretanto, cada vez mais as exigências têm sido maiores, o que, inevitavelmente, deve fazer com que em um futuro bem próximo, sem o domínio das ferramentas necessárias para a condução de um processo de comunicação online, dificilmente o profissional terá como se destacar.

É por isso que, ainda que não seja obrigatório, é altamente recomendável que o interessado na carreira estude Marketing Digital.

Onde fazer faculdade de Marketing Digital?

É nesse sentido que os cursos de graduação e pós-graduação se destacam. São eles que podem orientar os alunos em relação à carreira e apresentar estratégias para que sejam capazes de gerar resultados.

Sendo assim, confira algumas indicações na sequência.

Anhanguera

A Anhanguera tem a formação em tecnólogo de Marketing Digital, ideal para quem procura se preparar em pouco tempo, uma vez que o curso tem duração de 2 anos. Vale lembrar que a Anhanguera é uma das instituições mais acessíveis e o modelo de curso é virtual.

PUC

A PUC é uma das instituições de ensino mais tradicionais de país. Ainda assim, ela é conhecida por seu pioneirismo em relação a profissões do futuro. Nessa lógica é que existem os diferentes cursos de especialização oferecidos em suas diferentes unidades. Entre eles, destaque para a Gestão de Marketing Digital e Mídias Sociais, curso oferecido pela PUC Minas no modelo lato sensu.

UNIP

Para quem procura o curso de MBA em Marketing Digital, uma boa dica é a opção da UNIP. Outra das mais conhecidas faculdades brasileiras, a UNIP tem o curso presencial que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC. Com duração de 400 horas, o programa contempla as diferentes exigências do mercado, dando ao profissional, mesmo que não tenha estudado Marketing na sua graduação, condições para se inserir nesse mercado.

Uninter

A graduação a distância em Marketing Digital da Uninter é uma formação com tendências inovadoras, que se baseiam nas próprias características que o meio digital apresenta. Assim, a condução do curso é totalmente de acordo com as novas tecnologias, fazendo com que o estudante aprenda na prática a ser um agente da transformação digital no mercado de trabalho.

Por que estudar Marketing Digital?

Ainda que seja possível se inserir no Marketing Digital mesmo sem a formação específica na área, o fato é que essa é uma característica atual da profissão que deve ser modificada nos próximos anos. As inovações do Marketing têm trazido novas circunstâncias para o mercado digital, desconhecidas até pelos profissionais mais experientes em marketing tradicional.

É por isso que ainda existe espaço para pessoas que vêm de outras áreas. Habilidades como a escrita e a edição de imagens e vídeos são muito requisitadas nesse novo mercado que até pouco tempo atrás ainda não estava perfeitamente sistematizado pelas instituições de ensino. Acontece que são elas que se dedicam a assimilar as ferramentas e os procedimentos mais seguros para gerar resultados nesse meio.

Sendo assim, hoje já vemos esses processos sendo devidamente racionalizados de modo que os estudantes universitários acabam tendo acesso àquilo que realmente pode fazer a diferença nos negócios dos mais diferentes tipos.

Estima-se que a indústria do Marketing Digital ainda vá acrescer muito em função da entrada de pequenas e médias empresas no negócio já nos próximos anos, o que representa uma oportunidade e tanto para ingressar na área.

De maneira geral, o Marketing Digital pode ser visto como uma das profissões do futuro por conta do cenário que se apresenta. Parece inevitável que mais empresas passem a investir em ambiente digital, abrindo assim, espaço para novos profissionais.

Entendeu como o curso de Marketing Digital pode ser útil para o seu futuro profissional? Então conheça também os cursos mais procurados do mercado de trabalho.

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.