Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde

Os cursos técnicos são uma ótima opção para quem deseja ingressar de forma rápida no mercado de trabalho e já tem uma direção para qual tipo de área quer atuar.

Se você pretende trabalhar na área da saúde, os cursos técnicos na área de ambiente e saúde podem te ajudar naquele passo à frente da sua carreira. São mais de 20 opções de cursos, todos reconhecidos e aprovados pelo MEC no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, confira todos eles no nosso artigo abaixo:

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de ambiente e saúde?

O eixo tecnológico de ambiente e saúde tem todos os seus cursos relacionados à melhoria da qualidade da vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e tenção à saúde.

Neste eixo os cursos devem abranger ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental, como suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, dando apoio aos profissionais da saúde no ambiente de trabalho, como também propor e gerar soluções no controle da segurança dos recursos naturais.

A pesquisa e inovação tecnológica também faz parte da grade dos cursos, com o profissional se mantendo atualizado na área e capacitado para atuar nos fundamentos da ciência da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais.

A organização curricular dos cursos são:

  • Biossegurança, leitura e produção de textos técnicos;
  • Raciocínio lógico;
  • Ciência, tecnologia e inovação;
  • Investigação tecnológica;
  • Empreendorismo;
  • Prospecção mercadológica e marketing;
  • Tecnologias de comunicação e informação;
  • Desenvolvimento interpessoal;
  • Legislação e políticas públicas;
  • Normas técnicas;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Gestão da qualidade;
  • Responsabilidade e sustentabilidade social a ambiental;
  • Qualidade de vida;
  • Ética profissional.

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde

Técnico em Agente Comunitário de Saúde


Neste curso o profissional orienta e acompanha família e grupos em seus domicílios, identifica e intervém nos múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença, para promover a saúde e redução de riscos à saúde da coletividade. Faz parte também do escopo realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, desenvolvendo suas atividades pelas diretrizes, princípios e estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

O campo de atuação do profissional é para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Técnico em Análises Clínicas


O profissional de análises clínicas executa atividades de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia média, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise, realizando investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas. Também faz parte a execução de ações de rotina de trabalho em laboratório de análises clínicas, recepcionando o cliente à execução de exames laboratoriais nas diversas amostras biológicas, nas atividades de auxílio diagnóstico.

A área de atuação dessa profissão é em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, de pesquisa e ensino biomédico.

Técnico em Citopatologia


Neste curso o profissional executa atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos, operando e zelando sempre pelo funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. A rotina dessa profissão é a preparação da lâmina para análise microscópica de exame citopatológico, analisando a qualidade das amostras e tecidos e células quanto à viabilidade do diagnóstico.

O campo de atuação desse profissional é em hospitais, clínicas e laboratórios de citopatologia.

Técnico em Controle Ambiental


O profissional de controle ambiental propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados, monitorando os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambiental em estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos, executando análises físico-químicas e microbiológicas. Avalia também as intervenções antrópicas e utiliza tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental.

A área de atuação é em estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos, aterros sanitários, empresas prestadoras de serviços, cooperativas e associações.

Técnico em Cuidados de Idosos


Este profissional cuida de idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, nos aspectos física, mental, cultural e social. Acompanha o idoso em atividades de rotina, auxiliando nos cuidados de higiene, estimula atividades ocupacionais, zela pela autonomia do idoso e da melhora da qualidade de vida. Faz parte da atuação promover o envelhecimento ativo bem-sucedido, providenciando adequações ambientais que facilitem a mobilidade, evitando situações de riscos e garantindo a segurança e saúde do idoso.

A área de atuação desse profissional é em hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, atendimento domiciliar e como profissional autônomo.

Técnico em Equipamentos Biomédicos


Neste curso o profissional irá aprender a executar a instalação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares, planejando e executando a instalação, montagem, medições e testes de equipamentos biomédicos. Realiza e registra os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares-odontológicos.

A área de atuação é em hospitais, clínicas, postos de saúde, instituições de pesquisa, empresas fabricantes ou revendedores de equipamentos médico-hospitalares, empresas prestadoras de serviços de assistência técnica da área médica.

Técnico em Estética


O técnico em estética avalia as condições da pele, seleciona e executa procedimentos estéticos faciais e corporais, utilizando técnicas manuais, equipamentos, tecnologias e produtos cosméticos. É responsável pela promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele.

A área de atuação desse profissional é em clínicas de estética, clínicas médicas, hotéis, academias, navios, SPAs, centros e espaços de beleza e também pode atuar como profissional autônomo realizando atendimento a domicílio.

Técnico em Gerência de Saúde


Esse profissional planeja, controla e avalia a implementação de programas de saúde, gerenciando serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Faz parte do escopo desenvolver projetos de gestão em saúde, realizando a previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição do material

A área de atuação é em hospitais, clínicas, postos e unidades de saúde, empresas seguradoras de medicina de grupo, autogestão ou similares.

Técnico em Hemoterapia


Neste curso o profissional realiza o processo de recepção, captação e pré-triagem clínica de doadores de sangue, coletando, recebendo e preparando amostras biológicas sanguíneas, provas sorológicas e imuno-hematologias. Desenvolve procedimentos e técnicas assistenciais em serviços de unidades de hemoterapia, realizando procedimentos de infusão de hemocomponentes e derivados.

O campo de atuação desse profissional é em bancos de sangue e hemocentros, unidades de coleta e transfusão, hospitais e serviços de hemoterapia e hematologia, terapêutica diagnostica e industrial.

Técnico em Imagem Pessoal


Esse profissional emprega técnicas para valorizar a beleza de um rosto, pela concepção harmônica entre maquiagem e o penteado, realizando procedimentos apilares de higienização, cortes, escovas, penteados, coloração e alisamento. Desenvolve e aprimora técnicas de maquiagem, higienização, escovação, corte, penteado e tranças, hidratação, alisamento, ondulação, coloração e descoloração.

A área de atuação desse profissional é em salões de beleza, espaços e clínicas de estética, teatro, televisão, eventos, hotéis, navios SPAs e como autônomo.

Técnico em Imobilizações Ortopédicas


Este profissional confecciona, aplica e retira aparelhos gessados, talas gessadas (goteiras e calhas) e enfaixamentos, com uso do material convencional e sintético. Prepara e executa trações cutâneas na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações.

O campo de atuação desse profissional é em hospitais, clínicas e postos de saúde.

Técnico em Massoterapia


O profissional de massoterapia identifica, seleciona e aplica técnicas de massagem terapêutica e estética, avaliando a técnica adequada às necessidades do cliente baseando-se nos conceitos anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e fisiopatológicos.

A área de atuação é em clínicas de massoterapia, reabilitação e estéticas. Também em associações esportivas, hospitais e unidades básicas de saúde. O serviço autônomo também pode ser uma opção para esse profissional.

Técnico em Meio Ambiente


O profissional de meio ambiente coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, elaborando relatórios e estudos ambientais para propor medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. A gestão ambiental e organizações de educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas também fazem parte do escopo de trabalho desse profissional.

O campo de atuação desse profissional é em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, estações de tratamento de resíduos, empresas de licenciamento ambiental e unidades de conversação ambiental.

Técnico em Meteorologia


O técnico em meteorologia aplica métodos para a elaboração de previsões do tempo, de diagnósticos e de projeções climáticas, realizando estudos e emitindo relatórios de impacto ambiental, de diagnóstico da população do ar, prevenção e dispersão dos poluentes atmosféricos. É da função desse profissional realizar a leitura, intepretação e gerar informações meteorológicas e climatológicas para finalidade agrícola, turismo e lazer.

A área de atuação é em institutos de monitoramento, previsão, pesquisa meteorológica e climatológica, aeroportos, empresas meteorológicas e veículos de comunicação.

Técnico em Necropsia


Neste curso o profissional executa técnicas de conservação e embalsamento de corpos, realizando atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos e avaliação de amostras de tecidos e células, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia e bioquímica.

A área de atuação é em institutos médico legal, hospitais, polícia civil, universidades, institutos de pesquisa, clínicas de formalização e laboratórios de anatomia.

Técnico em Nutrição e Dietética


O curso técnico de nutrição e dietética capacita os estudantes a realizar ações de seleção e preparo de alimentos com estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, em todas as do ciclo vital. Elaborando e implementando cardápios adequados ao público e acompanhando na orientação de atividades de controle da qualidade higiênico-sanitárias no processo de produção das refeições e alimentos.

O campo de atuação é em restaurantes industriais e comerciais, panificadoras e confeitarias, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência.

Técnico em Óptica


O profissional técnico em óptica interpreta, avalia e prepara prescrições ópticas, indicando e comercializando produtos ópticos (lentes e armações) de acordo com a dioptria (grau), as medidas individuais do usuário, a anatomia facial e os costumes comportamentais.

A área de atuação é em laboratórios de montagem, clínicas oftalmológicas e opto métricas, centros de adaptação de lentes de contato, estabelecimentos de industrialização, comercialização e distribuição de lentes oftálmicas e lentes de contatos, armações para óculos e de equipamentos ópticos.

Técnico em Órteses e Próteses


Neste curso o profissional estará apto para realizar medidas para confeccionar, modelar, ajustar e consertar órteses e próteses humanas, de acordo com as necessidades, físicas, psicológicas, econômicas e sociais do cliente e as possiblidades oferecidas por inovações tecnológicas.

O campo de atuação é em oficinas ortopédicas, centros de reabilitação física, oficinas e indústrias de produção biomédica, hospitais e clínicas.

Técnico em Podologia


No curso técnico em podologia o profissional avalia condições da pele e anexos dos pés, selecionando e executando procedimentos de higienização, proteção, tratamento e manutenção, utilizando técnicas manuais e equipamentos para podologia.

A área de atuação é clínica e espaços estéticos, podológicas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas de reabilitação e centros de atendimento a idosos.

Técnico em Prótese Dentária


Neste curso o profissional estará apto para confeccionar e reparar próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, aparelhos ortodônticos, aparelhos ortopédicos e dispositivos protéticos bucais. Sempre prestando suporte técnico ao cirurgião-dentista na fase laboral do processo de reabilitação oral.

O campo de atuação é em laboratórios de prótese dentária e de aparelhos ortodônticos, clínicas e consultórios odontológicos.

Técnico em Radiologia


O profissional técnico em radiologia realiza exames radiológicos convencionais e mamo gráficos, nas atividades de processamento das imagens radiográficas aplicadas técnicas da proteção 4radiológica e de biossegurança. Operando equipamentos na realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, com técnicas de ensaios não destrutivos nos setores de radiografia industrial, medidores nucleares e técnicas analíticas.

A área de atuação é em serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde.

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos


Esse curso oferece ao profissional a coordenação de programas ou serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, desenvolvendo campanhas, eventos e situações de informação e esclarecimento da comunidade sobre dependência química.

O campo de atuação desse profissional é em centros de atenção psicossocial, serviços de referência em saúde mental, unidades básicas de saúde, comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento temporário, unidades de desintoxicação e hospitais gerais.

Técnico em Reciclagem


O técnico em reciclagem produz e gerencia informações sobre os resíduos recicláveis como alternativa sustentável e socioeconômica, recebendo e selecionando resíduos recicláveis, realizando a triagem, o enfardamento, o armazenamento e a comercialização dos resíduos.

A área de atuação é em instituições de gestão, tratamento, comercialização, reciclagem e ou disposição final dos resíduos sólidos, cooperativas e associações de catadores e reciclagem de resíduos sólidos.

Técnico em Registros e Informações em Saúde


Neste curso o profissional organiza, administra e coordena serviços de documentação, registros e estatísticas de saúde, dando suporte ao atendimento do paciente e organizado os registros clínicos ou prontuários, realizando planejamento, controle e avaliação de serviços de saúde.

O campo de atuação é em hospitais, clínicas, postos de saúde, unidades de ponto, atendimento e centros de saúde.

Técnico em Saúde Bucal


O técnico em saúde bucal promove a prevenção e o controle de doenças bucais, desenvolvendo programas educativos e de saúde bucal e realizando estudos epidemiológicos em saúde bucal.

A área de atuação desse profissional é em clínicas ou consultórios odontológicos, hospitais, faculdades de odontologia e serviços de saúde.

Técnico em Vigilância em Saúde


Neste curso o técnico em vigilância em saúde desenvolve ações de inspeção e fiscalização sanitária, aplicando normatização de produtos, processos, ambientes e serviços de interesse da saúde. Faz parte também a investigação, monitoração e avaliação de riscos e os determinantes dos danos à saúde e ao meio ambiente.

O campo de atuação do profissional em vigilância em saúde é em instituições, agências de vigilância sanitária, portos, aeroportos e fronteiras.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de produção industrial?

Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.