Fies: estudantes têm até 30 de junho para renovar contrato de financiamento

Estão incluídos na prorrogação contratos simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.

Fies: estudantes têm até 30 de junho para renovar contrato de financiamentoFies: estudantes têm até 30 de junho para renovar contrato de financiamento

Por PRASABER

O prazo para renovação semestral dos contratos de financiamento disponibilizados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2022. Estão incluídos na prorrogação contratos simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.

A portaria 312/22 foi publicada na sexta-feira, 27/05, no Diário Oficial da União, com a determinação da prorrogação.

Transferência de curso ou instituição

A portaria também prevê a prorrogação até 30 de junho do prazo para os estudantes efetuarem a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, além de poder solicitar a dilatação de prazo para a utilização do financiamento, correspondente ao primeiro semestre deste ano.

Renovação

Por meio do sistema SisFies é possível realizar o processo de renovação. O intuito de prorrogar o prazo é assegurar que os estudantes possam efetuar aditamentos no período de pandemia da covid-19.

Caso haja aditamento não simplificado, quando é necessária alteração nas cláusulas do contrato, como troca de fiador, é preciso que o estudante leve até o banco a documentação comprobatória para concluir a renovação. Em caso de aditamento simples, é preciso apenas que o estudante faça a validação no sistema para formalizar a renovação.

A renovação dos contratos do Fies acontece semestralmente. A solicitação de aditamento é inicialmente realizada pelas instituições de ensino e, posteriormente, por meio do SisFies, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades.

Os contratos assinados até dezembro de 2017 entram na prorrogação feita pelo FNDE. Já os contratos do Novo Fies, celebrados a partir de 2018, têm o cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Fies

O Fies é um programa do governo federal que tem por objetivo promover o acesso ao crédito para financiamento estudantil de cursos de ensino superior disponibilizados por instituições privadas.

Desde 2018, o programa é ofertado em duas modalidades: o Fies, que é  gerido pelo governo federal, onde não há incidência de juros para estudantes com renda familiar até três salários mínimos por pessoa; e o P-Fies, que conta com recursos dos fundos constitucionais e de bancos privados, devido a isso há cobrança de juros.

Compartilhar

Fique por dentro!

Assine nossa Newsletter e receba novidades, promoções e tudo relacionado ao Enem, Fies e Sisu! Inscreva-se!

Ao inscrever-se em nossa newsletter, você concorda com a política de privacidade do Pravaler.