Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

MEC anuncia portal exclusivo para Sisu, Prouni e Fies

Saiba mais sobre o portal Acesso Único.

Ao lançar o Portal Acesso Único, o MEC (Ministério da Educação) inaugurou uma nova fase dos programas e ações que promovem o acesso ao ensino superior, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Agora, eles estão disponíveis em um único endereço, que oferece muito mais informações e praticidade.

Desenvolvido com base nas experiências de navegação de usuários participantes de edições anteriores dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único) será muito útil para quem quer conhecer melhor essas três oportunidades que o MEC oferece ao estudante que busca ingressar em um curso superior.

E as novidades não se encerram com o lançamento do portal, pois ele ganhará novas funcionalidades, que já estarão disponíveis durante os processos seletivos para o segundo semestre de 2022. O Acesso Único contará com aperfeiçoamento tecnológico contínuo, desenvolvido em ambiente de nuvem, para os sistemas de inscrições nos programas oferecidos pelo governo federal.

Neste artigo você vai encontrar:

Mais serviço e transparência

Em uma de suas sessões, o Acesso Único disponibiliza ferramenta de busca avançada, com diversos filtros, para um banco com milhares de dados digitais referentes as edições do Sisu, Prouni e Fies. No momento, esse banco é composto das edições mais recentes, de 2020 e 2021, mas já há projeto para ampliá-lo, tanto com a alimentação de dados de edições anteriores a 2020, como também com a atualização dos dados das edições deste ano e futuras.

A ferramenta de busca avançada disponibiliza diversos filtros e pode ser explorada pelo estudante para projetar as chances de ser selecionado para o curso desejado. Isso pode ser feito a partir das notas de corte disponíveis no banco de dados, que podem ser comparadas com a nota que o estudante obteve no Enem (dados reais ou estimados). Nessa sessão, os dados podem ser filtrados por nota de corte de cada curso, por instituição e sua localidade, município e estado, e ainda a quantidade das vagas ofertadas por cada edição do Sisu, Prouni e Fies.

Com isso, o MEC viabiliza o direito do cidadão de acessar dados públicos, além de facilitar a leitura e interpretação desses dados para uso individual dos interessados, de forma gratuita, sem que o estudante precise mais pagar por serviços que, utilizando-se de dados abertos do MEC, são ofertados no mercado.

Projeto Acesso Único

Iniciado com o desenvolvimento do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único), o projeto, que leva o mesmo nome do portal, está alicerçado em princípios como: segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade.

Com o projeto Acesso Único, o MEC está redesenhando soluções de tecnologia para os seus sistemas eletrônicos, por meio dos quais são ofertadas oportunidades de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Assim como o portal, o projeto continuará em desenvolvimento, até o final do ano, para oferecer ampliações e aprimoramentos dos serviços e ferramentas tecnológicas que objetivam promover o ingresso no ensino superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter