Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Baixa qualificação dos trabalhadores prejudica preenchimento de vagas no setor industrial Baixa qualificação dos trabalhadores prejudica preenchimento de vagas no setor industrial

Baixa qualificação dos trabalhadores prejudica preenchimento de vagas no setor industrial

Confederação Nacional da Indústria estima que, até 2025, as fábricas brasileiras vão criar 497 mil vagas. Além de treinar profissionais que vão ocupar postos novos de trabalho, o setor também vai precisar atualizar a formação de mais de 7,6 milhões funcionários.

O crescimento da economia depende de muitos fatores ao mesmo tempo e a educação dos cidadãos é um deles. Sem qualificação de trabalhadores é muito mais difícil avançar.

O ritmo das máquinas é um sinal de que há muito trabalho. A fábrica fica em Palmas e dali saem 200 mil óculos por mês para lojas em todo o Brasil e na América do Sul. A empresa tem demanda e estrutura para triplicar a produção, mas faltam funcionários: “Hoje tenho acima de 30 vagas em aberto, especialmente para a área de produção”, explica a diretora técnica Gicelia Valverde.

Veja tambémO reflexo da educação no mercado de trabalho

Para conseguir operar essas máquinas importadas da China é preciso fazer um curso específico. Quem tem a qualificação, acaba escolhendo onde trabalhar.

“O candidato escolhe e eu espero ser sorteada nessa escolha dele, pra ele vir trabalhar conosco”, fala Gicelia.

Como estratégia para manter profissionais cada vez mais qualificados, a indústria passou a investir na capacitação dos colaboradores. Uma dessas áreas é a do setor de relações internacionais. O Cícero tem uma coleção de diplomas de cursos técnicos e agora estuda inglês. “Eu quero crescer. Vim de auxiliar de produção, almejo ir para o setor importação, que é uma parte de análise de carga. Então, o inglês é uma peça-chave”, diz o auxiliar de expedição Cícero Breno Lopes.

Outra empresa de logística também têm dificuldade pra encontrar profissionais. Para não ficar com máquinas paradas, funcionários fazem treinamentos em outros estados. “Eles foram capacitados na fábrica em São Paulo. Na fabricação de chapas, corte e dobra de chapas”, conta o empresário Walter Aparecido.

Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que, até 2025, as fábricas brasileiras vão criar 497 mil vagas. Além de treinar profissionais que vão ocupar postos novos de trabalho, o setor também vai precisar atualizar a formação de mais de 7,6 milhões funcionários que vão ter que lidar com novas tecnologias. “Essa dificuldade na verdade de contratação, ela acontece em todas as áreas e em todos os níveis de formação. As instituições que ofertam educação, elas precisam ter um papel mais ativo no sentido de ofertar vagas nas áreas que o mercado de trabalho está demandando. Orientar esses interessados, esses profissionais que estão buscando uma inserção no mercado de trabalho, a se inserirem em áreas em que de fato há uma demanda para os próximos anos”, explica o especialista em mercado de trabalho da CNI Anaely Machado.

Fonte: G1
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter