Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

ProUni 2022/2: MEC prorroga prazo para comprovação das informações dos selecionados

O prazo anterior ia até o dia 17 de agosto. Restante do cronograma também sofreu alteração.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que candidatos selecionados na segunda edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) comprovem as informações junto das universidades.

O prazo iria até o dia 17 de agosto, mas foi estendido até o dia 24 seguinte. Os candidatos podem acessar o resultado no link abaixo:

Resultado ProUni 2022/2

A  comprovação de informações costuma acontecer de forma presencial, mas caso as instituições não possam receber os estudantes por causa da pandemia, elas deverão disponibilizar meios digitais seguros para recebimento e comunicar aos participantes do ProUni com 24 horas de antecedência.

Os documentos necessários podem ser verificados no portal Acesso Único e também consultar os sites das instituições para conferir se há alguma atualização sobre local e horário de apresentação ou ainda exigência de formulários complementares.

Saiba mais: ProUni 2022, saiba como consultar a lista de aprovados

Alteração de cronograma

Com o prazo estendido para a comprovação das informações junto das instituições de ensino, outras datas do ProUni 2022/2 também foram alteradas, como o da 2ª chamada, que estava prevista de ser realizada em 22 de agosto, com confirmação das informações até o dia 31 seguinte.

Agora, ela será disponibilizada em 29 de agosto, com confirmação das informações até o dia 08 de setembro.

Lista de Espera

A data de inscrições para a lista de espera também foi alterada. Aqueles candidatos que não forem convocados nas duas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2022/2 agora entre os dias 13 e 14 de setembro.

O resultado da lista de espera do ProUni que era esperado para 09 de setembro, com a comprovação dos dados entre os dias 10 e 16 do mesmo mês, passou para 17 de setembro, com comprovação entre os dias 19 e 23 seguintes.

ProUni 2022/2

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição particular de ensino puderam se inscrever entre os dias 1º e 05 de agosto, na segunda edição de 2022 do ProUni.

Antes de se inscrever no Programa, foi necessário fazer o login único no site do Governo Federal. Quem já tinha esse cadastro somente precisou informar o número do CPF e a senha para acessar, enquanto os demais precisaram criar uma conta no portal, gratuitamente.

No momento da inscrição no ProUni 2022/2, o estudante precisou informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Puderam se inscrever no ProUni 2022/2 estudantes que se enquadraram em uma das seguintes situações:

  • Ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou particulares;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

Além disso, os candidatos deverão atender requisitos de renda para poder concorrer às bolsas ofertadas.

Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa (R$1.818).

Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa (R$3.636).

Apenas professores da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica, não precisam comprovar renda para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

Enem

Outro requisito obrigatório para se inscrever no ProUni 2022/2 é ter feito o Enem. Normalmente, o estudante precisa ter participado da última edição do exame educacional; no caso, do Enem 2021.

Uma das novidades desta edição é que os candidatos poderão utilizar tanto as notas do Enem 2021 quanto do Enem 2020.

As notas mínimas exigidas para participar são 450 pontos na média das provas objetivas acima de zero na redação.

Números

O ProUni 2022/2 ofereceu aproximadamente 190 mil bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursos superiores de instituições de ensino particulares de todo o Brasil.

Novidades

Ao divulgar o edital do ProUni 2022/2, o Ministério da Educação (MEC) publicou também um Decreto e uma Portaria que normatizam o programa.

Os novos normativos incorporam ao ProUni as mudanças feitas pela Lei 14.350, sancionada no dia 26 de maio. Conheça quais são:

Escolaridade

A principal mudança é a inclusão de estudantes não bolsistas de escolas particulares, desde que atendam aos requisitos de renda e média mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até o ProUni 2022/1, apenas estudantes da rede pública, professores e pessoas com deficiência (PcD) poderiam concorrer às bolsas.

Enem

O ProUni passa a aceitar as notas das duas últimas edições do Enem e não apenas a última. No caso do ProUni 2022/2, serão aceitas as notas do Enem 2020 e 2021.

Concorrência

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela modalidade de concorrência (ampla concorrência ou ações afirmativas).

Haverá, ainda, uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Confira:

  • professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, independentemente de renda;
  • estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola pública;
  • estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa integral;
  • estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa;
  • estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa integral;
  • estudante que cursou o ensino médio integralmente em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa.

ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal, criado em 2005, que concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Para concorrer às bolsas é preciso ter particiado de, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem e ter obtido média de 450 pontos ou mais, sem zerar a redação.

Saiba mais informações no edital do ProUni 2022/2.

Leia também: ProUni só vale para a primeira graduação?

Fonte: Mundo Educação
Categoria: VestibularNoticias
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter