O que é EAD e como Funciona O que é EAD e como Funciona

O que é EAD e como Funciona

O termo EAD significa ensino a distância, uma forma de aprendizado que vem se tornando popular nos últimos anos.

Segundo dados do último censo, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014 os cursos EAD já contavam com mais de 4 milhões de alunos em todo o Brasil.

Apesar desse crescimento, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre cursos dessa modalidade: é tão bom quanto o presencial? É uma modalidade de educação válida? Precisa fazer vestibular? O mercado de trabalho vai reconhecer? O diploma terá o mesmo valor? Neste artigo, vamos tirar todas essas dúvidas pra te ajudar a tomar a melhor decisão nos estudos!

O que é EAD?

O Ensino a Distância (EAD) é uma alternativa de ensino que os estudantes têm encontrado para conseguir seu tão sonhado diploma, com horários e turnos de aulas flexíveis. O que ajudou esse modelo de ensino crescer, foi a evolução da transformação digital que o mundo está vivendo.

Como funciona o EAD?

O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.

Ela também possui várias ferramentas como fóruns de discussão, chats e videoconferências que possibilitam a interação com os professores, tutores e demais alunos.

Mesmo sendo uma graduação a distância, existem algumas atividades presenciais como, por exemplo, reuniões periódicas ou práticas de laboratório. As provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também ocorrem presencialmente.

Os encontros variam de acordo com o curso, sendo realizados na sede da faculdade ou em polos de apoio credenciados.

Quem pode fazer EAD?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e possua um computador com um bom acesso à internet, está apta a entrar para o EAD. Garantindo essa parte, é só escolher o curso e a instituição que deseja ingressar.

É importante verificar se o curso escolhido é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Essa informação está disponível no site do próprio MEC. É importante verificar também se o curso está bem avaliado, mesmo que ele seja de uma escola conhecida.

Feito isso, é só cuidar da preparação para o processo de seleção, que é muito semelhante ao dos cursos presenciais.

Você terá que fazer uma prova escrita, realizada presencialmente pela maioria das escolas, que pode incluir questões objetivas e discursivas, além de uma redação.

Muitas escolas consideram também as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vantagens do EAD

São muitas vantagens para quem vive uma vida agitada e pretende alinhar seus estudos no dia a dia, confira:

  • Combinação entre estudo e trabalho;
  • Ensino de menor custo;
  • Maior autonomia do estudante;
  • Interatividade virtual entre professores, alunos e técnicos;
  • Conteúdos digitais de apoio;
  • Maior diversificação das metodologias de ensino.

Público alvo do EAD

O público alvo do EAD são estudantes que precisam conciliar emprego e estudos, com pouco tempo livre durante o dia tendo que cuidar de atividades de rotinas, como casa e filhos. O ensino a distância facilita a entrada desse aluno, porque oferece horários de estudos flexíveis, podendo estudar durante a semana ou somente nos finais de semana.

Diploma EAD e presencial

Uma das maiores preocupações de quem opta pelo sistema EAD é a validade do diploma. Muitos alunos têm o receio de perderem oportunidades de emprego porque fizeram cursos a distância.

Mas este medo é infundado. Os cursos presenciais e EAD são avaliados pelo Ministério da Educação com o mesmo rigor e seguindo os mesmos critérios. Desde que a instituição seja credenciada pelo MEC e ofereça os conteúdos exigidos dentro da carga horária determinada, os diplomas EAD e dos cursos presenciais possuem a mesma validade. Inclusive não fica registrado no diploma qual foi a modalidade em que o curso foi realizado.

Tipos de cursos a distância

Supletivo Ensino Fundamental e Médio

Existe a possibilidade de o estudante que não conseguiu concluir o ensino básico, terminar seus estudos a distância através do CEEJA. Os cursos não são presencias, mas flexíveis. No início do curso, o aluno recebe todo material didático necessário, com plano de estudos elaborado pelos professores.

O plano de estudo pode ser adaptado dependendo da necessidade do aluno, mas também tem a possibilidade de comparecer à secretaria da escola para alterar e tirar dúvidas do curso quando for preciso.

Os detalhes do curso dependem de cada Centro Estadual de Educação, todos atendem os mesmos objetivos, mas não oferecem uma didática padrão de todos os Centros.

Ao final do curso, o aluno realizará uma prova presencialmente e, se for obtido um resultado positivo, recebe seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Ele poderá usar o certificado para comprovar que terminou o ensino regular.

Os cursos do CEEJA podem ser escolhidos entre presencial ou à distância, confira nosso guia completo sobre o CEEJA.

Cursos livres e preparatórios

Também existem diversas oportunidades de fazer um curso livre a distância. Eles são independentes do MEC e podem ser tanto especializados em uma área de trabalho, como também ser um curso preparatório para algum concurso, por exemplo. Ele também oferece flexibilidade e com carga horária menores.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos ou profissionalizantes são mais curtos que uma graduação e o foco é a qualificação rápida para a entrada no mercado de trabalho. Os cursos também são regulamentados pelo MEC e possuem um certificado com a mesma validade do presencial.

Graduação

Um curso de graduação a distância é igual a um curso de graduação presencial. Com a mesma duração, carga horária e o diploma vale igualmente. Os cursos podem ter a duração de no mínimo de 2 anos e se adaptam ao estilo de vida do aluno, podendo ser total ou parcialmente flexível.

Pós-graduação

Diversas instituições de ensino já oferecem pós graduações a distância, facilitando para o aluno que trabalha durante o dia e precisa de horários flexíveis para seus estudos. Os cursos a distância de uma pós tem o mesmo reconhecimento de um curso presencial e podem acontecer de ter alguns encontros presenciais durante a realização do curso.

O ideal é consultar a instituição de ensino para entender melhor sobre a pós graduação a distância.

EAD para empresas

Mais conhecido como Educação Corporativa, diversas empresas já passaram pela Transformação Digital e oferecem plataformas de treinamento a distância para seus colaboradores.

Umas das formas mais comuns que as empresas têm adotado são as videoaulas, criando um conteúdo em vídeo que pode ser reutilizado sempre que necessário como, por exemplo, em caso de novos funcionários das empresas que entraram e precisam fazer uma integração em vídeo.

Modelos de EAD

Existem dois tipos de modelos de aprendizagem para o ensino a distância, confira:

EAD Síncrono

O ensino a distância síncrono é um tipo de ensino que necessita a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual. Ambos devem se conectar e ter a interação de uma aula a distância e de alguma forma concluírem o objetivo da forma.

A interação não se torna um requisito, mas professores podem sempre solicitar alguma interação virtual do aluno, como o aluno também pode solicitar ao educador em tempo real.

EAD Assíncrono

O ensino a distância assíncrono é um ensino que não se torna necessário os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que tarefas ou aulas sejam realizadas no tempo adequado.

Nesse tipo de estudo, alunos e professores contam com maior liberdade, isso porque permite que os estudantes desenvolvam o aprendizado de acordo com o seu tempo disponível.

Formatos de cursos a distância

A distância

A educação a distância é um modelo que toda aprendizagem é feita no Ambiente Virtual de Aprendizagem (ACA). Nesse caso, há encontros presenciais, mas eles não são frequentes e geralmente acontece no máximo duas vezes por semestre.

Semipresencial

O curso semipresencial é quando a carga horária é de pelo menos 20% com aulas a distância. Sendo o curso de origem presencial, mas partes do conteúdo está no ambiente virtual. As avaliações são realizadas de forma presencial na instituição de ensino.

Presencial com atividades a distância

Nessa modalidade, o estudante tem aulas frequentes que, dependendo da grade curricular, pode ser todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais puxada, já que a presença é obrigatória.

Tipos de vestibulares para EAD

Vestibular Seriado

Apesar de não ser muito conhecido, é um processo seletivo dividido em três provas e uma redação. O vestibular seriado é oferecido por instituições de ensino públicas e privadas de nível superior.

Vestibular Agendado

O vestibular agendado é oferecido somente por instituições de ensino superior particulares. Nesse caso, a faculdade permite que você agende a data e o horário da prova, conforme a disponibilidade pela própria instituição de ensino. A principal vantagem é a conveniência da realização da prova e o processo mais rápido de divulgação do resultado.

Vestibular Tradicional

O mais comum dentre todos, o processo seletivo é utilizado por faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. A prova é baseada no conteúdo do ensino médio e com questões discursivas e objetivas. O processo seletivo pode ser realizado apenas uma vez ou divido em fases, seguindo modelo padrão.

Enem e Sisu

Algumas instituições de ensino oferecem o Enem como entrada para os cursos de graduação superior, podendo ser um complemento para a prova tradicional ou não. O Enem tem a vantagem de concorrer a vagas em diferentes instituições com uma única prova, na maioria das vezes oferecendo bolsas de até 100%.

Já o Sisu é um programa do governo que utiliza a prova do Enem como porta de entrada para instituições de ensino superior pública, sendo a principal escolha para quem realiza o Enem e opta por fazer um curso de graduação em uma faculdade ou universidade pública.

Principais Universidades EAD

Universidades Privadas

  • Universidade Paulista (Unip);
  • Universidade Norte do Paraná (Unopar);
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro Universitário de Maringá (Unicesumar);
  • Centro Universitário Inta (Uninta);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul);
  • Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge);
  • Centro Universitário Internacional (Uninter);

Universidades Públicas

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Curso a distância ou presencial?

Concluindo, ao optar por fazer um curso de graduação EAD o aluno obterá as mesmas vantagens que um curso presencial, podendo usar seu diploma para conquistar qualquer emprego que exija nível superior, prestar um concurso público ou até mesmo iniciar uma pós-graduação.

Glossário EAD

EAD

EAD é a sigla para Educação a Distância. É um modelo de ensino através das tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes

AVA

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. É um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdo e materiais complementares para os seus alunos e na gestão de cursos online.

LMS

LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem) pode ser chamado também de plataforma e-learning e é um sistema que disponibiliza vários recursos que auxiliam no aprendizado online.

Blended Learning

O Blended Learning busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade igualmente de cursos presenciais.

E-Learning

O E-Learning é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir o método de ensino por meio das mídias eletrônicas.

Microlearning

O Microlearning (do inglês micro aprendizagem) é um modelo de ensino rápido que oferece aulas de linguagem simples, fácil compreensão e de um tempo curto de duração.

Mobile Learning (M-Learning ou Aprendizagem Móvel)

O Mobile Learning é uma metodologia de ensino que proporciona aos alunos e professor o uso de dispositivos móveis como plataformas de educação.

Scorm

O Sharable Content Object Reference Model (do inglês Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável) é tudo que faz parte dos objetos de aprendizagem do EAD, sendo animações, vídeos, imagens, fotografias, textos, etc.

Webinar

O Webinar é um seminário online em vídeo e geralmente permite a interação do usuário via chat ou em vídeo.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.