Pós-graduação em Direito – Tudo que você precisa saber Pós-graduação em Direito – Tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Direito – Tudo que você precisa saber

Após a conclusão da graduação, há sempre a grande dúvida: fazer ou não uma pós-graduação? Apesar de seguir pelo caminho da educação – mesmo que você já tenha entrado para o mercado de trabalho – ser sempre a melhor escolha, existem algumas carreiras que é essencial se aprimorar com uma pós. É o caso do ramo de Direito.

O motivo é bastante conhecido: há diversas áreas de atualização para quem escolhe Direito, e as opções de especializações são muitas. O importante, porém, é se atentar se a pós que você deseja é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Para ajudar você na escolha da melhor especialização, listamos abaixo as opções de cursos de pós-graduação mais conhecidas para o bacharel em Direito. Fique conosco e confira!

Como funciona a pós-graduação em Direito?

Em Direito, o leque de oportunidades é enorme e elas podem ser cursadas por qualquer estudante graduado, de qualquer área de atuação, desde que isso seja autorizado pela instituição de ensino – o que varia muito de um edital para outro.

Outro ponto importante é a permissão de atuação do profissional no ramo. Explicamos: por mais que um bacharel em Direito possa entrar para uma pós-graduação em uma das opões existentes, isso não significa que ele estará apto para atuar como advogado. Para isso, é necessário prestar o Exame da OAB.

Além disso, é bom ficar atento na escolha da sua pós, uma vez que – na área de Direito – ela pode ser ofertada como especialização, MBA, mestrado ou doutorado. Ou seja, existem cursos de pós tanto para a modalidade lato sensu (voltada mais para o mercado de trabalho) como para stricto sensu (para quem deseja seguir carreira acadêmica em universidades).

Áreas de pós-graduação em Direito

Com tantas possibilidades, fica ainda mais difícil tomar a decisão de qual pós seguir, não é? Pensando nisso, listamos as áreas mais conhecidas no ramo de Direito.

Para saber mais sobre cada uma delas e escolher a melhor que se encaixa com o seu perfil e as suas perspectivas para o futuro, é só continuar a leitura deste artigo. Confira abaixo!

Direito Tributário

O foco do curso é possibilitar que o pós-graduado fique apto para atuar com legislação e jurisprudência tributária. Para isso, o conteúdo das aulas aborda não só questões do cenário federal, mas do municipal, estadual e, claro, internacional. Seguir o ramo do Direito Tributário é trabalhar com questões tributárias por meio de análise, reflexões e estudo de casos.

Direito Imobiliário

Voltada para profissionais, graduados ou interessados das áreas relacionadas ao setor imobiliário, como infraestrutura e desenvolvimento urbano e direito registral, essa pós-graduação tem uma abordagem inovadora, com conteúdo interdisciplinar.

Quem busca por um curso de pós em Direito Imobiliário, sai apto para atuar com elementos básicos de economia urbana e do desenvolvimento ambiental das estruturas de uma cidade. O profissional especializado nessa área pode atuar, em conjunto com outros setores, na construção de moradias populares, desenvolvimento de parques industriais, regularização de áreas urbanas e rurais etc.

Direito Público

O curso de pós-graduação em Direito Público oferece aos alunos um profundo conhecimento teórico e bastante desenvolvimento prático, com assuntos relacionados à área de administração pública, permitindo que o profissional atua e advogue para o Estado, em prol do Poder Público.

As matérias do curso são focadas em discussões e análises de questões referentes à esfera pública, ensinando os alunos sobre o papel do Estado e das instituições em cada caso, sempre com base na constituição.

Direito do Trabalho

Direito trabalhista é um ramo antigo da área e em constante atualização, uma vez que o mercado de trabalho está sempre passando por mudanças. Por conta disso, é uma pós-graduação bastante buscada, já que há bastante oportunidade no setor.

Além disso, é um ramo que acaba de passar por mudanças na legislação (além da perda de um ministério que cuidava exclusivamente do assunto). Por conta da reforma trabalhista, a necessidade de advogados que cuidem dessas causas tem sido ainda maior, já que há diferentes interpretações tanto por parte do empregador como pelo funcionário. Em resumo, ainda é um campo bastante promissor.

Direito Administrativo

O Direito Administrativo é a área voltada para quem deseja atuar com todas as questões que englobam a administração de uma empresa ou instituição pública, tais como: processos administrativos, licitações, administração pública, gestão de bens públicos.

Além disso, é de responsabilidade do profissional especializado na área atuar com temas do Estado, da Fazendo Pública e da Legislação Infraconstitucional.

Direito Ambiental

A questão climática tornou-se pauta política há tempos e, hoje, toda empresa ou instituição pública que não pense no meio ambiente, está em perigo diante das leis. Por isso, a área do Direito Ambiental tem crescido a cada dia, possui um mercado em expansão e requer profissionais bastante qualificados para lidar com essas questões tão delicadas.

Os pós-graduados do ramo vão poder atuar em órgãos de proteção e defesa do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Direito Constitucional

É uma das áreas mais buscadas pelo bacharel em Direito. Quem se especializa em Direito Constitucional está apto para atuar com direitos humanos e fundamentais, além de aprender tudo sobre como funciona os três poderes do Estado, como se dão as transformações deles ao longo do tempo e como isso reflete na sociedade e na globalização como um todo.

Direito Digital

As redes sociais e tudo que engloba o universo digital trouxe muita coisa benéfica para a sociedade, não temos como negar. Porém, ao mesmo tempo, também resultou em implicações do universo jurídico, sendo uma área em constante crescimento diante do cenário atual.

Dessa forma, o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Digital tem, por finalidade, a de preparar os profissionais para tratarem os desafios que cercam a área, por meio de análise e reflexões de casos reais. É um profissional apto para trabalhar com os crimes cibernéticos.

Direito Internacional

Quer trabalhar com questões que vão além do nosso país? Uma pós-graduação em Direito Internacional é o caminho ideal para você. Isso porque, o profissional que optar por essa pós, aprenderá tudo sobre os aspectos teóricos e práticos das relações entre os países. Entre os assuntos estudados nessa área, estão: Direito Internacional Econômico, Direito Público Internacional e Direito Internacional Privado.

Caso deseje seguir por esse caminho, temos uma dica de ouro: estude e procure se aprimorar em línguas estrangeiras, principalmente inglês e espanhol. Apesar da pós-graduação dar um enorme suporte para o ramo, as relações internacionais requerem comunicação em uma língua universal e você vai precisar estar com ela em dia para se dar bem.

Direitos Humanos

Garantir os direitos humanos é um dos pilares para que toda sociedade se desenvolva. Por isso, fazer uma pós-graduação na área vai te permitir seguir por uma carreira importantíssima para a pessoas, o Estado e as instituições.

Essa área apresenta muitas oportunidades de atuação, já que tem por objetivo o de garantir direitos básicos de sobrevivência para todos os níveis da sociedade.

Direito Eleitoral

Caso você decida se especializar nessa área, vai poder trabalhar com assuntos políticos e todo o universo que o engloba, principalmente em períodos eleitorais e de campanhas. O bacharel em Direito que seguir esse ramo, atuará ou de forma consultiva – por meio de prestação de serviços, assessoria e segurança jurídicas, ou de forma contenciosa – em representações judiciais.

Direito Médico

Outro ramo bastante expansão é o do Direito Médico – e, vamos combinar, de grande importância para tudo que se refere à ligação entre justiça e saúde. O ramo é bastante delicado e requer sensibilidade por parte dos profissionais.

Quem optar por essa área, vai trabalhar com direitos e deveres médicos, levando em consideração tudo sobre os temas jurídico-legais, os cumprimentos de instituições de saúde e de toda a população que faz uso dos serviços. Tudo para ter a certeza de que o médico atuará de maneira ética e conforme as leis previstas, garantindo bem-estar e segurança aos pacientes.

Direito Previdenciário

O Direito Previdenciário é uma subcategoria do direito público, com foco em estudo e regulamentos da seguridade social. Quem se decidir por esse ramo, vai atuar diretamente com a previdência social – considerada um direito fundamental de qualquer cidadão.

Direito Civil

Uma das áreas mais antigas em direito – e a que ainda tem um grande número de graduados que optam por seguir carreira, o Direito Civil é o ramo que trata de todas as questões referentes à vida das pessoas, o convívio social, e todos os direitos e deveres de um indivíduo enquanto cidadão que deve cumprir leis de estado e, também, ser asseguradas por elas.

Direito Empresarial

Uma pós em Direito Empresarial tem por objetivo o de desenvolver a capacidade dos profissionais em refletir sobre assuntos contemporâneos que diz respeito o empresário no nosso país e em todo o mundo. Quem se decidir por esse ramo de atuação, desenvolverá habilidades focadas em gestão jurídica para o meio empresarial e ficará capacitado para a tomada de decisões no meio corporativo.

Direito Corporativo e Compliance

O profissional com um diploma de pós-graduação nesse ramo ficará apto para atuar na área de compliance e tratar de assuntos que assegurem a integridade de uma empresa com foco em corrupção e lavagem de dinheiro e demais capitais.

No curso, o profissional aprende teorias e habilidades para lidar com as questões e problemas legais relacionados ao direito corporativo, além de ter contato com demais disciplinas que complementam o tema central, tais como: economia, contabilidade instrumental, negociação e aspectos societários.

Direito do Consumidor

O curso de pós-graduação em Direito do Consumidor objetiva capacitar os profissionais do ramo para tudo o que se refere as relações de consumo. É um ramo novo na área e tem conquistado adeptos ao longo dos anos e com o crescimento exponencial do mercado.

As matérias aprendidas ao longo da especialização são multidisciplinares e giram em torno de conceitos de alguns outros ramos da área de Direito, como civil, processual, administrativo, penal e comercial.

Direito Penal

Um dos ramos de atuação mais buscados ainda atualmente, o Direito Penal se dedica às normas emitidas pelo Poder Legislativo do país para reprimir delitos por meio de aplicação de penas, visando à preservação da sociedade e todo o seu desenvolvimento sadio.

É um ramo que pode variar conforme o contexto político e a jurisdição, mas sempre se concentra em resoluções de litígios e compensação de vítimas antes de tratar a punição.

Direito Tributário

Esse também é um ramo bastante antigo da área de Direito e, quem se decidir por essa especialização, estudará a legislação e a jurisprudência tributária por meio de disciplinas que tratam destas questões em diversas esferas de governo – municipal, estadual, federal e internacional.

Direito Público

O pós-graduando em Direito Público estará apto para atuar no relacionamento direto entra os indivíduos e o Estado, assegurando o direito e deveres de ambos. É um ramo de Direito que aborda vários outros, como o constitucional, o penal e o administrativo.

Como o Direito Público varia conforme as estruturas legais em todo o mundo, é imprescindível que você o estude mesmo que essa não seja a sua área pretendida de especialização, seja como uma matéria obrigatória ou optativa.

Português Jurídico

Dominar a linguagem forense é essencial para todos os profissionais do ramo de Direito, seja qual for a especialização. Por isso, uma pós nesse ramo é imprescindível para quem deseja dominar as técnicas de comunicação desse setor.

O curso é inovador, multidisciplinar e bastante completo, sempre atualizado com as novas regras do mercado jurídico atual. Entre as disciplinas abordados no curso de pós-graduação em português jurídico, estão: gramática, linguística, semântica, retórica e oratória, argumentação, lógica jurídica, latim, postura e comportamento, entre outras.

Pós-graduação presencial ou a distância?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher entre uma pós-graduação presencial ou na modalidade a distância. Para ajudar, confira nosso conteúdo de curso EAD ou presencial e, também, a lista abaixo sobre algumas vantagens e desvantagens de cada modalidade:

Presencial


A pós-graduação presencial segue os formatos tradicionais de ensino, nos quais as aulas acontecem dentro da universidade, com períodos e horários pré-definidos.

Vantagens

  • Rotina programada e horários fixos, que contribui para a organização, disciplina e melhor aproveitamento do curso;
  • Alunos que enfrentam dificuldades com alguma disciplina contam com o apoio dos colegas e professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo;
  • Redução de possíveis distrações, uma vez que não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois;
  • Contato com o ambiente acadêmico, proporcionando ao aluno todas as sensações da faculdade, como novas amizades, contato com os professores e até mesmo relacionamentos profissionais.

Desvantagens

  • Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino ou do curso desejado será a que o estudante procura;
  • Existe o risco de o curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor;
  • Em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados na ausência.

A distância


O EAD é uma modalidade que está crescendo no Brasil, uma vez que não possui a necessidade de deslocamentos diários e o estudante pode conciliar os estudos com atividades do dia a dia, como a rotina de trabalho, por exemplo.

Vantagens

  • Mais autonomia nos horários de estudo, o que facilita o ingresso de estudantes que já estão no mercado de trabalho e precisam de horários flexíveis;
  • O aluno de um curso a distância tem mais autonomia para estudar, ou seja, ele não precisa acompanhar toda a turma, mas sim criar o seu próprio ritmo de estudo;
  • Os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa;
  • A oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos;
  • Nem todos os cursos oferecidos pela universidade estão disponíveis on-line;
  • Autodisciplina e responsabilidade redobrada por parte do aluno;

Porém, não existe formato ideal de aprendizado. A escolha certa deve-se ao perfil e necessidades do estudante. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e possuem a mesma validade para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em direito?

Se você chegou até aqui, já deve ter se convencido que uma pós-graduação em Direito é a melhor maneira de se destacar no mercado de trabalho. Os motivos são claros: você ficará mais preparado para atuar em um ramo entre o leque de opções e contará com um diploma que o qualifica para a função.

Por isso, independente de qual pós-graduação escolher, é sempre bom ficar de olho em quais universidades oferecem melhor qualidade de ensino. Por isso, listamos abaixo as melhores entre o ensino público e o privado:

Universidade Pública

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade de São Paulo(USP)

Universidade Privada

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)
  • Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Universidade Veiga de Almeida(UVA)
  • Centro Universitário de Brasília(UniCEUB)

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Além de absorver conteúdos que, com certeza, agregarão na carreira, fazer um curso de pós-graduação pode ser um artifício para conquistar posições de lideranças e, consequentemente, remunerações mais altas, principalmente em áreas bastante concorridas, como é o caso de Direito. Se especializar faz com que o seu currículo se destaque no mercado e garanta uma boa vantagem no mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre os reais benefícios de uma pós, no nosso guia completo de pós-graduação, você pode conferir tudo sobre a modalidade de ensino! ?

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.