Como funciona o processo seletivo em faculdade particular


Fazer uma graduação e aumentar as chances de sucesso profissional é o sonho de milhares de estudantes. Entretanto, para quem não consegue uma vaga nas universidades públicas, sobra a alternativa de tentar passar no processo seletivo em faculdade particular.

Continue lendo para conhecer todas as maneiras de ingressar em uma faculdade particular e garantir o seu curso superior.

Como funciona o processo seletivo em faculdade particular

Quando alguém pensa em fazer faculdade, geralmente, a primeira associação é com a prova do vestibular. Logo vem as imagens de milhares de jovens acordando nervosos em um domingo qualquer e saindo de casa para fazer uma prova difícil, de quatro ou cinco horas de duração.

No entanto, esta é apenas uma das maneiras de se conseguir uma vaga no Ensino Superior. Existem diversas outras formas de ingresso nas faculdades particulares.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. E sua a nota pode ser usada para entrar no processos seletivo em faculdade particular.

Nesse caso, não é necessário nem fazer o vestibular. O estudante só precisa apresentar sua nota do Enem e em seguida, caso atinja o mínimo necessário, fazer sua matrícula.

No entanto, as regras variam bastante de faculdade para faculdade. Algumas pedem uma média de pontuação e outras só exigem nota maior do que zero na redação. Inclusive, dentro de uma mesma instituição, os critérios podem ser diferentes para cada curso.

A melhor forma do aluno saber se sua nota do ENEM pode ser usada para entrar na faculdade particular é consultando o edital do processo seletivo ou falar diretamente com a secretaria da instituição.

FIES

O FIES é um programa do governo, criado pelo Ministério da Educação (MEC).

Solicitando o Novo FIES, estudantes de cursos presenciais de todo o País podem ingressar em instituições de ensino superior com mensalidades financiadas pelo Governo e Instituições financeiras privadas (P-Fies).

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos para estudantes de baixa renda cursarem faculdades particulares.

Para concorrer a uma bolsa PROUNI, o estudante deve ter concluído o ensino médio e ter feito a última edição do ENEM, obtendo a nota mínima estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Os processos seletivos ocorrem semestralmente e quem cumprir os critérios de participação pode se inscrever pela internet, escolhendo até duas opções de curso entre as vagas ofertadas.

Quem for selecionado no ProUni precisa comparecer à faculdade para apresentar todos os documentos necessários (certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de endereço, etc.) e fazer sua matrícula.

Vestibular tradicional

Quando se fala nas formas de ingresso na faculdade, geralmente, a primeira que vem à mente é o vestibular tradicional.

O vestibular tradicional nada mais é do que uma prova realizada em uma data específica determinada pela faculdade. O conteúdo também é selecionado pela faculdade, assim como o formato, a quantidade de questões, o tempo de duração e até a forma de calcular a pontuação dos participantes.

Assim, cada instituição possui um vestibular com características próprias, o que ajuda o estudante a escolher apenas os vestibulares que se encaixam mais no seu perfil.

Isso também facilita na hora de estudar, pois o estudante pode buscar as provas dos anos anteriores da instituição desejada, para saber quais conteúdos costumam ser mais cobrados e quais são os modelos de questão mais comuns.

Essa preparação aumenta muito as chances do aluno ser aprovado.

Vestibular Agendado

Diferente do modelo do vestibular tradicional, onde todos os alunos fazem as provas na mesma data, no vestibular agendado a faculdade oferece várias datas para que o vestibulando escolha aquela em que poderá estar presente.

A autonomia de poder decidir qual o melhor dia para a execução do exame é a principal diferença encontrada entre o vestibular agendado e o tradicional.

Os vestibulares agendados podem ser presenciais ou online, feitos através do computador.

Muitas faculdades oferecem os dois tipos de vestibular. Neste caso, o vestibular agendado é usado para preencher as vagas que sobraram do vestibular tradicional.

O estudante deve consultar o edital do processo seletivo ou falar diretamente com a secretaria para saber se a instituição disponibiliza o formato de vestibular agendado.

Concluindo, existem diversas formas de ingresso em uma faculdade particular. O estudante pode escolher ou avaliar qual é a mais adequada ao seu perfil.

Compartilhar
Categoria: Faculdade
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.