Qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores?


Está pensando em fazer um desses cursos? Já sabe qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores? Confira a nossa explicação!

Na hora de escolher um curso para o vestibular, os estudantes podem ficar confusos com todas as possibilidades oferecidas pelas faculdades. Especialmente com cursos que têm características parecidas – como Comércio Exterior e Relações Internacionais, Química e Engenharia Química, etc.

Esse é o caso de Arquitetura e Design de Interiores, dois cursos que exigem criatividade e inovação, mas que são diferentes e levam a carreiras diferentes.

Como é o curso de Arquitetura?

Arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos de acordo com critérios como conforto, estética e funcionalidade. Eles pensam na construção e reformas de prédios, por exemplo. Eles não fazem só as plantas, mas também determinam os materiais usados nas obras, considerando o uso do imóvel, ventilação, iluminação, etc. Os principais empregadores de arquitetos são empresas do setor público, construtoras e incorporadoras.

No curso, você vai aprender tanto disciplinas de Ciências Humanas quanto de Exatas. Enquanto o primeiro semestre é mais teórico, a partir do segundo tem mais aulas práticas, como Desenho Arquitetônico e Construção. O curso dura, em média, quatro anos, e tem estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

Agora que você já sabe como funciona o curso de Arquitetura, quer saber qual é a diferença dele para o curso de Design de Interiores?

Como é o curso de Design de Interiores?

Um designer de interiores trabalha com o arranjo de ambientes, levando em conta a estética, a funcionalidade e o conforto, como o arquiteto. Ele define revestimentos, acabamentos, cores e distribuição de móveis e objetos nos ambientes. O trabalho, que exige muita criatividade e constante atualização, pode ser feito em casas, lojas, apartamentos mobiliados, prédios comerciais, etc. Além disso, nos últimos anos, empresas de automóveis estão procurando designers de interiores para montar o interior dos novos carros.

Esse curso pode ser tanto bacharelado quanto tecnólogo. O primeiro dura quatro anos, exige apresentação de trabalho de conclusão de curso e estágio final. Seu currículo é parecido com o da Arquitetura. O segundo dura dois anos e é o mais comum no Brasil. As atividades são mais voltadas para decoração, paisagismo e design de móveis. Desde o início, o curso tem atividades mais práticas e inclui aulas de Gestão Empresarial, Administração e outras disciplinas que vão ajudá-lo a ter seu próprio negócio.

Mas qual a diferença entre o curso de arquitetura e design de interiores?

A maior diferença entre os dois cursos, portanto, é que a Arquitetura lida também com o exterior, o urbanismo e a construção civil. O Design de Interiores, por outro lado, é um curso mais voltado para a decoração do ambiente, a estética e o conforto. Se ainda estiver em dúvidas sobre os cursos, procure pelos currículos das faculdades e instituições de seu interesse. Analisando os currículos, você vai saber o que é estudado e que tipo de profissional o curso pretende formar. É muito importante fazer essa pesquisa para não cometer nenhum engano!

Conheça as faculdades que oferecem cursos de arquitetura!
Ma se estiver interessado em design de interiores, conheça as faculdades que oferecem o curso!

Compartilhar
Categoria: Faculdade
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.