Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores? Qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores?

Qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores?

Na hora de escolher um curso para começar a estudar para o vestibular, os estudantes podem ficar confusos com todas as possibilidades oferecidas pelas faculdades. Especialmente com cursos que têm características parecidas – como Comércio Exterior e Relações Internacionais, Química e Engenharia Química, etc.

Esse é o caso de Arquitetura e Design de Interiores, dois cursos que exigem criatividade e inovação, mas que são diferentes e levam a carreiras diferentes. Mas afinal, você já sabe qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores? Veja abaixo nossa explicação!

Como é o curso de Arquitetura?

Arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos de acordo com critérios como conforto, estética e funcionalidade. Eles pensam na construção e reformas de prédios, por exemplo. Eles não fazem só as plantas, mas também determinam os materiais usados nas obras, considerando o uso do imóvel, ventilação, iluminação, etc. Os principais empregadores de arquitetos são empresas do setor público, construtoras e incorporadoras.

No curso de Arquitetura, você vai aprender tanto disciplinas de Ciências Humanas quanto de Exatas. Enquanto o primeiro semestre é mais teórico, a partir do segundo tem mais aulas práticas, como Desenho Arquitetônico e Construção. O curso dura, em média, quatro anos, e tem estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios.

600x158 Arquitetura

Como é o curso de Design de Interiores?

Um designer de interiores trabalha com o arranjo de ambientes, levando em conta a estética, a funcionalidade e o conforto, como o arquiteto. Ele define revestimentos, acabamentos, cores e distribuição de móveis e objetos nos ambientes. O trabalho, que exige muita criatividade e constante atualização, pode ser feito em casas, lojas, apartamentos mobiliados, prédios comerciais, etc. Além disso, nos últimos anos, empresas de automóveis estão procurando designers de interiores para montar o interior dos novos carros.

Esse curso pode ser tanto bacharelado quanto tecnólogo. O primeiro dura quatro anos, exige apresentação de trabalho de conclusão de curso e estágio final. Seu currículo é parecido com o da Arquitetura. O segundo dura dois anos e é o mais comum no Brasil. As atividades são mais voltadas para decoração, paisagismo e design de móveis. Desde o início, o curso tem atividades mais práticas e inclui aulas de Gestão Empresarial, Administração e outras disciplinas que vão ajudá-lo a ter seu próprio negócio.

Diferença entre o curso de Arquitetura e Design de Interiores

A maior diferença entre os dois cursos, portanto, é que a Arquitetura lida também com o exterior, o urbanismo e a construção civil. O Design de Interiores, por outro lado, é um curso mais voltado para a decoração do ambiente, a estética e o conforto. Se ainda estiver em dúvidas sobre os cursos, procure pelos currículos das faculdades e instituições de seu interesse.

Analisando os currículos, você vai saber o que é estudado e que tipo de profissional o curso pretende formar. É muito importante fazer essa pesquisa para não cometer nenhum engano!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter