Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Resultado Fies 2022: veja a divulgação da seleção Resultado Fies 2022: veja a divulgação da seleção

Resultado Fies 2022: veja a divulgação da seleção

Após o pedido do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, é hora de conferir a divulgação dos aprovados. E para isso, você não precisa sair do conforto da sua casa, pois a seleção do Fies é feito pelo portal oficial do programa.

Nesse artigo, vamos te mostrar como ter acesso a divulgação do resultado Fies 2022 e saber mais sobre o Fies. Continue a leitura!

Quem pode participar do Fies 2022?

Para ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é preciso realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa prova é importante porque serve como fator de avaliação de conhecimento e como são muitas as pessoas que se candidatam as vagas, esse critério é muito válido para selecionar quem será contemplado.

O curso da instituição de ensino para qual o candidato pretende obter o financiamento estudantil deve ter uma avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é necessário seguir outros requisitos para conseguir o Fies. São eles:

  • Candidatos que tenham realizado a prova do Enem a partir de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 450 pontos na soma das provas objetivas e nota maior que zero na redação;
  • Candidatos que tem renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa para quem deseja concorrer na modalidade Fies e até cinco salários-mínimos para o P-Fies;
  • Candidatos que ainda não tenham sido beneficiados pelo Fies e não estejam inadimplentes junto ao programa.

Quando sai o resultado Fies 2022?

É importante estar atento ao calendário do Fies para não perder nenhuma oportunidade. Afinal, para ingressar no programa, é preciso se inscrever dentro do prazo.

Confira o cronograma completo do Fies 2022:

  • Complementação da inscrição postergada: 08 a 10 de fevereiro;
  • Inscrições: 8 a 11 de março (reabertura por 24 horas em 15 de março);
  • Resultado: 18 de março;
  • Complementação das informações: 21 a 23 de março;
  • Lista de espera: quem não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera do Fies;
  • Período de lista de espera: 24 de março a 4 de maio.

Além disso, é recomendado ler o edital fies 2022 atentamente para ficar por dentro das mudanças, requisitos e como funciona para participar. A sequência dos eventos segue, normalmente, assim para cada semestre do Fies 2022:

  • Período de abertura das inscrições para o Fies e P-Fies
  • Resultado das modalidades de Fies e P-Fies
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies
  • Complementação da inscrição postergada
  • Lista de espera na modalidade Fies
  • Encerramento do semestre para o Fies

Passo a passo para consultar o resultado do Fies 2022

Para fazer a consulta do resultado do Fies 2022 será necessário acessar o portal oficial do programa. Através dele, o aluno terá acesso a todas as informações sobre seu resultado. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site;
  • Caso esteja disponível, clique na opção “Ver meu resultado”;
  • Preencha o campo com o número do CPF;
  • Preencha o campo com a sua senha;
  • Selecione a opção de segurança;
  • Feito isso, clique na opção “Entrar”.

A página irá atualizar automaticamente e o resultado Fies estará disponível. Caso tenha sido selecionado ou esteja na lista de espera, através desse procedimento você estará ciente da sua condição no Fies deste ano.

Quais são os critérios de desempate do Fies 2022?

Caso haja empate entre os candidatos, há alguns critérios para o desempate, veja quais são eles:

1º – Candidato com maior nota na redação;
2º – Candidato com maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
3º – Candidato com maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
4º – Candidato com maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5º – Candidato com maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Matrícula no Fies

Após o resultado do Fies, e saber se você foi contemplado com o financiamento, será necessário confirmar suas informações em até cinco dias úteis no site do SisFies para validar os dados na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), que se encontra na instituição de ensino.

Depois de concluído esse procedimento, você e o fiador deverão comparecer no agente financeiro em até 10 dias úteis para formalizar o financiamento. É importante que verifique toda a documentação exigida a fim de que nessa etapa tudo ocorra perfeitamente.

Caso você não tenha sido comtemplado, saiba que é possível contar com um financiamento estudantil privado, de programas como o Pravaler! Antigamente, os estudantes não podiam contar com qualquer incentivo financeiro para continuarem seus estudos no ensino superior – e muitos desistiam, ou deixavam para depois, a sua vontade de se dedicar a uma carreira e mudar de vida. Com o Pravaler, você pode investir no seu futuro. Vem com a gente!

Botão para Simular Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter