Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Saiba como fazer um cronograma de estudos para Medicina Saiba como fazer um cronograma de estudos para Medicina

Saiba como fazer um cronograma de estudos para Medicina

Provavelmente você já sabe que a pressão para passar em um vestibular é grande, ainda mais quando se trata de um dos cursos mais concorridos. Para os estudantes que buscam uma carreira como médico, é fundamental ter um cronograma de estudos para Medicina e conseguir organizar as horas para estudar.

Afinal, organizar as matérias que precisam ser estudadas para o curso de Medicina pode te ajudar a revisar todos os conteúdos com dedicação, antecedência e com o planejamento ideal que faz com que você alcance os melhores resultados possíveis.

Bora descobrir como fazer um cronograma de estudos para se sair bem nos vestibulares dessa graduação tão concorrida? A seguir, vamos explicar cada detalhe desse processo, além de dicas essenciais para montar um bom guia de como estudar corretamente. Siga este artigo com a gente e saiba mais.

Como começar a estudar para Medicina do zero?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que montar e organizar um bom cronograma de estudos para o vestibular de Medicina não precisa ser nada complicado. Essa programação precisa funcionar para você e ser de acordo com o tempo que disponível em sua rotina ao longo dos dias da semana.

Pensando nisso, para entender como montar um cronograma de estudos para Medicina e começar a estudar para essa graduação do zero, você pode, em primeiro lugar, listar quais são as disciplinas, matérias, aprendizados e conteúdos que devem ser estudados. Por exemplo, faça uma lista separada por disciplinas escolares ou por Humanas e Exatas, em seguida relacione os principais temas de cada uma das áreas de conhecimento e vá detalhando com mais informações sobre quais conteúdos precisam de revisão.

Essa é uma maneira que pode auxiliar os estudantes que não sabem como começar a estudar para Medicina do zero, já que parte do princípio de que reunirá o que não pode ficar de fora dos momentos de estudo.

Quantas horas de estudo são necessárias para passar em Medicina?

Falar que os estudantes que querem passar no vestibular de Medicina precisam estudar horas e mais horas é quase um senso comum, concorda? Isso acontece por se tratar de uma graduação altamente procurada e concorrida, além de ter vagas limitadas. Daí surgiu esse mito de que só se consegue realizar esse objetivo se dedicar muito estudo.

No entanto, não há uma regra que afirme esse ponto. Afinal, cada pessoa tem um ritmo, um período em que se mantém concentrado e focado, assim como um certo tempo disponível na rotina, principalmente quando é um cronograma de estudos Medicina para quem trabalha.

Há quem complemente os estudos em casa, nas horas do período da tarde, depois de ter ido à escola ou ao cursinho preparatório pela manhã. Ou quem estuda por conta própria e separa o dia a dia em blocos de tempo. Isto é, a quantidade de horas necessárias para isso são é algo relativo e por isso ter um cronograma de estudos para o vestibular de Medicina pode fazer a diferença nesse momento de preparação para os exames.

Como montar um cronograma de estudos para Medicina?

Acertar ao fazer o seu planejamento e programação de estudos é essencial para cumprir essa etapa com sucesso. Nós separamos algumas dicas para ajudar você. Olha só!

Cronograma De Estudos

Além dessas recomendações, há outra coisa que não pode faltar em seu planejamento de estudos: entender como é a estrutura do vestibular que você pretende prestar, assim como seus temas mais cobrados, para que possa organizar sua programação de revisão de acordo com essas características.

Cronograma de estudos para passar em Medicina no Enem

O cronograma de estudos para passar em Medicina no Enem deve contemplar as principais frentes deste exame de nível nacional: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e redação.

Para montar o seu planejamento de como estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considere separar as horas de estudo por essas frentes de conhecimento e focar naquelas que são mais importantes para você, sendo que para Medicina são as disciplinas de Biologia, Química e Física.

Além disso, separe um período em seu cronograma para praticar a escrita da redação. Isso pode ser feito tanto preparando os textos no formato dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem quanto lendo as notícias, assim como os temas atuais, a fim de se informar sobre o que pode ser cobrado como pauta.

Prv_cta_medicina_2

Cronograma de estudos para passar em Medicina em vestibulares

Já quando a questão é como fazer um cronograma de estudos para Medicina para os demais vestibulares do país, é essencial entender o que é cobrado dos estudantes em cada avaliação. Dessa forma, você montará uma programação para revisar os aprendizados de uma forma coerente.

O vestibular tradicional tem vários formatos, tipos de questões e processos de seleção, o que é definido de uma faculdade para a outra, principalmente entre as instituições de ensino superior privadas. Assim, busque referências de como são os vestibulares que você tem interesse em prestar para conhecer a sua estrutura mais a fundo.

A partir desse conhecimento, você terá como desenvolver o seu planejamento de estudos de maneira que seja ideal para cada objetivo final. Por exemplo, se a parte de Língua Portuguesa tem um peso maior em uma determinada instituição de ensino superior, você vai precisar dar mais atenção para essa área de conhecimento, assim como se fosse os temas de Biológicas.

Outra dica é que, seja para passar no Enem ou nos vestibulares tradicionais das demais faculdades, usar as provas anteriores em seus estudos é capaz de fazer uma grande diferença no resultado final da avaliação. Considerados como simulados, essas questões que já caíram nas edições passadas são excelentes para testar os seus aprendizados, habilidades de fazer o exame e de fixar os conteúdos revisados com exercícios práticos.

E se você está buscando como cursar a graduação em Medicina nas principais faculdades privadas do país sem pagar os altos valores das mensalidades, conte com um financiamento estudantil que tem as menores parcelas possíveis porque nós queremos que você se preocupe apenas com os estudos. No Pravaler você tem à sua disposição diversas opções incríveis de soluções que atendem às suas necessidades e sem passar aperto a cada mês.

O financiamento estudantil privado do Pravaler tem várias vantagens disponíveis para você, entre elas: não precisar de nota do Enem, não ter que lidar com acúmulo de parcelas, não haver burocracia, ter alternativas para calouros e para veteranos, a contratação poder ser feita em qualquer época do ano e as vagas serem ilimitadas. Quer descobrir quanto você vai pagar? Faça a sua simulação gratuita agora mesmo e confira!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar