Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

CIEE: tudo sobre a plataforma, como se cadastrar, vagas e estágios

No início da vida profissional é normal não possuir experiências anteriores e ainda não saber onde atuar e, por isso, um teste vocacional pode ajudar na escolha da profissão. Para facilitar na entrada no mercado de trabalho o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem o papel de ajudar jovens a se capacitarem e encontrar uma primeira oportunidade profissional.

Com mais de 50 anos de atuação, a instituição tem o foco de ajudar empresas que tem a necessidade na contratação de jovens ainda sem experiência e estudantes que tem interesse em entrar para o mercado de trabalho. O CIEE atende estudantes de nível médio, técnico e superior em todo território nacional dando oportunidades de emprego ou estágio nas empresas cadastradas. Além disso, oferece cursos, oficinas de capacitação, ações sociais e muito mais.

Confira abaixo o artigo completo sobre o CIEE!

O que é o CIEE?

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), é uma associação do setor privado e sem fins lucrativos. Sendo sua proposta oferecer serviços totalmente gratuitos de assistência social e utilidade pública a jovens, principalmente para estudantes que ainda estão no ensino médio e, também, universitários.

O serviço principal que o CIEE oferece é o suporte na conquista do primeiro emprego, como jovem aprendiz ou estagiário. O jovem ingressa no mercado de trabalho e com apoio do CIEE ele desenvolve o talento e habilidades profissionais básicas.

O CIEE oferece cursos de capacitação de apoio à formação e especialização profissional dos jovens, sendo seu foco desenvolver ou aprimorar talentos.

Como funciona o CIEE?

Com suas parcerias com empresas públicas e privadas, o CIEE consegue oferecer vagas de emprego e cursos de maneira totalmente gratuita. São mais de 34 mil empresas cadastradas, gerando mais de 10 mil oportunidades para serem ocupadas por jovens e adultos.

Veja também: Conheça os 10 cursos mais procurados no mercado de trabalho.

O CIEE tem como papel fundamental intermediar o contato entre o jovem e empresa, sendo o responsável por realizar as entrevistas e assinatura dos contratos, que acompanham o período de estágio com segurança e garantindo o bom tratamento e aprendizado do mesmo.

Para ter acesso aos serviços do CIEE, o jovem tem que solicitar atendimento em um dos postos presenciais do CIEE ou, então, no próprio site da associação de forma rápida e simples. Pelo site, é uma forma prática de realizar cadastros, conferir e candidatar-se nas vagas desejadas de jovem aprendiz ou estágio. Vale também lembrar que é possível saber quais cursos estão disponíveis, de forma totalmente gratuita e sem sair de casa.

Relação entre empresas e o CIEE

O CIEE tem papel fundamental na preparação do jovem para a entrada no mercado de trabalho, sendo que o estágio permite que ele adquira a vivência prática exigida pelas empresas, oferecendo benefícios a ela, como a descoberta de novos talentos e redução de encargos sociais e trabalhistas.

Com uma experiência de mais de 54 anos de história, o CIEE ajuda as empresas no recrutamento de jovens talentos em todo o território nacional. Começando pela etapa de triagem dos estudantes, elaboração do contrato de estágio de acordo com a legislação vigente, concepção de relatórios semestrais de avaliação, controle de recesso remunerado, além de suporte personalizado para a empresa, instituição de ensino e estudante.

A importância do CIEE

O CIEE tem o foco de apoiar jovens em sua capacitação profissional e na entrada do mercado de trabalho, oferecendo cursos preparatórios, suporte na identificação de vagas e na sua participação dos processos seletivos para empresas.

Abrir portas do mercado de trabalho


A entrada no mercado de trabalho é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Seja qual for o nível de escolarização do jovem, o mercado exige experiências e habilidades pontuais, e algumas vezes a empresa pode não acabar valorizando o conhecimento de um recém-formado ou formando que ele pode oferecer a companhia.

No Brasil, a maioria das empresas ainda possuem um preconceito com alguns jovens talentos que nunca atuaram em algum projeto ou empresa que exigem experiências prévias, por outro lado alguns colaboradores mais experientes com idades acima dos 50 anos também são deixados de lado. O CIEE ajuda as empresas a superar esses preconceitos, oferecendo a elas jovens estagiários qualificados para que os conciliem com a experiência dos mais velhos.

Lembrando que muitas empresas de médio e grande porte oferecem um plano de carreira para que os estagiários possam se apresentar e se desenvolver.

Desenvolvimento de profissionais


O desenvolvimento profissional é um dos itens mais importantes para a entrada no mercado de trabalho, além de estudar um curso profissionalizante ou superior é através do estágio que o jovem consegue entrar no mercado de trabalho e desenvolver sua carreira para seu futuro profissional.

O estágio possibilita o estudante obter experiência, conhecimento, competências e uma relação prática da sala de aula, dentro da empresa. Assim, garante com que o aluno aprenda de maneira mais rápida para o sucesso no ambiente de trabalho.

O que é necessário para fazer inscrição no CIEE?

Para realizar o cadastro no CIEE, o estudante precisa comparecer a uma unidade da instituição ou realizar diretamente pelo site. Lembrando que é importante ter os documentos em mãos para o cadastro, sendo o RG, CPF, carteira de trabalho, entre outros.

O estagiário precisa ser dedicado aos estudos e ao período de estágio na empresa. Sendo necessário cumprir horários, atingir suas metas estabelecidas e assumir as responsabilidades de suas tarefas dentro da empresa.

Como se cadastrar no CIEE?

Para garantir o acesso on-line aos serviços do CIEE, é necessário realizar um cadastro no site, é muito simples e rápido. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site do cadastro básico do CIEE;
  2. Preencha todos seus dados pessoais;
  3. Na tela seguinte, será necessário preencher seus dados escolares;
  4. Pronto! Está feito.

Assim que seu cadastro for feito com sucesso, basta usar o login e a senha para acessar e utilizar os serviços do CIEE.

Benefícios de ser cadastrado no CIEE

Existem inúmeras vantagens exclusivas do jovem estudante se cadastrar no CIEE, confirma algumas das mais importantes:

  • Oportunidade de emprego: Integrar um banco de dados nacional e aproveitar as melhores oportunidades de empresas locais, seja como jovem aprendiz ou estagiário;
  • Oportunidade de capacitação: O CIEE oferece cursos, palestras, workshops, treinamentos que vão ajudar na capacitação do jovem estudante para estar preparado para o mercado de trabalho e consequentemente melhorar seu currículo profissional. São diversos cursos oferecidos, tanto presenciais quanto on-line que vale a pena ficar atento no site do CIEE da sua região;
  • Material de estudo: O jovem estudante cadastro no portal do CIEE tem acesso a uma biblioteca virtual com diversos materiais de estudos para consulta;
  • Custo zero para o jovem: Todos os programas oferecidos pelo CIEE são totalmente gratuitos;
  • Instituição de qualidade e confiança: O CIEE é totalmente aceito pelas empresas e conta com muitas oportunidades em diferentes áreas de atuação. Além disso, o CIEE é um facilitador confiável parceiro da empresa;
  • Experiência profissional na prática: O CIEE garante não só a qualificação do jovem, mas também na colocação dele no mercado de trabalho. O estudante poderá colocar seus conhecimentos em prática e garantir altas chances de se efetivar nas empresas.

Programas de vagas do CIEE

Os estudantes de nível médio, nível técnico ou superior têm oportunidades de estágio e podem aprender na prática o que desenvolveram em sala de aula. O programa de vagas, oferece vagas para menor aprendiz até os mais diversos estágios, como: estágio em direito, estágio em enfermagem, estágio em engenharia, estágio em administração, entre outros.

Programas De Vagas Do Ciee

Programa CIEE estágio

No estágio nas empresas, as companhias contratam estudante que estão no ensino médio, técnico profissionalizante ou superior, para agregar conhecimentos na área de trabalho da companhia. As empresas também contam com vantagens nas contratações dos estagiários, como benefícios fiscais e tributários, conforme a Lei 11.788/08.

Ou seja, é uma oportunidade certeira para jovens estudantes se destacarem, pois as empresas oferecem maiores chances de efetivar futuros profissionais. Confira os requisitos e informações para o programa de estágio do CIEE:

  • O estudante deve estar matriculado e frequentar regularmente a instituição de ensino pública ou privada, do nível médio, técnico, superior ou educação especial para poder realizar o cadastro;
  • O estudante deve ter a idade mínima de 16 anos;
  • Deve estar disposto a trabalhar;
  • O estágio remunerado pode variar de acordo com a bolsa-auxílio;
  • O estágio pode ser obrigatório – quando uma instituição de ensino o toma como pré-requisito para a conclusão do curso – ou não obrigatório – quando é opcional e baseado no exclusivo interesse do aluno;
  • A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é a que define o estágio como o “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante”;
  • Os estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (art.1º da Lei nº 11.788/2008) também podem fazer parte do programa de estágio;
  • No final do estágio, será necessário realizar um relatório de estágio;
  • O estágio não é uma relação de emprego e não possui encargos previdenciários e/ou trabalhistas.

Programa CIEE aprendiz

No programa jovem aprendiz, o objetivo é de efetivar a profissionalização de jovens. As instituições garantem o cumprimento da Lei 10.097/00, que determina que uma cota das oportunidades de emprego esteja reservada para a profissionalização de adolescentes e jovens, que possuirão orientação profissional e acompanhamento de responsáveis durante o programa, isso tudo seguindo a lei do aprendiz.

Confira os requisitos e informações sobre o programa de aprendiz do CIEE:

  • O jovem aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos;
  • O contrato tem prazo determinado e a duração máxima é de dois anos;
  • A remuneração é calculada com base no salário-mínimo/hora;
  • A jornada de trabalho é restrita de quatro ou seis horas, divididas entre atividades práticas nas empresas e teóricas no CIEE;
  • O estudante e aprendiz tem o direito a todos os benefícios concedidos aos demais empregados da empresa, sendo que as suas férias dever ser no período de férias escolares;
  • A empresa deve estar atenta aos encargos sociais obrigatórios, como a alíquota do FGTS reduzido de 8% para 2% sobre os valores da remuneração de cada aprendiz;
  • A vantagem é que os estudantes cadastrados para o Programa CIEE Aprendiz também concorrem as vagas de estágio, desde que estejam matriculados e cursando ensino médio, técnico ou superior.

Quanto tempo demora o processo seletivo do CIEE?

O processo seletivo tem alguns passos bem importantes, desde o contato com o jovem até a entrevista final com a empresa. No total, o tempo do processo seletivo do CIEE pode ser de até dois meses.

Cursos no CIEE

Os estudantes cadastrados no CIEE podem ter acesso ao CIEE Saber Virtual, uma plataforma de ensino com Ambientes Virtuais de Aprendizagem que conta com mais de 30 cursos on-line para estagiários e aprendizes.

O acesso ao CIEE Saber Virtual é gratuito e possibilita a formação em quatro trilhas do conhecimento, em que os estudantes podem desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais fundamentais para iniciar no mercado de trabalho, como a administração do tempo, direitos e deveres do estagiário e aprendiz, comunicação virtual no ambiente corporativo, matemática financeira, excelência no atendimento, entre outras.

Os cursos podem ter duração de uma a 30 horas e todos contam com certificado de conclusão, materiais para download, interação via chat, entre outros recursos. Entre os temas disponíveis, destacam-se:

  • Postura e imagem profissional;
  • Processo seletivo;
  • LinkedIn: por que eu preciso?;
  • Preparatório para concursos públicos;
  • Microsoft Excel 2010;
  • Microsoft Word 2010;
  • Microsoft Power Point 2010;
  • Gramática prática;
  • Técnicas de expressão verbal.

Para acessar a plataforma, o estudante deverá utilizar seu login e senha dentro do Portal do CIEE.

Atendimento on-line no CIEE

O CIEE também realiza atendimento on-line via chat e e-mail para os estudantes que desejem esclarecer suas dúvidas dentro da plataforma. Para acessar o chat, basta entrar no site do CIEE e clicar no ícone, localizado do canto inferior direito. Depois, insira os dados solicitados para iniciar a conversa com um atendente.

Para entrar em contato por e-mail, acesse a página de formulário de contato para abrir um chamado de atendimento neste link. Será necessário preencher as informações de estado e cidade para ser direcionado a página do formulário, onde será gerado um protocolo de atendimento para acompanhar a solicitação.

Dúvidas frequentes sobre CIEE

Como excluir o cadastro no CIEE?

A exclusão da conta do CIEE não pode ser feita pela internet. Para realizar esse processo, é necessário ir a um posto de atendimento presencial com seus documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) para solicitar o cancelamento de sua inscrição.

Ao escolher participar de vagas em aberto no CIEE, já estou participando do processo seletivo?

Não. Nesse caso, será necessário comparecer a uma das unidades do CIEE para receber mais informações, retirar a carta de encaminhamento e participar do processo seletivo.

Como é realizado o acompanhamento do estágio

O acompanhamento de estágio é fundamental para que o trabalho realizado pelo estudante esteja dentro dos parâmetros estabelecidos por lei para esse tipo de atividade, assegurando sua natureza educativa supervisionada. Nesse sentido, o relatório de atividades de estágio formaliza a metodologia de trabalho a que o estudante está submetido, que deve ser aprovada pelo professor orientador da instituição de ensino e pelo supervisor de estágio da empresa concedente.

Como faço para alterar ou informar meu curso atual?

O estudante deverá acessar o portal com seu login e senha para incluir ou alterar sua graduação.

Não consigo acessar o site do CIEE com meu CPF e senha. Como proceder?

Caso você já esteja cadastrado em uma das unidades do CIEE, poderá recuperar seu acesso por meio do recurso “esqueci minha senha”, na página de login. Informe seu CPF, data de nascimento, identidade e e-mail utilizado no cadastro. A nova senha será enviada para o e-mail informado.

Caso não consiga entrar no portal mesmo com a alteração de senha, entre em contato com o CIEE através da opção “Fale Conosco”.

O Jovem Aprendiz pode ser efetivado ao final do contrato de aprendizagem?

Sim! Assim que terminar o período do contrato de aprendizagem, o jovem aprendiz poderá ser contratado como funcionário efetivo da empresa, desde que atenda às exigências legais para ser contratado.

O que é bolsa-auxílio?

A bolsa-auxílio é um valor mensal que o estudante deverá receber mensalmente, assim como um salário da empresa que concedeu o programa de estágio. A remuneração destina-se a auxiliar o estagiário ou jovem aprendiz com suas despesas escolares, como mensalidade ou materiais, além de transporte, alimentação, vestuário etc. O valor da bolsa-auxílio é definido pela empresa concedente do estágio, que ainda poderá complementar a remuneração com benefícios como seguro-saúde, seguro de vida, vale refeição, entre outros.

O que é o acordo de cooperação com a instituição de ensino?

O acordo de cooperação é um documento exigido por lei que formaliza as relações técnico-educacionais entre a instituição de ensino em que o aluno está matriculado com a empresa concedente do estágio profissional.

Posso mudar a empresa que estou estagiando?

Sim! O contrato de estágio não tem qualquer vínculo empregatício e pode ser rescindindo a qualquer momento por qualquer uma das partes sem multas ou sanções. Por esse motivo, caso o estagiário encontre uma oportunidade mais vantajosa em outra companhia, poderá fazer essa troca sem nenhum problema.

Viu como o CIEE pode ser uma ferramenta fundamental para facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho? Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando as dicas que postamos aqui pra sua carreira profissional decolar!

CTA Carreira

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter