Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Carreira jurídica: conheça as 4 possibilidades de atuação Carreira jurídica: conheça as 4 possibilidades de atuação

Carreira jurídica: conheça as 4 possibilidades de atuação

Reconhecida como uma das profissões mais renomadas e tradicionais há décadas, a graduação em Direito forma os estudantes para atuarem na carreira jurídica. Essa maneira de estar no mercado de trabalho envolve diferentes cargos para escolher aquele que mais se identifica.

Você tem dúvidas sobre a carreira jurídica e suas possibilidades de atuação? Pois então, continue acompanhando este artigo para descobrir como funciona cada uma delas, suas remunerações e muito mais. Boa leitura!

O que é carreira jurídica?

Os estudantes que se formam no curso de Direito apresentam diferentes motivações para terem escolhido essa graduação. Seja para trabalhar em grandes escritórios do setor privado ou para atuar no setor público a fim de garantir a estabilidade profissional, de qualquer maneira, indicará uma possível entrada na carreira jurídica.

Por isso, pode-se dizer que a carreira jurídica nada mais é do que uma das mais variadas formas de atuação que o Direito proporciona. Neste caso, além da formação como bacharel em Direito, também se faz necessário, e obrigatório na maioria dos casos, conseguir a aprovação no famoso exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.

Seguir a carreira jurídica irá envolver colocar em prática no dia a dia dos casos tudo aquilo que foi visto em sala de aula, como garantir o cumprimento das leis de acordo com a ética e com a moral. Isso será feito em áreas distintas da sociedade, já que em qualquer âmbito há a necessidade de verificar se a legislação está sendo exercida e a defesa dos cidadãos.

Quais são as carreiras jurídicas?

Se você tem curiosidade para saber mais informações sobre quais são as carreiras jurídicas, entenda que há quatros possibilidades de atuação que se destacam: setor público, setor privado, na área policial e na área acadêmica. Abaixo você poderá conhecer melhor cada uma delas e descobrir com qual mais se identifica. Olha só:

Carreira jurídica no setor público

Não são poucos os profissionais que buscam vagas no setor governamental. Isto é, a Carreira Pública é frequentemente procurada por oferecer cargos com altas remunerações, uma maior estabilidade, bons benefícios e diversas formas de atuação. Com estes atrativos e as recentes mudanças no mercado de trabalho do setor privado, a concorrência tem se tornado cada vez mais alta.

Assim, para ingressar na carreira jurídica no setor público é preciso prestar concursos públicos de acordo com a vaga, e a localização do cargo, de seu interesse. Elas vão exigir bastante preparo para a prova, conhecimentos diversos e da área do Direito relacionada, além de outros requisitos descritos nos editais.

Entre os cargos da carreira pública para os juristas estão: Juiz (Estadual, Federal, do Trabalho etc.), Procurador do Estado, Promotor de Justiça, Defensor Público e outros.

Carreira jurídica no setor privado

Um pouco diferente do setor público, a carreira jurídica no setor privado está relacionada com a gama de atuações em escritórios e empresas de diferentes áreas. Em grande parte, estas organizações precisam de advogados e profissionais juristas para compor o time jurídico, por exemplo.

Afinal, o setor privado está em constante fiscalização se estão agindo de acordo com a Lei, entre outros motivos. Dessa forma, não faltam vagas distintas para os advogados trabalharem e podem ser no Direito Penal, Direito Trabalhista, Direito Empresarial e demais alternativas disponíveis.

Carreira jurídica na área policial

A área policial não é composta apenas por policiais e agentes de segurança, você sabia disso? Junto com esses profissionais também estão presentes membros da carreira jurídica, já que há casos que precisam de investigação, por exemplo.

E é aí em que entra a Advocacia Criminal: a área dos advogados que defendem clientes das acusações de terem cometido crimes. Por isso, se você não quer trabalhar diretamente nos escritórios de advocacia nem em determinados órgãos públicos, a carreira jurídica na área policial é capaz de oferecer empregos interessantes.

Além disso, há outra informação importante sobre esta carreira: para ser delegado, como na Polícia Federal, é obrigatório comprovar ter cursado Direito e apresentar o diploma nas seleções de concursos públicos. Caso contrário, dificilmente poderá prestar as provas para esse cargo em especial.

Carreira jurídica na área acadêmica

E que tal compartilhar os seus conhecimentos com os novos estudantes do curso de Direito? Ou seja, a carreira jurídica na área acadêmica engloba a participação em sala de aula a fim de ensinar os jovens universitários sobre os conhecimentos desta profissão, compartilhar as suas experiências no mercado de trabalho e participar de importantes debates junto com os alunos.

A carreira jurídica na área acadêmica também proporciona algumas diversas formas de atuação, como professor nas universidades privadas, os quais precisam da aprovação em concurso público para serem selecionados; docente em instituições de ensino superior privadas; membros de centros de pesquisa e outras.

A jornada acadêmica é igualmente indicada para os profissionais que querem se especializar em uma área da advocacia ao ingressarem em pós-graduações, mestrados ou doutorados, o que pode ser mais fácil de fazer se já estiver inserido em uma faculdade ou universidade. Caso faça parte do seu plano de carreira, não deixe de se informar sobre essas alternativas.

Qual área jurídica ganha mais?

Dentre todas as numerosas áreas do Direito qual é a que ganha mais? Essa é uma dúvida para muitos estudantes da faculdade ou até mesmo profissionais já formados que queiram migrar de setor. Por mais que apresente altas remunerações e vantagens financeiras de modo geral, existem certas áreas jurídicas que realmente são mais bem pagas.

Os destaques são estes: vagas do Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Contencioso Cível, Direito Trabalhistas e os cargos específicos, como Procurador da República, Advogado da União, Defensor Público Federal, Delegado da Polícia Federal e Juiz Federal.

E aí, você está pronto para seguir carreira jurídica? Se ainda está procurando uma faculdade para fazer o curso de Direito, saiba que temos mais de 500 instituições de ensino superior privadas como nossas parceiras para você escolher onde estudar essa renomada graduação.

O nosso financiamento estudantil oferece diversas vantagens, como não precisar de comprovação de renda, as parcelas não se acumulam, são as menores taxas do mercado, você contrata quando quiser e nem precisa de nota do Enem. Legal, né? Faça a sua simulação!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter