Do que se trata o curso de Contabilidade?


Controlar receitas, despesas e lucros de pessoas físicas e empresas. Coordenar e orientar os registros de negócios, compras, vendas, investimentos e aplicações. Interpretar eventos econômicos e orientar companhias para decisões que afetam negócios. Estas são somente algumas das funções que fazem parte do dia a dia de profissionais oriundos do curso de Contabilidade ou Ciências Contábeis.

Com um olhar amplo, que leva a importantes decisões quanto a investimentos, o contabilista também é o profissional que registra os fatos e atos administratos, responsabilizando-se por pagamento de tributos, auditoria e perícias contábeis.

Um egresso do curso de Contabilidade é um profissional que aprende a ter uma visão gerencial, sendo capaz de acompanhar e auxilar a traçar definições de estratégias de negócios, vislumbrando oportunidades que impactam financeiramente a vida de empresas. As oportunidades de trabalho para o contabilista estão em empresas de todos os ramos, também em instituições financeiras e multinacionais ou, partindo para o empreendedorismo, abrindo sua própria empresa ou prestando serviços particulares.

Oportunidades

Detentor de diversas informações contábeis das empresas, o profissional oriundo da faculdade do curso de Contabilidade tem, hoje, atribuições bem além das análises financeiras ou de elaboração de relatórios.

Um dos motivos para o crescimento da importância do profissional e das suas atribuições, é que, desde 2008, o Brasil passou a seguir os normativos internacionais de contabilidade. Isto trouxe mudanças para o perfil do profissional de Contabilidade, bem como para sua visibilidade. Se antes o contabilista ou cientista contábil era visto como um guardião dos registros das transações de uma empresa, hoje ele uma função de analista, contribuindo para a tomada de decisões.

Entre as oportunidades para o profissional formado no curso de Contabilidade estão o trabalho na área de recursos humanos e na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial. Há ótimas e constantes ofertas também no setor público. Como as micro e pequenas empresas costumam terceirizar o serviço contábil, uma grande oportunidade é abrir a própria empresa, atendendo a vários clientes.

Curso

O curso de Contabilidade tem algumas disciplinas que são básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Também fazem parte do corpo de matérias as disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, tais como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira.

Planejamento Tributário, Legislação Comercial, entre outras, também são aulas que fazem parte do curso de Contabilidade, assim como Auditoria e Perícia, presentes a partir do terceiro ano. O estágio não é sempre obrigatório; algumas faculdades exigem apenas a monografia para a conclusão da graduação. Com quatro anos de duração, algumas instituições têm ênfases diferenciados, como UnB e FSA, com o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, ou com ênfase em Informática (Cesupa) e Controladoria (Fames).

Curiosidades

O “novo” Contabilista, também chamado de contador, hoje é mais cobrado pelas atribuições e importâncias já descritas. Por isso, precisa ir além da graduação para ter destaque. Pós-graduação, MBA, inglês, informações sobre o mercado financeiro e o cenário econômico são atributos que se tornam requisitos básicos da profissão.

Mercado de Trabalho

O profissional formado no curso de Contabilidade pode atuar com auditoria, uma posição de fiscalização de contas empresariais e conferência de registros nos livros e dados de balanços. Também há, entre as opções de trabalho, a contabilidade gerencial, fazendo o registro e análise das operações financeiras e do patrimômio empresarial, fazendo o acompanhamento das transações da organização. Controle e perícia é outra possibilidade, na qual o contabilista coordena operações fiscais e financeiras de empresas públicas ou privadas.

Na contabilidade ambiental, o profissional lida controlando e planejando os gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho da empresa nesta área. O ensino se encontra também entre as possibilidades do profissional oriundo do curso de Contabilidade, podendo dar aulas em cursos técnicos e treinamentos. Aqueles que visarem o ensino superior precisarão de um curso de pós-graduação.

Veja as faculdades que oferecem o curso de Ciências Contábeis na sua cidade.

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.