Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Futuro do trabalho: veja 8 tendências em ascensão no Brasil Futuro do trabalho: veja 8 tendências em ascensão no Brasil

Futuro do trabalho: veja 8 tendências em ascensão no Brasil

O mercado de trabalho vive em constante evolução e mudanças rápidas e constantes vêm impactando o mercado e a vida dos profissionais. A cada ano novas profissões, novos métodos de trabalho e com isso a necessidade de o profissional desenvolver diversas novas habilidades.

Ambientes de trabalho mais diversos, maneiras novas de colaboração entre tecnologia e as pessoas, mais qualidade de vida unida a bons hábitos no trabalho, tudo isso já está influenciando o mercado de trabalho que vivemos.

Pensando nisso, trouxemos 8 dessas novas tendências que impactam o trabalho e o dia a dia do profissional. Confira!

Tendências do futuro do trabalho

Faz parte da natureza humana querer saber o que nos aguarda no futuro do trabalho. As transformações acontecem a todo o momento e, por isso, tentamos prever os próximos acontecimentos de nossas vidas.

Talvez você esteja sendo impactado pela certeza de que o mercado apresentará novas tendências de trabalho para o ano que estamos. Conversar sobre isso é primordial para que aconteça a real adaptação a todo o cenário proposto por essas novidades.

É muito importante agregar, cada vez mais, valor a sua mão de obra para gerar uma boa experiência no diálogo da empresa com o colaborador. Atrair e desenvolver novas habilidades que possam agregar ainda mais é sempre indispensável.

O sucesso na carreira é ressignificado

Antes, ter sucesso na carreira era o mesmo que permanecer vários anos como colaborador numa única empresa e, talvez, receber sua progressão ali mesmo. Não se tinha muita preocupação em buscar um equilíbrio entre vida pessoal e a profissional, procurar uma empresa com ambiente laboral interessante, entre outras questões que são pensadas nos dias de hoje.

Atualmente, novos desafios estão postos e o significado de “sucesso na carreira” foi ressignificado. É muito mais comum encontrar pessoas que possuem experiências inferiores a um ano em determinado cargo ou empresa.

E isso não é sinônimo de que o colaborador seja alguém descompromissado ou algo assim.

Veja também: Desafios e oportunidades para os jovens no mercado de trabalho.

Os objetivos mudaram! Tanto por parte da empresa que contrata, quanto por parte do colaborador que fornece a mão de obra. Trabalhar numa empresa que forneça um bom ambiente organizacional e te dê mais valor, estar numa empresa que tenham propósitos parecidos com os seus e que entendam que você não é somente um funcionário, mas que saibam que ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional é de extrema importância.

Habilidades específicas são cada vez mais procuradas

O mercado de trabalho vem mudando dia após dia. Com isso, a necessidade de o profissional apresentar novas qualidades e habilidade se faz cada vez mais presente.

As chamadas hard skills e soft skills são fundamentais para que você possa se destacar no mercado e conquistar aquela vaga que tanto sonha. Elas estão firmadas em competências profundamente humanas e quase impossíveis de se automatizar, como colaboração, criatividade, empatia, persuasão, entre outras, fundamentais para a migração de atividades manuais e para tarefas intelectuais que serão dominantes nas próximas décadas.

Essa nomenclatura já está estabelecida no mercado de trabalho e boa parte das empresas consideram as habilidades de seus colaboradores através dessa classificação.

O modelo de trabalho híbrido será cada vez mais comum

Além das mudanças que já citamos, uma que vem ganhando um espaço ainda maior nas empresas, ainda mais depois da pandemia, é o modelo de trabalho híbrido ou 100% em home office.

Com o anúncio da pandemia da covid-19 e com a necessidade do isolamento social, diversas empresas no mundo afora tiveram que migrar sua produção para o trabalho em casa para que não tivessem que parar seus negócios. Mesmo após a necessidade do isolamento muitas empresas ainda optam por deixarem seus colaboradores trabalhando de casa, totalmente ou de forma híbrida – dias em casa, dias no escritório.

Para o trabalho remoto, popularizou-se o termo home office. E a modalidade tem conquistado a atenção de muitos profissionais, que passaram a sonhar com a possibilidade de trabalharem em casa.

Empresas passam a valorizar mais a saúde física e mental

Diante de todo o processo pandêmico que passamos, o cuidado com a mente e o corpo se tornou algo essencial para se ter uma boa qualidade de vida. As empresas também estão de olho em tudo isso!

Elas acabam atraindo super talentos porque além de se preocuparem com a saúde do seu colaborador, oferecem mais benefícios e acabam retendo por mais tempo seus funcionários na empresa. A produção aumenta, os resultados melhoram e consequentemente a empresa ganha colaboradores mais engajados e que “vestem a camisa”.

Transição de carreira se torna uma realidade no mercado de trabalho

Falta de perspectiva na carreira, falta de propósito, motivação e até mesmo fatores externos têm sido os motores da insatisfação profissional, problema que, por vezes, pode ser solucionado pela transição de carreira.

Sair desse cenário é extremamente difícil, já que visa a saída da zona de conforto e ter que começar de novo em um ambiente desconhecido, mas definitivamente, não é impossível. Muitos profissionais têm buscado a área de Tecnologia da Informação para realizar a sua transição de carreira, por exemplo, visto que esta esfera profissional, com o avanço tecnológico constante, tem promissoras apostas para o futuro.

Existem diferentes tipos de transição de carreira, transições maiores e, como consequência, com maior impacto, e transições menores. Exemplo: suponhamos que você é um economista que decidiu migrar para a área da tecnologia. É uma grande mudança, quase radical, você concorda?

Agora, imagine que você é um médico que trabalhou por muito tempo com dermatologia e agora irá mudar para a psiquiatria: é uma mudança importante, mas percebe que ela acontece dentro do mesmo campo de conhecimento, neste caso, a saúde?

EAD ganha ainda mais espaço na qualificação da mão de obra

Já citamos por aqui que com o avanço da tecnologia muita coisa também avançou. É o caso da maneira como as pessoas estudam e buscam o aperfeiçoamento profissional. O ensino a distância (EAD) é uma alternativa de ensino, reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), que permite que os estudantes conquistem seu tão sonhado diploma por meio da internet, com horários e turnos de aulas flexíveis.

Essa é uma forma de aprendizagem que vem se tornando popular nos últimos anos e é a melhor opção não só para quem quer estudar com mais economia, mas também com conforto e praticidade.

O que ajudou esse modelo de ensino crescer, foi a evolução da transformação digital que o mundo está vivendo e a praticidade que a modalidade oferece.

Cooperação entre o trabalho humano e a tecnologia

Você já deve ter notado que um tema muito citado por aqui é o avanço da tecnologia, a transformação digital e as novas necessidades do mercado. Apesar de ser falado há alguns anos, a transformação digital continua sendo um tópico abordado constantemente nas organizações.

A necessidade de digitalização dos negócios, independente se o objetivo for a transformação do seu modelo ou otimização de sua operação, continua em uma crescente e novas tecnologias surgem ano após ano dentro desse contexto.

A discussão de que a automação gerará o aumento em taxas de desemprego ainda gera polêmica, uma vez que, enquanto muitos estão convictos de que substituir trabalhadores humanos por máquinas aumentará a taxa de desemprego, outros acreditam que a automação industrial tem o papel de gerar mais prosperidade e novas demandas.

Através de relatórios divulgados pelo Instituto Global McKinsey, denominado: “Dominando a Automação para um Futuro Viável” revela que 49% das atividades atuais, tanto as industriais, quanto em outros setores, podem ser automatizadas com tecnologias já aplicadas. Mas um dos autores do relatório traz um cenário imediato mais animador ao dizer que estas mudanças demorariam décadas para serem efetivadas.

A automação industrial não tomaria os empregos das pessoas de forma súbita. Fatores como a economia, os mercados de trabalho, as regulações e os movimentos e atitudes sociais também deverão ser levados em conta para que não haja aumento no desemprego.

Mentalidade do aprendizado contínuo – aprender a aprender

Não é novidade para ninguém que o mundo está em constante evolução. Qual a razão de você não acompanhar essa evolução, também? Não tem como deixar de estudar e aprender coisas novas!

Sempre é possível aprender coisas novas, e que toda a atividade de aprendizagem, seja ela formal ou informal, pode ser realizada em diferentes lugares e a qualquer momento. Você já conhece o conceito de lifelong learning?

O lifelong learning parte de uma premissa muito simples: o aprendizado não tem data para acabar. Mesmo depois do ensino básico, da faculdade ou da especialização, por exemplo, é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento.

A expressão, que ganhou força nos últimos anos, é um reflexo do dinamismo do mundo contemporâneo. Os profissionais precisam estar sempre dispostos a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações do mercado.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter