Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mercado de trabalho em Enfermagem: veja onde o Enfermeiro pode trabalhar Mercado de trabalho em Enfermagem: veja onde o Enfermeiro pode trabalhar

Mercado de trabalho em Enfermagem: veja onde o Enfermeiro pode trabalhar

A Enfermagem faz parte da área da saúde e é uma das profissões mais procuradas pelos estudantes que gostam do ramo e sonham em trabalhar para ajudar no bem-estar dos pacientes.

Quem optar pelo curso de Enfermagem, é importante ter em mente que esta profissão não é mais vista apenas com “ajudante” do médico. Hoje, essa área é bastante valorizada e possui uma abrangência muito maior.

Para cumprir as suas inúmeras funções, as áreas em que um enfermeiro pode atuar são diversas. Mas, você sabe onde um enfermeiro pode trabalhar? Se você ficou interessado em saber como está o atual cenário do mercado de trabalho em Enfermagem, continue acompanhando este artigo!

Mercado de trabalho para técnico em Enfermagem

Em um contexto geral, a área de Enfermagem é uma das profissões que vai muito além de apenas administrar remédios ou fazer curativos. Embora muitas atribuições, é também uma profissão bastante coletiva, isto é, ela depende também do trabalho de outros profissionais para proporcionar o bem-estar ao paciente, e um desses profissionais é o técnico de Enfermagem.

Esse cargo é destinado a quem realizou o curso técnico em Enfermagem, que tem duração de dois anos. Diferente do auxiliar de Enfermagem – outro nível de atuação, o técnico de Enfermagem possui funções mais complexas, muitas delas são as mesmas realizadas por um enfermeiro. No entanto, é preciso ter a presença de um profissional formado para supervisionar.

E se você está se perguntando como está o mercado de trabalho para técnico em Enfermagem, saiba que ele costuma permanecer aquecido, diferente de outras profissões em momentos de crises. Além disso, o mercado de trabalho em Enfermagem é bastante amplo, com muitas oportunidades.

Após formado, o profissional técnico de Enfermagem poderá trabalhar em clínicas, hospitais, laboratórios, unidades básicas de saúde, serviço domiciliar, atendimento pré-hospitalar (urgência e emergência), entre outros.

Quais são as principais áreas de Enfermagem? 

As carreiras dentro da saúde costumam ter caminhos e campos diferentes, possibilitando ao profissional, diversas áreas para seguir após concluir o curso. Você sabe quais são as principais áreas de Enfermagem?

Enfermagem do Trabalho

A Enfermagem do Trabalho é o ramo da Enfermagem voltado para manter e preservar o bem-estar e saúde dos funcionários de uma determinada empresa, seja ela de médio ou grande porte. A sua rotina costuma ser mais administrativa, diferente do dia a dia de um enfermeiro tradicional.

Outras atribuições que são de responsabilidade de um profissional deste setor, é prevenir acidentes de trabalho e desenvolver projetos voltados para melhoria do ambiente de trabalho.

Para trabalhar nesta área, é preciso realizar o curso de Enfermagem do Trabalho, que na realidade é uma pós-graduação e pode ser concluída em até dois anos.

Enfermagem Home Care

Os atendimentos domiciliares têm crescido muito, consequentemente, a procura de profissionais na área também. O enfermeiro Home Care realiza atendimento e procedimentos nas casas dos pacientes, sempre acompanhado por um médico. Essa visita pode ser feita de forma periódica ou emergencial.

Para atuar na área, é preciso que o profissional já formado em Enfermagem, faça uma pós-graduação na área de assistência domiciliar, ou cursos de especialização voltados para atendimento domiciliar.

Veja também: Qual área da Enfermagem ganha mais?

Outra curiosidade é que, profissionais formados em Técnico de Enfermagem também podem encontrar espaço nessa área, desde que tenham acesso a qualificação necessária.

Enfermagem em Obstetrícia

Quem trabalha com Enfermagem em Obstetrícia tem como atribuições auxiliar o nascimento e acompanhar os médicos no trabalho de parto. Além disso, deve amparar as gestantes e lactantes pós-parto, ajudando as mães no que precisarem.

Para atuar como enfermeiro obstetra, o profissional deve se especializar na área de Obstetrícia e Ginecologia, que tem a duração média de 12 meses.

Enfermagem em Centro Cirúrgico

A principal função de um profissional especializado em Enfermagem em Centro Cirúrgico é garantir o conforto dos pacientes desde o pré até o pós-operatório. Essa, assim como as outras, requer bastante comprometimento e concentração, pois esse profissional deverá atuar em cirurgias de pequeno e grande porte, sempre auxiliando o médico responsável.

A especialização profissional em Enfermagem em Centro Cirúrgico tem a duração média de 18 meses.

Enfermagem em Pediatria

Quem tem facilidade em lidar com atendimento voltado às crianças, essa é a especialização perfeita!

Também conhecida como Enfermeiro Puericultor e Pediátrico, este profissional é responsável por atender crianças portadoras de doenças graves em todas as duas fases e deve auxiliar no tratamento delas. Os atendimentos são realizados por meio de procedimentos técnicos e de segurança, a fim de prevalecer e garantir o bem-estar dos menores.

A duração da especialização em Enfermagem Pediátrica é de 12 meses.

Prv_cta_enfermagem_3

Onde um enfermeiro pode trabalhar?

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que a Enfermagem não é mais apenas uma área auxiliar da Medicina, como mencionamos anteriormente. Hoje, os profissionais de Enfermagem são protagonistas quando o assunto é construir a qualidade de vida das pessoas.

O campo de atuação para os enfermeiros são os mais diversos, e vão desde hospitais a empresas, como vimos sobre a área de Enfermagem do Trabalho. Existem ainda muitas possibilidades de carreira dentro da Enfermagem, como:

  • Enfermagem de Resgate;
  • Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares;
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica;
  • Enfermagem Dermatológica;
  • Assistência de Enfermagem em Anestesiologia;
  • Enfermagem em Central de Material e Esterilização;
  • Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia, entre outras.

Embora muito promissora e ampla, a Enfermagem busca integrar bons profissionais, que sejam capacitados e, sobretudo, qualificados para trabalhar na área da saúde, independente do caminho e área que seguir.

Nesse contexto, a entrevista de emprego e a contratação costumam ser criteriosas, e alguns aspectos de destaque podem influenciar de maneira positiva na hora de conseguir entrar no mercado de trabalho em Enfermagem.

A primeira dica é: tenha sempre um bom currículo em mãos. Busque cursos complementares e especializações que enriqueçam este documento, e além disso, mantenha-o sempre atualizado.

Para você que busca uma primeira oportunidade e ainda está na graduação, o estágio em Enfermagem pode ser uma boa alternativa para começar, afinal, é neste momento que você coloca em prática todo o aprendizado da sala de aula. O estágio costuma ser supervisionado por um profissional já formado na área, para manter a segurança, tanto do paciente quanto do aluno.

Veja também6 dicas para conseguir o primeiro emprego depois de formado

E se você é aquele profissional já formado que saiu e deseja voltar para profissão e não sabe como voltar ao mercado de trabalho em Enfermagem, busque revisar os conteúdos já vistos durante o ensino e que normalmente são exigidos em processos seletivos, dessa forma, você diminui as chances de ficar para trás diante dos concorrentes.

Vagas de Enfermagem no setor privado 

As vagas de Enfermagem no setor privado nada mais é do que oportunidades em empresas de iniciativa privada, como consultórios, clínicas e hospitais. Existem também empresas terceirizadas que atendem demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com o município.

Veja tambémUnP recebe o selo SUS Aqui se Ensina pelas práticas da educação na saúde

A forma de seleção neste setor acontece mediante processo seletivo interno.

Vagas de Enfermagem no setor público 

Já as vagas de Enfermagem no setor público acontecem diferente do setor privado, principalmente a forma de ingresso, que é por meio de concurso público. As vagas são de âmbito municipal, estadual e federal para atuação em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretarias de Saúde, entre outros órgãos.

A boa notícia é que, para o setor público, o ingresso restringe a necessidade de experiência na profissão, sendo importante apenas, garantir uma boa classificação no concurso.

Quanto é o salário de um profissional de Enfermagem? 

O salário de um profissional de Enfermagem ainda é um assunto delicado. Isso porque, existe uma pauta dentro do Congresso Nacional para regularizar e normatizar o piso salarial da categoria no valor de R$ 4.750 em setores públicos e privados. Essa medida é para evitar que distorções entre as regiões do país e empresas paguem valores insuficientes a esses profissionais.

Fato é que o Congresso aprovou o piso de Enfermagem e a discussão segue no Supremo Tribunal Federal (STJ) que avalia os impactos desse aumento.

Considerando a suspensão, o salário médio de Enfermagem varia de acordo com a função do cargo, estado e local de trabalho. Atualmente, a média salarial de Enfermagem é de R$ 4.098,05. Vale ressaltar que essa é uma média nacional, sendo assim, existem pessoas que ganham mais e outras menos.

Importante lembrar que os outros cargos, bem como mencionamos, podem sofrer variações conforme a sua especialização, além do seu tempo de experiência no mercado e cursos de qualificações, como mestrado e doutorado.

Outras profissões, como Fisioterapia, por exemplo, apresenta uma remuneração menor que Enfermagem, embora seja também uma área da saúde.

Veja tambémEnfermagem ou Fisioterapia – como escolher o melhor curso?

Lembre-se que para entrar no mercado de trabalho em Enfermagem é preciso fazer o curso técnico ou graduação na área. Não esqueça de escolher uma boa instituição de ensino para melhor aproveitamento. E se precisar de uma mãozinha para financiar e iniciar os estudos, conte com o Pravaler.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para a sua jornada acadêmica. Até a próxima!

Prv_cta_enfermagem_2

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude Enfermagem com mensalidade reduzida.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter