Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Mercado de trabalho em Tecnologia: onde o profissional pode trabalhar? Mercado de trabalho em Tecnologia: onde o profissional pode trabalhar?

Mercado de trabalho em Tecnologia: onde o profissional pode trabalhar?

Que a tecnologia faz parte das nossas vidas mais do que nunca, não é novidade para ninguém. Mas, você sabia que o futuro do mercado de trabalho é tecnológico? É o que apontam diversas pesquisas e especialistas ao redor do mundo.

O uso de celular, internet, programas de computador, aplicativos, entre outros, são só alguns dos exemplos de que a tecnologia está presente no nosso dia a dia. Para contar com essa demanda, o mercado de trabalho nesta área vem crescendo a cada ano, no entanto, segue carente de profissionais qualificados.

Se você busca uma formação com tendência de alta para o futuro, vale a pena conhecer os cursos e as áreas de atuação em Tecnologia. Quer saber mais? Vem com a gente!

Nesse artigo, você vai descobrir onde o profissional em Tecnologia pode trabalhar. Boa leitura!

Como é o mercado de trabalho para Tecnologia?

Muitos profissionais decidem trabalhar com Tecnologia porque gostam do assunto e também buscam um mercado de trabalho aquecido, que ofereça boas oportunidades de emprego.

O mercado de trabalho em Tecnologia é um dos que mais crescem. A necessidade desse profissional se tornou ainda mais evidente após acontecimentos que entraram para a história, como a pandemia da covid-19, uma vez que tudo precisou ser feito de forma digital, desde compras, pagamentos de contas, trabalho, comunicação etc.

No entanto, o setor de Tecnologia foi um dos mais afetados pela crise sanitária. Segundo um estudo realizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), profissionais que atuam nesse segmento, deverão ter mais oportunidades no mercado agora, na era pós-pandemia.

Veja também: Conheça 14 profissões em alta após a pandemia!

Para as empresas, a contratação de profissionais nesta área é muito importante, por isso, a procura não só por tecnologias inovadoras, mas também por profissionais que sejam capazes e qualificados é tão grande.

Nesse contexto, a carreira de Tecnologia é bastante ampla, com diversos segmentos para todos os gostos e domínios. Fato é que esse ramo conta com muitas oportunidades.

Quais são as principais áreas de Tecnologia?

Separamos algumas das principais áreas de Tecnologia, bem como, os cursos de cada uma delas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O campo de atuação de analistas de sistemas é bastante amplo, isso porque, esses profissionais são responsáveis por manter o funcionamento de sistemas informatizados para executar as atividades, principalmente em empresas, para controle de venda, estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é ainda, responsável por construir sistemas operacionais, software e jogos eletrônicos, e após a formação, se tornar apto para se envolver em todas as etapas.

Na faculdade, esse curso é oferecido no formato tecnólogo, desse modo, seu estudo é mais voltado para o mercado de trabalho e busca preparar os estudantes de forma mais rápida. Algumas das disciplinas vista durante formação, são:

  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Desenvolvimento Mobile
  • Interface e Usabilidade
  • Linguagens de Programação Estruturada
  • Redes de Computadores

Ciência da Computação

Profissionais com formação em Ciência da Computação são responsáveis por desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde programas para gerenciar fluxo de caixa, por exemplo, até programas de processamento de informações. Além disso, está entre as atribuições aos cientistas da computação, planejar e implementar software de maneira eficiente para tratar problemas computacionais.

Os estudos deste curso apresentam bastante fundamentação teórica por trás de toda a linguagem de programação, visando formar um profissional com visão ampla da informática no contexto empresarial.

E se você gosta de cálculos, essa pode ser a graduação perfeita para você. Neste curso, ciências exatas tem domínio na matriz curricular:

  • Algoritmos de Programação
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Lógica Matemática
  • Programação

Engenharia da Computação

Engenheiros da computação, como são denominados os profissionais formados em Engenharia da Computação, após a formação são capacitados a programarem redes de computadores e todos os seus componentes, como roteadores, impressoras, entre outros. Além disso, pode ainda, desenvolver e produzir novos equipamentos e máquinas que servem para atender as necessidades do mercado.

Na graduação de Engenharia da Computação, os estudantes aprendem a projetar e construir computadores e sistemas que integram a parte física das máquinas (hardware) e os programas computacionais (software).

Por aliar esses dois estudos – software e hardware, o profissional de Engenharia da Computação pode atuar em diversas áreas, como, robótica, ciências de dados, suporte técnico, e muito mais.

As disciplinas que integram a grade curricular desse curso, são:

  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Computação Gráfica
  • Inteligência Artificial
  • Linguagens de Programação
  • Lógica Computacional

Jogos Digitais

Se você tem habilidade e tem afinidade com tudo relacionado a videogames, o curso de Jogos Digitais pode ser a escolha perfeita. O profissional dessa área é qualificado a criar jogos para computadores, videogames, celulares, tablets, etc. Além disso, pode se envolver também na criação do roteiro dos jogos, desde a definição de regras até os personagens.

Inclui entre as habilidades desse profissional o desenvolvimento de jogos educacionais e treinamento de simuladores. Nota-se que o aluno de Jogos Digitais deve conhecer todos os aspectos de produção, uma vez que ele atuará em todas as etapas de produção dos games.

Conheça algumas das matérias da matriz curricular:

  • Animação para Jogos
  • Criação e Desenvolvimento de Personagens
  • Empreendedorismo
  • Física Aplicada a Jogos Digitais
  • Gestão de Qualidade

Sistemas de Informação

Para quem trabalha com Sistemas de Informação, sua principal atribuição é administrar o fluxo de tudo que circula pela rede de computadores de empresas. É ainda sua responsabilidade desenvolver sistemas de armazenamento e recuperação de dados.

É o profissional de Sistemas de Informação que gerencia um banco de dados que seja seguro, eficiente e que facilite o acesso de informações de forma rápida.

Neste curso, o estudante aprende os fundamentos da tecnologia que envolve a área de Computação em geral, mas segue no plano de estudos que o aluno se desenvolve em áreas específicas, e são elas: internet, negócios e gestão, banco de dados e comunicação e gestão. Nesse contexto, as disciplinas estudadas são:

  • Algoritmos e Técnicas de Programação
  • Fundamentos de Cálculo
  • Governança de Tecnologia da Informação
  • Recuperação de Informação
  • Segurança de Sistemas de Informação

Quais são os empregos na área da Tecnologia?

Vimos acima as principais áreas de atuação em Tecnologia e é possível notar que essa é uma carreira bastante ampla, promissora e ligada ao futuro, visto que, empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, dependem dos serviços prestados para seu progresso e expansão.

Alguns empregos são bastante novos, outros já são consolidados e reconhecidos no mercado. Conheça agora alguns exemplos de profissões na área de Tecnologia:

  • Analista de big data;
  • Analista de testes de softwares;
  • Arquitetura de redes;
  • Desenvolvimento de mobile ou aplicativos;
  • Engenharia de QA (quality assurance);
  • Especialista em bloqueio de anúncios;
  • Especialista de cibersegurança;
  • Especialista em SEO;
  • Programação de multimídia;
  • Profissional de TI;
  • Recrutamento especializado em tecnologia;
  • Robótica e inteligência artificial;
  • Suporte ao cliente;
  • Tecnologia Industrial;
  • UI Designer.

Apesar de ser uma carreira ampla e que apresenta bastante oportunidade, a área de Tecnologia também exige profissionais não só formados, como também qualificados no que faz.

Para conseguir um emprego na área de Tecnologia como iniciante, o estágio pode ser a melhor opção. Isso porque, as chances de aprimoramento e crescimento dentro de uma empresa são grandes, e dessa forma, aumentam as chances de efetivação.

Em processos seletivos ou entrevista de emprego, é importante que, além da sua formação, você mostre suas habilidades e bastante confiança no trabalho que desenvolve. Outro ponto que pode ajudar na busca por uma colocação no mercado de trabalho em Tecnologia é manter sempre um bom currículo, buscar especializações e cursos complementares a fim de aumentar seus conhecimentos.

Veja também: Eixos Tecnológicos de Cursos Superiores de Tecnologia

Mas, a área de Tecnologia não se limita a isso, existem ainda, oportunidades nos setores privados e públicos. Entender o funcionamento de cada um deles, pode ampliar suas possibilidades.

Vagas de Tecnologia no setor privado

Vagas de Tecnologia no setor privado funcionam por meio de processos seletivos, isto é, entrevistas e testes. Empresas de iniciativa privada buscam profissionais de Tecnologia para trabalharem em sua companhia de forma contínua, a fim de atender as necessidades dependendo de suas habilidades e área de formação.

Vagas de Tecnologia no setor público

Já as vagas de Tecnologia no setor público possuem a forma de seleção diferente, isso porque, para se tornar servidor, deve realizar o concurso público e ter uma boa classificação para conseguir uma vaga. Esse costuma ser um setor bastante concorrido, pois apresenta boa estabilidade financeira.

Quanto é o salário de um profissional de Tecnologia?

O salário de um profissional de Tecnologia pode variar conforme a área em que trabalha e o nível de experiência – Júnior, Pleno e Sênior. Existe, ainda, diferenças expressivas entre o porte da empresa e cidade. Veja alguns exemplos:

Administrador de Redes Sociais: R$ 5.115,37
Analista e Desenvolvimento de Sistemas: R$ 6.343,80
Cientista da Computação: R$ 3.368,11
Desenvolvedor Mobile: R$ 4.943,24
Engenheiro da Computação: R$ 6.526,00

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor área dentro do mercado de trabalho em Tecnologia. E conte com o Pravaler para financiar seus estudos!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter