Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Supletivo: o guia definitivo para você voltar a estudar Supletivo: o guia definitivo para você voltar a estudar

Supletivo: o guia definitivo para você voltar a estudar

O ensino supletivo é uma modalidade de ensino que ajuda pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no período regular. Hoje ele funciona como Educação de Jovens e Adultos, ou EJA, servindo com o mesmo propósito, ou seja, permitir que pessoas que não terminaram os estudos tenham como encerrar esse ciclo em um período menor.

Além disso, existem outras possibilidades que a pessoa interessada em voltar a estudar precisa conhecer. É por isso que preparamos este texto. Leia com atenção e saiba mais sobre o tema.

Como funciona o supletivo?

Basicamente, existem dois programas de supletivo: o de ensino fundamental e o de ensino médio. Você precisa ter acima de 15 anos para realizar o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos para o ensino médio. Assim, adultos de qualquer idade podem fazer o EJA, ou supletivo, como ainda é comum as pessoas chamarem o programa.

O EJA, como modalidade de ensino, apresenta algumas facilidades em relação ao ensino regular. Isso se dá porque o foco do programa está na inclusão.

  • A etapa 1, voltada para a conclusão do ensino fundamental, se concentra em alunos com no mínimo 15 anos para cursarem da 1ª até a 9ª série. Essa etapa pode ser concluída em pelo menos 2 anos. Lembrando que o ensino fundamental se dedica ao início do processo de aprendizado.
  • Já a etapa 2 é a do ensino médio. Nela, a idade mínima é de 18 anos e o curso dura, em média, 18 meses. Uma vez concluída a etapa 2, o estudante termina a educação básica, o que permite a ele um preparo um pouco maior para o mercado de trabalho e o ingresso no ensino superior.

A forma como os cursos supletivos são conduzidos depende de cada instituição de ensino, sendo que algumas podem exigir um número maior ou menor de atividades presenciais em relação a outras. Fique atento a essas informações antes de fazer a sua matrícula e escolha aquela que mais combina com o seu perfil e disponibilidade.

Supletivo presencial

O curso supletivo presencial é aquele onde o estudante precisa de deslocar a uma instituição de ensino para assistir as aulas, participar das atividades e fazer as provas. Diferentemente do ensino médio regular, as aulas do curso supletivo presencial são projetadas para atender às necessidades de alunos mais velhos. Elas são ministradas em horários flexíveis, muitas vezes à noite ou nos finais de semana, para acomodar os compromissos de trabalho e familiares dos alunos.

Ao concluir todas as disciplinas necessárias, os alunos recebem um certificado ou diploma equivalente ao nível de ensino (fundamental ou médio) que concluíram com sucesso.

É importante ressaltar que as especificidades podem variar de acordo com a instituição de ensino e a legislação educacional local. Em muitos casos, o curso supletivo presencial é uma opção valiosa para adultos que desejam retomar ou concluir seus estudos, proporcionando uma segunda chance para a obtenção de uma educação formal.

Supletivo online

Existem duas formas de fazer o supletivo no modelo EAD. A primeira delas, e a mais comum, é por correspondência, ou seja, o aluno faz a matrícula na instituição de ensino e, periodicamente, recebe pelo correio os materiais necessários para fazer as atividades em casa.

É possível também fazer o curso supletivo a distância em instituições particulares. A secretaria da educação autoriza esse tipo de formação e emite o certificado para o aluno que concluir seus estudos nessa modalidade. Entretanto, esses cursos costumam ser pagos, com cobranças de matrícula e de mensalidades. Você pode procurar se informar a respeito desses cursos nas escolas mais próximas.

Veja também: Você sabe a diferença entre ensino EAD, semipresencial e presencial?

Hoje em dia, os cursos online são oferecidos dentro de plataformas sofisticadas e isso facilita bastante a vida do aluno. Assim como funciona no modelo presencial, essas plataformas permitem que você tire as dúvidas diretamente com o professor, o que pode ser uma vantagem, uma vez que se trata de um nível de ensino que ainda não é avançado. Em resumo, essa é uma possibilidade interessante para quem pretende voltar a estudar, mas não quer arcar com custos maiores e se sente seguro em ter o professor disponível durante as aulas.

Tanto no primeiro quanto no segundo modelo, as avaliações precisam ser realizadas de maneira presencial, ou seja, ainda que possa fazer a maioria das atividades em casa, é necessário comparecer a um polo presencial para fazer as provas do supletivo. A essa participação, está atrelado o recebimento do diploma no encerramento do curso.

CTA Estude O Que Quiser Com O Pravaler

Quanto tempo dura um curso supletivo?

A duração do supletivo pode variar dependendo da cidade, do programa específico oferecido pela instituição de ensino e da carga horária do curso. Geralmente, a duração do supletivo pode ser adaptada para atender às necessidades e ao ritmo de aprendizado do aluno.

Algumas escolas oferecem programas mais intensivos, permitindo que os alunos concluam o ensino fundamental ou médio em um período mais curto de tempo, enquanto outras optam por programas mais flexíveis, adaptados ao cronograma individual dos estudantes.

Em muitos casos, a carga horária total do supletivo é equivalente à carga horária do ensino regular, mas a distribuição das aulas e a flexibilidade de horários podem permitir que os alunos concluam o programa em um prazo mais curto ou mais longo, dependendo de suas circunstâncias pessoais.

Como é o diploma do supletivo?

O estudo por meio de supletivo é reconhecido pelo MEC e ao final do curso, o estudante recebe um certificado válido em todo o país e com o mesmo valor.

Com esse diploma em mãos, o aluno pode fazer matrícula em faculdades, participar de concursos públicos e demais exames em todo o Brasil que exigem o ensino fundamental e o ensino médio como pré-requisitos.

A única exigência é que a secretaria de educação de cada estado autorize a instituição de ensino a exercer a atividade e, consequentemente, emitir o diploma. Fique atento a isso principalmente em relação aos cursos online. Existem escolas que oferecem essa formação mas não contam com a certificação oficial, o que torna a torna inválida.

O que fazer depois do supletivo?

O supletivo representa uma oportunidade para quem ficou pelo caminho mas pretende retomar a trajetória estudantil completando o ensino fundamental e médio. Com ele, você pode, além de elevar a sua autoestima, conseguir uma série de benefícios, como o ingresso ao ensino superior, que exige, no mínimo, o ensino médio por parte dos candidatos.

A dica aqui é fazer o supletivo, seja via EJA, ENCCEJA ou curso online, garantir o seu diploma e, em seguida, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para tentar uma vaga na faculdade e ter melhores oportunidades do mercado de trabalho!

Agora que você sabe tudo sobre supletivo, leia também sobre: 

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: SupletivoPra saber
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter