Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Trainee: como funciona esse processo seletivo Trainee: como funciona esse processo seletivo

Trainee: como funciona esse processo seletivo

Você está quase se formando na faculdade ou acabou de concluir o curso? Planeja entrar em uma grande empresa e ter oportunidade de crescer profissionalmente? Quer exercer algum cargo estratégico ou de liderança? Se a resposta para essas perguntas for “sim”, chegou a hora de decidir sua carreira e entrar em um programa de trainee pode ser uma ótima opção.

Todos os anos, várias empresas abrem vagas para novos profissionais integrarem seus quadros por meio desses programas. Normalmente, os salários são acima da média e há uma grande chance de efetivação e crescimento na organização. Além disso, é uma excelente oportunidade de aprender mais sobre a profissão e o mercado.

Mas, você sabe o que significa ser um trainee? Neste artigo, você descobrirá como funciona esse tipo de contratação e o processo seletivo para ingressar nesse programa.

Afinal, o que é ser um trainee?

Se você adiantou sua busca, certamente vai encontrar palavras da tradução do inglês como “aprendiz”, “treinamento” e “estagiário”. No Brasil, o trainee é um caminho de grandes expectativas das empresas, pois elas não vão apenas treinar os candidatos, mas também os preparar para assumirem um cargo de liderança ou estratégico dentro da empresa.

Ou seja, o trainee acaba sendo uma porta de entrada no mercado de trabalho muito concorrida entre os universitários e recém-formados. Além disso, é a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de gestores com grande experiência de mercado.

Quem pode participar do programa de trainee?

O trainee tem como foco jovens universitários e recém formados que estão dispostos a construir uma carreira de destaque, com pensamento estratégico nas empresas. Confira alguns dos pré-requisitos mais pedidos pelas companhias:

  • Universidades: Federais, estaduais e particulares com bacharelado de quatro a cinco anos;
  • Curso de graduação: Algumas empresas relacionam cursos e áreas da empresa e outras não;
  • Ano de formação: Recém-formados até dois anos (mais comum), universitários do último ano (em alguns programas e mais raro de encontrar formados de três a cinco anos (trainee sênior);
  • Idade: Embora algumas empresas não divulguem esse critério, vemos trainees aprovados com idade de 21 a 30 anos;
  • Idiomas: Inglês intermediário ou avançado (mais comum) e/ou espanhol;
  • Características ou competências desejadas: Podem variar bastante, mas as que mais encontramos e que são tendências são: Atitude de dono, trabalho em equipe, protagonismo de carreira, capacidade de resolução de problemas, resiliência, comunicação assertiva e até conexão com o propósito da empresa.

Diferenças entre trainee e estagiário

Embora pareçam a mesma coisa, ser um trainee é muito diferente de ser um estagiário. Isso porque, no Brasil, o trainee é visto como um grande talento no qual a empresa está apostando. Já o estagiário é considerado um aprendiz que está sendo preparado para o mercado de trabalho. Confira abaixo as diferenças entre um programa de trainee e estágio:

Diferenças Entre Trainee E Estágio 2

Jornada de trabalho do Trainee

Contratação em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);

Salários que vão de R$ 2.500 a R$ 7.000;

Benefícios como 13º salário, férias remuneradas, FGTS etc.;

Contrato que vai de um a dois anos;

Carga horário de acordo com o contrato da empresa;

Alta concorrência nos processos seletivos;

Treinamentos constantes;

Envolvimento em projetos de grande impacto;

Contato direto com lideranças;

Grande chance de efetivação.

Jornada de trabalho de Estágio

Contrato de estágio (sem vínculo empregatício);

Bolsa-auxílio com valor baixo ou até simbólico;

Férias remuneradas;

Carga horária de estágio curricular;

Benefícios dados por opção da empresa;

Contrato que vai de um a dois anos;

Baixa concorrência nos processos seletivos;

Envolvimento em projetos comuns da empresa;

Contato com outros profissionais da área;

Chance de efetivação na empresa.

Em ambos os casos, a experiência pode ser valiosa e abrir muitas portas. No entanto, em um programa de trainee, o profissional deverá enfrentar desafios maiores, o que pode ser muito positivo para sua carreira.

Vantagens e desvantagens do programa de trainee

Na maioria dos programas de trainee, as empresas colocam os candidatos para desempenhar diversas funções nas áreas, sendo em grande parte dos setores da companhia. Esse movimento é chamado de job rotation. Dessa maneira, é possível ter uma visão ampla do funcionamento dos processos da empresa e, assim, construir uma visão estratégica.

Os candidatos que participam dos programas de trainee das empresas têm contato direto com cargos de liderança da companhia, já que eles acabam sendo seus “padrinhos” para treinar e dar conselhos sobre sua jornada para que futuramente ocupem cargos importantes na empresa. O programa de trainee é uma opção mais focada no jovem assumir um caminho no cargo de gestor da empresa.

Como desvantagens, temos a exigência do processo seletivo, que é considerada como um segundo vestibular, devido a grande concorrência e candidatos com dedicação para a vaga. Outro ponto é que a maioria das empresas que contratam os jovens trainees, exigem que eles mudem de cidade, estado ou até mesmo de país. Então, o candidato deve estar sempre preparado para esta situação dependendo da empresa escolhida para o programa.

A cobrança de resultado também é uma parte importante do programa, pois as empresas investem pesados nos candidatos, com treinamentos de alta qualidade. Porém, a cobrança também é enorme, a empresa quer ver os resultados desse profissional com alto potencial para a companhia.

Estrutura do programa de trainee

Primeiramente, é importante saber que nenhum programa de trainee é igual ao outro, as ações de desenvolvimento dos candidatos variam de empresa para empresa. Em sua maioria, a duração pode ser de até dois anos de programa de trainee, sendo possível analisar os candidatos em diversas áreas da empresa.

Mas tanto na fase de recrutamento, como em uma entrevista, quanto durante o programa da empresa, é importante considerar a relação e pontos que esse profissional deve demonstrar e se desenvolver durante o programa de trainee:

  • Liderança;
  • Capacidade de comunicação;
  • Criatividade;
  • Empreendedorismo;
  • Flexibilidade;
  • Foco em resultados;
  • Capacidade de solução de problemas;
  • Visão estratégica;
  • Visão de negócios de forma ampla;
  • Proatividade;
  • Habilidade para trabalhar em equipe.

Projetos que um trainee participa

Na realidade todas as atribuições são gerenciais. Mas lembrando que os projetos em sua maioria dos programas têm início, meio e fim. Confira alguns exemplos das seguintes áreas abaixo:

  • Vendas
  • Jurídico
  • Marketing
  • Financeiro
  • Gestão de pessoas

Na maioria das empresas, são diversos jovens selecionados para o programa e são avaliados constante através de feedbacks e avaliações como KPIs. Os que não alcançarem resultados vão sendo eliminados. No final, os aprovados são incorporados na companhia, destinados às áreas que se destacaram ou tiveram interesse no início do processo.

Como passar pelo processo seletivo de uma grande empresa?

Não há uma data certo, mas os programas são lançados anualmente e acabam representando uma boa oportunidade de carreira, gerando grande competitividades pelas vagas entre os candidatos e empresas.

O primeiro passo para passar pelo processo seletivo de uma grande empresa é verificar as regras do processo seletivo de seu interesse para saber se você cumpre todos os pré-requisitos. As exigências mais frequentes que ajudam selecionar os candidatos são:

  • Estar cursando os últimos dois anos de graduação ou ter concluído o curso em até dois anos;
  • Algumas empresas especificam os cursos, outras aceitam estudantes de qualquer área;
  • Ter entre 21 e 30 anos (muitas empresas já não estipulam mais uma idade máxima);
  • Idioma estrangeiro avançado (normalmente inglês ou espanhol).

Além de algumas exigências, existe uma série de outros aspectos que, apesar de não serem obrigatórios, podem ajudar a se tornar um diferencial e se destacar durante o processo seletivo, por exemplo:

Como funciona o processo seletivo do programa trainee?

Embora os processos possam ser diferentes entre as empresas, é comum que a seleção seja bastante criteriosa. Além disso, há normalmente muitos candidatos disputando poucas vagas. Portanto, há várias etapas eliminatórias até que seja formado o time de trainees. Confira abaixo cada uma dessas etapas:

Inscrições

Nesse primeiro momento é hora de escolher as empresas com programas de trainee em aberto, ler todas suas informações e caso tenha interesse se inscrever para a empresa escolhida. Agora é só deixar nas mãos da empresa e ir se preparando para as possíveis avaliações e etapas do processo do programa de trainee da empresa. Uma dica importante é avaliar seu currículo profissional antes do envio.

Avaliação curricular

De primeiro momento, as empresas fazem a avaliação do currículo do candidato à vaga de trainee, é como uma apresentação profissional. É muito importante que os candidatos se qualifiquem durante o curso de graduação, com experiências em outras empresas, trabalhos voluntários, centros acadêmicos, ou qualquer programa de qualificação pela instituição de ensino superior. Isso irá tornar um diferencial no currículo do candidato.

Provas

Nesta etapa, os candidatos realizam uma prova para testar seus conhecimentos. A prova pode ser realizada virtualmente, através do e-mail ou presencialmente, sendo que neste caso os candidatos podem realizar a avaliação na empresa onde estão concorrendo ao programa de trainee. Lembrando que as avaliações em geral, são de múltipla escolha, com tempo determinado para realizar a prova.

Dinâmica de grupo

Nesta etapa, o objetivo é identificar as características específicas de cada um dos candidatos e analisar os seus potenciais no meio profissional para preencher a vaga de trainee. É considerado uma etapa chave para decisão, por isso é muito importante que o candidato saiba trabalhar em grupo e mostrar suas características, acaba ganhando muitos pontos com a empresa nessa hora da avaliação.

Entrevista individual

Após a aprovação na dinâmica de grupo, o candidato é convocado para uma entrevista individual com seu gestor direto ou diretor da empresa. São avaliados na entrevista os conhecimentos do profissional pela área escolhida, além de discutir todas as experiências do candidato. É importante que nessa etapa o candidato mostre seu diferencial e seus pontos fortes para se destacar dos demais candidatos.

Exames e resultado

Ufa, chegamos a última etapa! A partir daí, é possível saber o resultado da sua trajetória durante todo percurso para se tornar um colaborador da empresa, lembrando que como trainee, é seu papel mostrar que está apto para assumir o cargo e terminar o programa de trainee com sucesso em uma vaga desejada na empresa.

Quanto um trainee ganha?

A remuneração de um trainee varia de acordo com a empresa para qual ele foi contratado. Os salários podem ultrapassar os recebidos por profissionais efetivos de outras organizações, tudo depende do programa e da empresa. Os cargos são definidos logo na finalização do programa, com base do resultado ele pode ocupar uma cadeira desde analista sênior até gerente de uma frente da empresa.

Principais programas de trainee do Brasil

São muitas oportunidades durante o ano todo, confira as principais empresas que oferecem programa de trainee.

Unilever

A Unilever é um dos programas de trainees bastante concorridos, atualmente é a 55° edição do programa de Trainee com o mesmo objetivo: formar os futuros líderes da nossa companhia. Já são mais de 250 mil inscritos em 50 países buscando participar do programa!


Banco Safra

O Programa de trainee do Banco Safra contempla a frente de tecnologia, job rotation e treinamento técnico. Para conferir mais informações, é só acessar o site da empresa.


DHL

O programa de trainee da DHL contempla 22 vagas neste ano, sendo a capacitação para desafios técnicos e comportamentais através de experiências práticas, participação e condução de projetos, trabalho em equipes multidisciplinares, participação em treinamentos, palestras, reuniões e visitas técnicas. Confira o site para mais informações.


Itaú Unibanco ― Itaú BBA E Rede

Um dos programas de trainee no ramo financeiro mais concorridos. No Itaú, o trainee conta com treinamentos técnicos, comportamentais e específicos da área de atuação, além de ter a oportunidade de participar de sessões de mentoria e grandes projetos, para desenvolver uma carreira promissora.


Saint Gobain

No Saint Gobain o programa visa atrair e desenvolver jovens talentos com espírito de liderança que possam assumir posições estratégicas nos diversos negócios do Grupo. Confira mais informações no site oficial do programa.


Suzano Papel E Celulose

O programa de trainee da empresa Suzano oferece um ambiente dinâmico e desafiador, sendo que o candidato vai desenvolver habilidades e resolver problemas de negócio em uma das sete melhores empresas para iniciar a carreira.


Renner

Uma das maiores empresas do varejo de moda, a Renner também tem diversas frente para o programa de trainee, desde gerentes de loja até o corporativo. Confira as informações do programa no site da empresa.


Vivo ― Telefônica Brasil

A Vivo também é uma das grandes empresas brasileira que oferecem vagas de trainee para diversas áreas, no momento não há programas previstos para 2020. Mas fique atento, geralmente até o final do ano as empresas anunciam os programas de trainees.


Lojas Riachuelo

Outra grande empresa do varejo de moda é a Riachuelo e tem como foco treinar seus candidatos para assumirem gerencias de loja e até cargos de liderança dentro do corporativo. Fique atento em suas redes corporativas oficiais para saber mais sobre novos anúncios de programas de trainee.


Cervejaria Ambev

O Trainee Ambev engloba todas as áreas do conhecimento e tem quatro meses de duração para formação dos futuros líderes. Durante o treinamento, o candidato fica imerso nas diferentes áreas do negócio e conhece algumas das nossas cervejarias e operações no Brasil. Além de aprender na prática, fica próximo e recebe o apoio de líderes para desenvolver a sua carreira e assumir novos desafios.

Agora que você já sabe tudo sobre o processo seletivo de trainee, veja também:

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter