Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular IBMR: veja como ingressar na faculdade Vestibular IBMR: veja como ingressar na faculdade

Vestibular IBMR: veja como ingressar na faculdade

Com mais de 50 anos de trajetória acadêmica, o Centro Universitário IBMR é referência em educação superior no Rio de Janeiro e também em outras regiões do país. Isso porque, em 2018, a instituição recebeu nota máxima no Conceito Instituição na avaliação do MEC (Ministério da Educação), principal órgão responsável por fiscalizar e monitorar o ensino e a educação em todos os níveis.

Se você está em busca de uma instituição que, além de ser renomada, ofereça uma variedade de cursos, principalmente na área da Saúde, e uma infraestrutura completa, o IBMR pode ser a alternativa perfeita!

Além disso, o Centro Universitário conta com diversas formas de ingresso que, sobretudo, ampliam o acesso ao ensino superior. O vestibular do IBMR é um dos principais métodos de seleção para admissão na instituição, mas não o único. Neste conteúdo você descobre como conseguir estudar nessa renomada faculdade! Boa leitura!

Como é o vestibular IBMR?

No geral, o IBMR oferece mais de 400 opções de cursos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação e até cursos livres. Seguindo o seu compromisso e preocupação para viabilizar o acesso à educação superior, o IBMR também dispõe, além da modalidade presencial, o IBMR EAD (ensino a distância), para aqueles que são de outras regiões e desejam conquistar o diploma nesta renomada instituição.

Acompanhe, a partir de agora, como quais são as alternativas de ingresso para conquistar a sua vaga no Centro Universitário IBMR:

Vestibular Tradicional

O vestibular do IBMR acontece inteiramente online, desde a etapa de inscrição até a realização da prova. Ele consiste em questões que abrangem os conteúdos e componentes curriculares vistos ainda no ensino médio. Ao se inscrever, o candidato recebe, na sequência, a prova por e-mail. Depois, é só acompanhar o resultado pela Área do Candidato, fazer a matrícula e pronto!

Entrada Simplificada

O método, cujo o próprio nome já indica, simplifica as fases do seu ingresso no IBMR.

A Admissão Descomplicada constitui-se de uma carta apresentação redigida pelo próprio aluno, na qual ele deve compartilhar, de forma clara e objetiva, sobre a sua trajetória, a área de interesse para estudos e suas expectativas profissionais.

Vale ressaltar que essa modalidade é exclusivamente voltada para os cursos de graduação. A equipe responsável do vestibular IBMR avaliará o conteúdo do texto, e, em poucos dias, devolve o resultado para o estudante, que pode acompanhar pela Área do Candidato no próprio site da instituição.

A inscrição para esse formato de ingresso é feita pela internet.

Nota do Enem

Você sabia que a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode pavimentar o caminho para conquistar o diploma de nível superior no IBMR? E mais: com a sua pontuação, você pode conseguir descontos de até 60% nas mensalidades!

Para participar, é crucial que o estudante tenha realizado o exame nos últimos dez anos e tenha alcançado uma pontuação considerável. Para efetuar a inscrição, basta acessar o portal do IBMR, preencher as informações solicitadas e agendar a matrícula online, incluindo a apresentação de todos os documentos necessários, tais como o Boletim de Desempenho do Enem, documento de identificação (RG) e comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Transferência de faculdade

transferência de faculdade é alternativa de admissão voltada para os estudantes que desejam mudar de instituição de ensino superior. No vestibular IBMR, é viável aproveitar integralmente até 100% das disciplinas cursadas na universidade anterior ao passar no processo seletivo, e obter vantagens especiais que perduram até o final do curso.

Para esse modelo de seleção, o candidato deve fazer sua inscrição no portal da faculdade, selecionar o curso de interesse, enviar a documentação para avaliação, acompanhar a evolução do processo, efetuar o pagamento do boleto e completar a matrícula. O procedimento, por mais complexo que pareça, é muito simples.

Segunda graduação

Deseja diversificar suas opções e alternativas no cenário profissional com uma segunda graduação? Nessa modalidade do vestibular IBMR você consegue embarcar em uma nova formação, com a possibilidade de aproveitar as matérias já cursadas. O procedimento para esse método de ingresso segue a mesma abordagem que o processo de transferência, desde a etapa inicial da inscrição até a submissão dos documentos exigidos pela universidade.

Quais são os cursos oferecidos pelo IBMR?     

Apesar de ter a sua base curricular focada em especializações de áreas como Medicina, Saúde e Reabilitação, o IBMR também dispõe de uma variedade de cursos de graduação voltados para o setor de ciências humanas, jurídicas e comunicação, a exemplo de cursos como Artes Visuais e Ciências Sociais.

Entre as opções de cursos do IBMR, estão:

A maioria dos cursos da área da saúde são ofertados para o ensino presencial, isso porque a profissão exige uma carga horária de habilidades práticas essenciais para o dia a dia. Importante destacar que nas três unidades do IBMR (Catete, Barra da Tijuca e Botafogo) contam com uma infraestrutura completa e bem equipada para atender essas necessidades.

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Quanto custa a mensalidade do IBMR?

O valor da mensalidade do IBMR varia entre R$ 700, para cursos tecnólogos, e R$ 3.000 para cursos da saúde, como por exemplo de Medicina Veterinária. Para o vestibular IBMR 2024, os alunos podem ganhar até 75% de bolsa de estudos, dependendo do seu desempenho no processo seletivo.
Outra forma de reduzir a mensalidade da faculdade é com o Pravaler!
O Pravaler é uma solução que ajuda a reduzir o valor da mensalidade da faculdade por meio do crédito estudantil. Com o Pravaler, os estudantes têm a oportunidade de pagar suas mensalidades de forma mais acessível, facilitando o acesso à educação superior. Isso significa que você pode investir em sua formação acadêmica sem se preocupar com o peso financeiro imediato, tornando seu sonho de entrar na faculdade uma realidade.

Como parceiros, oferecemos as melhores condições para o seu financiamento estudantil. E o melhor: não precisa fazer um novo vestibular do IBMR. Demais, né?! Está esperando o que para conquistar o seu diploma? Conte com a gente!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter