Como ser um profissional de sucesso


Se você tem um sonho, saiba que é preciso se organizar para realizá-lo. Do contrário, dificilmente suas ideias sairão do terreno da imaginação. Pode parecer duro, mas o fato é que a vida cobra atitude de quem quer chegar mais longe. Nesse caso, mais do que desejar, é preciso traçar um caminho inteligente para seguir com disciplina e foco. Só assim você tem como ser um profissional de sucesso.

Como fazer isso? Tudo depende do que você quer e do seu próprio perfil. Nem sempre o que serve para uma pessoa também pode servir para outra, mas de uma maneira geral, podemos dar algumas dicas que certamente poderão ajudar você a chegar mais perto de onde deseja. Ficou interessado? Então acompanhe.

Saiba mais sobre si mesmo

O autoconhecimento é sempre o primeiro passo para o sucesso. Quando você conhece a si mesmo profundamente, a tendência é que não perca tempo nem dinheiro fazendo coisas que não trarão o seu bem-estar.

A questão aqui é entender bem o próprio perfil. Estabeleça seus valores e os dê protagonismo na sua vida. Assim você terá mais consciência a respeito de si mesmo e do que realmente precisam ser seus objetivos pessoais e profissionais. Muitas vezes as pessoas passam anos correndo atrás de resultados que na prática não as ajudam em nada.

É de Sócrates a frase “conhece-te a ti mesmo”. Não à toa, ele foi um dos maiores filósofos de todos os tempos. Comece seguindo seu conselho e faça disso o seu diferencial.

Saiba como ser um profissional de sucesso

Planejamento é a palavra. Quer chegar ao topo, mas não sabe como dar o primeiro passo? Então é hora de se planejar. O bom profissional é aquele que enxerga adiante e se prepara para alcançar o que quer, mesmo sabendo das adversidades. Tenha em mente o seu objetivo, alinhe ao seu perfil e comece a caminhar.

O ideal é que o seu plano de carreira seja viável. Pense naquilo que quer: seu objetivo é uma promoção? É se tornar presidente de uma grande empresa? Ou ser o dono do próprio negócio? Defina seus objetivos e estabeleça etapas para chegar até eles.

O segredo é visualizar etapas para progredir aos poucos, ganhando confiança para no longo prazo conseguir o que quer. Essa é a maneira mais prática de agir. Assim você tem como ser um profissional de sucesso.

Você pode criar um grande plano e pensar também em alternativas a ele, para que sejam postas em prática caso você se veja em dificuldades. Mas faça isso somente em último caso. O mais importante é se concentrar e seguir o que foi estabelecido.

Aprenda como fazer um plano de carreira

A dica aqui é dividir os objetivos de acordo com a complexidade e o tempo para serem executados. Assim, você deve pensar em metas de curto, médio e longo prazo.

Em seguida, pense nas habilidades e competências necessárias para ser bem-sucedido nesses planos. É preciso ter uma atenção especial, pois é na deficiência dessas qualidades que você deve pensar em cursos, eventos, atividades, entre outros. Assim, se você identificar a necessidade de falar inglês para ser o presidente de uma multinacional, por exemplo, você precisará fazer o curso. Nesse caso, o objetivo pode ser de médio ou longo prazo.

É preciso também entender como funciona o mercado onde você pretende atuar para alinhar seus objetivos como as demandas que ele apresenta. As estratégias a serem desenvolvidas deverão ser pensadas em função disso. Somente assim suas ações poderão ser efetivas.

Além disso, é preciso medir os resultados para interferir sempre que necessário. Não existe plano perfeito. O que existe é o esforço de cada pessoa para fazer com que ele dê certo. Seja esse tipo de pessoa.

Valorize o bom relacionamento

O chamado networking, ou rede de contatos, é fundamental para um profissional avançar na sua carreira. Comece a se relacionar melhor com seus pares já na época de faculdade. Essa é uma ação que pode ser estratégica ao longo de sua vida profissional.

Pessoas estão o tempo todo trocando ideias e compartilhando impressões. Isso é tão valioso quanto passar anos assistindo às aulas e lendo livros. Além disso, o bom networking pode render indicações. Pense da seguinte forma: o que você faria se surgisse uma vaga na empresa em que você trabalha que tem tudo a ver com uma pessoa de quem você gosta? A resposta parece óbvia, não?

Ter um bom relacionamento com as pessoas gera indicações e, mais importante do que isso, faz com que a sua experiência social seja agradável, o que ajuda a construir ambientes harmônicos.

Por isso, seja na faculdade, seja no mercado de trabalho, se esforce para lidar bem com as pessoas. Essa é uma prática que só pode fazer bem.

Trabalhe a inteligência emocional

Também é muito importante saber se comunicar adequadamente e interagir de maneira saudável em ambiente de trabalho. Ao conjunto de características que fazem de um colaborador uma peça emocionalmente adaptada ao meio em que trabalha damos o nome de inteligência emocional.

É muito comum ver profissionais tecnicamente qualificados perdendo espaço por conta de problemas como a timidez ou o temperamento explosivo.

É preciso investir no desenvolvimento pessoal. Comece se autoavaliando em relação ao seu comportamento em grupo. Você é uma pessoa que convive com conflitos? Tem sido recorrente ficar sem falar com amigos ou familiares? E qual é o seu sentimento em relação ao ambiente onde se encontra? É preciso avaliar tudo isso para identificar comportamentos que podem estar travando o seu desenvolvimento e substituí-los por aquilo que realmente pode ser útil no seu futuro profissional.

Para tanto, existem caminhos, como o serviço de coaching, muito comum em ambiente profissional entre funcionários que estão em busca de soluções comportamentais.

Construa seu marketing profissional

Não pense no marketing como uma prática necessariamente danosa para alguém. Na realidade, ele pode ser útil para ajudar você a chegar mais rapidamente aos seus objetivos, sem enganar ninguém. O bom marketing profissional permite que você deixe claras as suas qualidades e trabalhe para diminuir seus defeitos.

Saiba como se destacar através do Marketing Pessoal

Um caminho para construir isso é fazendo a sua análise SWOT pessoal, ou seja, avaliando suas forças e fraquezas e identificando as oportunidades e ameaças presentes no âmbito corporativo. Essa é uma forma de fazer uma autoavaliação criteriosa e assim simplificar o seu entendimento do universo em que atua.

Nos dias atuais, é preciso pensar também na imagem que você apresenta nas redes sociais. Tenha atenção a isso, buscando evitar exposições desnecessárias e aproveitar ferramentas que podem melhorar a sua imagem diante de colegas e empregadores. Dependendo da sua área, você pode até se promover por meio de sites e blogues, criando uma credibilidade profissional de um especialista na área em que atua.

Saiba fazer uso dos recursos disponíveis

O mundo moderno está cheio de soluções que podem simplificar a vida de qualquer pessoa. Sendo assim, é preciso saber extrair o máximo desse potencial para que você tenha como ser um profissional de sucesso.

A dica aqui diz respeito ao ambiente virtual. Plataformas como o LinkedIn, por exemplo, permitem o que até algum tempo atrás parecia impossível: aproximar qualquer pessoa de qualquer empresa. Assim, você pode criar seu perfil, seguir as companhias com as quais tem maior familiaridade e fazer isso um diferencial.

Boa parte das organizações usam a ferramenta para selecionar novos quadros, sendo assim, se você tiver atenção às atualizações dos empregadores, poderá se receber os alertas diretamente na sua página.

Além disso, é preciso considerar o que a tecnologia traz como diferencial em relação à educação. Hoje, já possível fazer os mais diferentes cursos sem sair de casa, usando a tecnologia do ensino a distância. Assim, você pode fazer sua graduação, pós-graduação e uma série de cursos livres para qualificar o seu currículo.

Isso quer dizer que, fazendo seu planejamento de carreira, mesmo que não tenha tempo para enfrentar uma graduação, você já pode estudar quando quiser e do jeito que quiser com esse tipo de solução.

Conheça o financiamento estudantil

Se o problema for financeiro, então vale a pena conhecer as possibilidades de financiamento estudantil. Programas como o PRAVALER, por exemplo, oferecem crédito tanto para o aluno que estuda no modelo presencial quanto no ensino a distância. Esse é um diferencial em relação ao Fies, o programa do governo que é restrito a cursos presenciais.

Vale lembrar que uma formação de qualidade costuma ser o diferencial de profissionais renomados no mercado. Tenha em mente que, mesmo identificando seu perfil e traçando um plano para chegar onde deseja, sem acesso ao ensino de alto nível, você ainda corre o risco de perder espaço para concorrentes mais preparados. Por isso, não deixe de fazer o possível para estudar nas melhores instituições.

Enfim, chegou a hora de agir. Pense nas próprias características e trace metas. Precisando de ajuda, conte com o PRAVALER para financiar seus estudos e ajudar você a chegar no topo.

Quer saber como ficaria o seu financiamento no PRAVALER? Então não perca tempo, faça agora mesmo a sua simulação e tenha como ser um profissional de sucesso.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.