Conheça o curso de Design de Interiores

Trabalhar com estética, conforto e funcionalidade de ambientes: esse é o trabalho do profissional formado em Design de Interiores.
Esse profissional precisa se manter sempre atualizado sobre as novidades do mercado, saber lidar com prazos e trabalhar de acordo com os rendimentos financeiros de cada cliente. Além disso, é preciso ser muito criativo e sempre se atualizar sobre cores, revestimentos, acabamentos, criação e desenvolvimento de objetos e móveis.
Se você não gosta de ficar parado, o curso de Design de Interiores é para você, pois a cada dia seus contatos profissionais aumentarão. Além disso, suas habilidades e criatividade estarão sempre à prova, garantindo espaço e reconhecimento!
O que é Design de Interiores?
Podemos definir como uma transformação técnica e estética da decoração. A área de Design de Interiores é multidisciplinar e abraça conteúdos de Engenharias, das Artes e da Arquitetura.
Com as transformações urbanas, surgiu a necessidade de personificar e reinventar os espaços, seus objetos e móveis usando os mais diversos materiais – desde madeira reflorestada a aço -, para a criação de ambientes, paisagens e mobiliários.
O curso de Design de Interiores
Com poucos cursos de bacharelado no país, o currículo de Design de Interiores é bem parecido com o de Arquitetura e Urbanismo, onde a carga horária é sempre voltada a atividades práticas de criação e desenvolvimento de projetos, incluindo ainda aulas de instalação e iluminação.
Ao iniciar o curso de Design de Interiores, o aluno tem contato com ferramentas técnicas ligadas às atividades do dia a dia, como paleta de cores e revestimentos. Em seguida, volta-se para a parte gráfica das atividades, que incluem programas de desenho.
Algumas disciplinas são voltadas para decoração, paisagismo e ergonomia, mas também há aulas de gestão empresarial.
Durante o curso, é obrigatório o estágio e, ao final, a apresentação de um trabalho de conclusão. A média de duração é de quatro anos.
Esse mesmo curso pode ter outros nomes, como Decoração, Design e Decoração, Design de Ambientes, etc.
Além do bacharelado, há alguns cursos tecnológicos (também de ensino superior, mas com duração de dois a três anos, no máximo), a maioria voltada para a decoração de interiores, com ênfases em paisagismo, decoração, design de móveis ou de ambientes.
O mercado de trabalho
O mercado para o profissional formado em Design de Interiores varia de acordo com o desenvolvimento do setor de construção civil e com a economia do país: se tudo vai bem no setor civil, mais designers de interiores são contratados para realizar a montagem de apartamentos decorados nos stands de vendas, por exemplo.
Além disso, o profissional de Design de Interiores pode trabalhar em construtoras, empresas de decoração, incorporadoras, escritórios de arquitetura e fábricas de móveis planejados. Também há espaço para o profissional autônomo, que é chamado para decorar e redecorar escritórios e residências. Designers ainda podem atuar na indústria automobilística, montando interiores de carros e aviões, por exemplo.
O designer de interiores sempre estará rodeado de outras pessoas por ter contato direto com pedreiros, arquitetos, pintores, eletricistas e marceneiros. Fora as residências, o profissional de Design de Interiores tem espaço na definição de ambientes de consultórios, escritórios, lojas, restaurantes, etc.
Gostou de saber mais sobre o curso de Design de Interiores? Já pensou se essa é a sua praia? Se você já cursa, conte para nós as razões de sua escolha e o que mais agrada na área!

Categoria: Cursos

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.